TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Envelhecer no Brasil

Por:   •  19/6/2019  •  Dissertação  •  295 Palavras (2 Páginas)  •  90 Visualizações

Página 1 de 2

envelhecer no brasil

A população vem envelhecendo em escala mundial, principalmente em países desenvolvidos, devido ao aumento da expectativa de vida e as baixas taxas de natalidade. O Brasil também vem se transformando em um país de idosos e, segundo o IBGE, a população idosa irá superar a quantidade de jovens no ano de 2030. Essa problematica relaciona-se à falta de preparo do Poder Público para melhor acolher essas pessoas.

O envelhecimento populacional gera uma demanda muito maior de serviços de saúde e de necessidades econômicas, como a Previdência Social. Entretanto, quem chega à terceira idade sabe que não é fácil conseguir os benefícios da Previdência, tais como fonte de renda digna e eficaz auxílio-doença. Dessa forma, muitos são obrigados a enfrentar os problemas que surgem com a idade, como a saúde instável e a fragilidade, no Brasil em que a situação da rede publica de saúde é precária e um único atendimento demora meses para ocorrer.

Ademais, muitos idosos são abandonados por familiares em asilos e casas de repouso sem saber sua procedência e raramente fazem alguma visita ou procuram saber se estão recebendo os devidos cuidados. Além disso, a população idosa que procura uma melhor qualidade de vida sofre com a maneira pela qual as grandes cidades se organizam, como a ausência de áreas verdes, o trânsito, a poluição e a falta de atividades sociais, fundamentais para quem busca viver mais.

Portanto, tendo em vista que Aristóteles considerava como base da sociedade a justiça, é fundamental que haja medidas para resolver o impasse. Sendo assim, o Ministério da Previdência Social deve garantir uma vida justa e digna para os idosos, através dos auxílios necessários, como transporte, acessibilidade, e na aposentadoria. Desse modo, visa-se minimizar esse quadro de incompreensao dos direitos sociais da terceira idade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (26.8 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com