TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O FENÔMENO BOLSONARO NO BRASIL

Por:   •  21/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  777 Palavras (4 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Juliana de Jesus dos Santos

 

FENÔMENO BOLSONARO NO BRASIL

Salvador- BA

Dezembro/2020

Instituto Federal da Bahia

Departamento de Sociologia, Psicologia e Pedagogia

Disciplina de Sociologia

Docente: Rogério Ferreira Silva

                Luis Antonio de Araujo Costa

Turma 8823

FENÔMENO BOLSONARO NO BRASIL

Juliana de Jesus dos Santos

Salvador

2020

Comentário sobre o fenômeno Bolsonaro no Brasil

“Baseado em todos os materiais disponibilizados, nos debates durante as aulas síncronas, nas atividades assíncronas e levando em consideração as matrizes teóricas apresentadas (liberalismo, conservadorismo, socialismo e fascismo), como vocês definiriam o fenômeno de Bolsonaro no Brasil?”

O fenômeno de Bolsonaro no Brasil não pode ser definido como reflexo de uma única ideologia política pré-existente. O que observamos na política atual do presidente Bolsonaro são distintas diretrizes e ideologias políticas, até mesmo antagônicas, que constroem a política de ideais bolsonaristas, em relação ao que realmente é feito em seu governo. Pode-se dizer de modo geral que há uma larga faixa facista em seu gorverno, assim como o liberalismo de direita, sendo que também são amplamente divulgados ideais conservadoristas.

Pensando inicialmente sobre as pautas e promessas pregadas em sua campanha de eleição, é nítido as diversas faces fascistas e conservadoristas do Messias em tais bordões, como: “Brasil acima de tudo, Deus acima de todos”. A frase citada anteriormente por Jair Bolsonaro, é claramente um ideal fascista de nacionalismo, além disso durante sua campanha houve referências a governos autoritários , como por exemplo, a ditadura no Brasil (ocorrida de 1964 a 1985). Ainda em sua campanha, Bolsonaro defende a tradição arcaica da família, e ataca tudo aquilo que relaciona-se aos partidos de esquerda, especificamente o PT.

Ou seja, é observado que  as ideias do governo bolsonarista vão de encontro às ideias fascistas, assim como as conservadoras. Só que ao observar o desenvolvimento do governo Bolsonaro desde 2018, é notável a existência de um liberalismo, quero dizer um liberalismo econômico, o que é muito contrário ao fascismo pregado. No plano econômico do seu governo, Bolsonaro não exerce autoritarismo ou supremacia, ele põe nas mãos de outros essa responsabilidade, os liberais têm uma certa "voz" e autonomia sobre os desdobramentos do governo. Pode-se ressaltar ainda os aspectos do governo que não reproduzem o fascismo, por exemplo, não há censura das mídias, ainda há democracia, não há supremacia militar, e Bolsonaro não age como  um ditador totalitarista.

Apesar do discurso bolsonarista ser  conservador e facista, não vemos no governo a prática do facismo, mas sim a ascensão da extrema direita e das ideias fascistas- o que pode representar um grande perigo à democracia. Ousa-se dizer que a pouca representação fascista nas implementações governamentais também derivam da incompetência do atual governo, um exemplo claro disso foi o observado com a chegada da pandemia. Foi gritante o desleixo do governo com a população, a desorganização que tornou o governo incapaz de frear o avanço da covid-19 no país, o que agravou-se com o grande impacto econômico sofrido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (101 Kb)   docx (32.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com