TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Impacto Do Desenvolvimento De Lideranças No Clima Organizacional

Ensaios: O Impacto Do Desenvolvimento De Lideranças No Clima Organizacional. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  341 Palavras (2 Páginas)  •  473 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE

Departamento de Administração

Graduação

Trabalho de Conclusão de Curso

O Impacto do Desenvolvimento de Lideranças no Clima Organizacional

São Paulo 2011

Agradecimentos

Primeiramente agradeço ao Professor André Luiz Fischer, pela atenção, compreensão e orientação no desenvolvimento deste trabalho. Graças aos comentários dele nas reuniões consegui melhor desenvolver o trabalho.

À minha família que me apoiou nesses 4 anos de graduação. Eles me aconselharam nos momentos difíceis e vibraram com as conquistas que tive ao longo desse tempo.

Aos meus amigos da FEA-USP, com eles tive muitos momentos de alegria e descontração. Graças a eles a graduação foi um momento importante de desenvolvimento pessoal.

À equipe das Melhores Empresas, do Progep-FIA, os quais forneceram os dados para elaboração deste trabalho. Com eles aprendi muito sobre gestão de pessoas.

Ao Cursinho FEA-USP, que fiz trabalho voluntário por quase 3 anos e aprendi realmente o que é comprometimento, dedicação, trabalho árduo e a acreditar que um pequeno ato pode fazer muita diferença. Nele comecei a traçar os caminhos da minha carreira.

Resumo

O mundo passa por grandes mudanças o que tem afetado as organizações. Essas mudanças afetam as organizações fazendo com que Liderança, Clima Organizacional e Desenvolvimento de Lideranças adquiram cada vez mais importância. O clima organizacional é uma mensuração da percepção da qualidade do ambiente de trabalho e um dos principais fatores que o influencia é a Liderança. A liderança tem um papel muito importante na empresa, sendo ela responsável por gerir pessoas e tomar decisões. Nem sempre a liderança está preparada para exercer as suas funções por isso é necessário que haja programas voltados para o desenvolvimento delas. O presente trabalho tem o objetivo de mostrar a existência ou não de relação entre Clima Organizacional e Liderança por meio de análises estatísticas e as principais Práticas de Desenvolvimento de Liderança. Para alcançar os objetivos propostos foi usado tanto a análise quantitativa como a qualitativa. Por meio da análise de regressão constatou-se a não existente de correlação e pela análise de conteúdo foi exposto as práticas de desenvolvimento das 38 com melhor qualidade do ambiente de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com