TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importancia do desenvolvimento de liderança no clima organizacional

Por:   •  15/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.882 Palavras (8 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 8

CENTRO UNIVERSITARIO ANHANGUERA DE SANTO ANDRÉ

Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos – Turma 2ªA

Prointer

Bruna Marcilia de Oliveira 1299105077

Carlos Alexandre dos Santos 9093479224

Deise Daiane Ludovico Gazzi 2979584000

Fernanda de Paula Sarmento 8824357881

Jaqueline da Silva Lima 9093470827

“A importância do desenvolvimento de liderança no clima organizacional”

Santo André

2015

Introdução ao tema

O presente trabalho tem como objetivo abranger o tema desenvolvimento de liderança, a sua importância no meio trabalhista e como as empresas vem fazendo com que esse líder seja desenvolvido para ocupar esse cargo tão importante. Nos dias atuais as empresas vêm buscando líderes eficazes em todo lugar, não se preocupando com as pessoas que fazem parte da empresa. Um líder não nasce treinado, esse potencial pode ser desenvolvido aplicando um treinamento eficiente e assim a organização pode criar e moldar o seu líder da maneira que ela necessita, com responsabilidade e disciplina.

Justificativa

A escolha desse tema deu-se por causa de inúmeras reclamações que ouvimos das pessoas sobre o seu emprego, que na maioria das vezes é relacionada com os seus líderes e seus superiores que muitas vezes não estão preparados para exercer este cargo, fazendo com que o clima dentro da empresa não seja satisfatório e na maioria das vezes acaba proporcionando insatisfação e desmotivação dos seus colaboradores, que por sua vez não conseguem atingir a meta estipulada pela empresa.

Esse tipo de situação ocasiona vários transtornos na empresa, como desmotivação da equipe, grande fluxo de funcionários, comodismo por parte da equipe, ou seja, os colaboradores ficam sem vontade de expor ideias e criar, fazendo o trabalho ficar engessado. Essa liderança despreparada ocasiona dentro da organização um desinteresse de crescimento dos seus subordinados, como resultado essa falta de preparo faz com que o líder não perceba os talentos dentro da empresa, eles se sentem desmotivados e acabam procurando novos empregos, lugares onde serão mais reconhecidos.

Então defendemos a ideia de que nós do RH moderno precisamos desenvolver nossos líderes com treinamentos e cursos para lidar com diferentes personalidades e talentos, em uma época em que descobrimos que essa maneira de trabalhar engessado não funciona nos dias de hoje pois os funcionários, acima de tudo, buscam reconhecimento, e esse é o momento das empresas prestarem mais atenção na sua forma de treinar e desenvolver pessoas, para que os talentos e os líderes não se percam.

Objetivo geral

O objetivo geral pela escolha desse tema é fazer com que o RH dê mais atenção ao treinamento de seus líderes, para que a empresa consiga alcançar seus objetivos e cumprir suas metas estipuladas, com um líder eficaz que consegue manter o equilíbrio pois esse profissional será capaz de lidar com diversas situações sem perder o controle para poder passar aos seus subordinados a confiança que eles esperam, além de motivá-los e trata-los como as pessoas importantes que eles são para a empresa.

Um verdadeiro líder assume os erros da sua equipe e trabalha para que eles sejam cada dia melhores, pois o líder que culpa o funcionário por algo que ele não fez ou porque ele fez errado, não apenas está isolando ele e o problema, mas também está fazendo com que ele fique desmotivado com essa atitude, não é isso que os funcionários esperam do seu líder, isso é esperado de um chefe.

Objetivo especifico

Especificamente este tema tem uma importância muito grande para todas as empresas, os líderes precisam trazer seus funcionários para mais perto, motivando de maneira precisa, com bônus por resultados, com agradecimentos, reconhecer o profissional é a maneira mais eficaz de motivação.

Esse projeto ajudará a tornar o clima organizacional nas empresas muito mais leve, e mais satisfação para as empresas, esse bem estar reflete nos resultados que serão gerados pelos colaboradores, isso é tudo o que a empresa quer, com essas atitudes todos sairão ganhando.

Pesquisa

Realizamos uma pesquisa para saber a opinião das pessoas em relação a liderança, a eficácia do líder nas empresas e o relacionamento dele com as suas equipes.

Foram entrevistadas 50 pessoas, sendo que 82% tinham mais de 25 anos e 18% menos de 25 anos. Dessas pessoas, 58% eram do sexo feminino e 42% do sexo masculino. Quanto ao grau de escolaridade, 96% com segundo grau completo e 4% com segundo grau incompleto.

A primeira pergunta foi se eles achavam que a presença de um líder eficaz ajuda a empresa a ser competitiva. Das 50 pessoas, 78% dos entrevistados disseram que sim e 22% pensam que não.

Para a segunda pergunta “no atual momento de competitividade, é importante o líder sempre se atualizar?”, 88% disse que sim, contra 12% que responderam que não é importante a atualização do líder.

E a última pergunta: líder e equipe devem falar a mesma língua? Do total dos entrevistados, 98% responderam que sim, e apenas 2% disseram que não.

Comparação dos autores em relação a nossa atividade

  1. A presença de um líder eficaz ajuda a empresa a ser competitiva?

  • A liderança está centrada na capacidade do líder eficaz, assim segundo o autor Kelley (1999, pg. 177)

  • Para exercer a atividade de dirigir ou coordenar pessoas, não basta ter poder, autoridade e compreender as necessidades humanas. Também é importante ser um líder. “Liderança é a função que envolve os esforços dos administradores para estimular o alto desempenho por parte dos subordinados.” (BATMAN, Thomas S. Administração: Construindo vantagem competitiva. São Paulo: Atlas, 1998)
  1. No atual momento de competitividade, é importante o líder sempre se atualizar?
  • Para Gilberto Guimarães, professor e diretor de MBA Executivo em Liderança e Gestão de Pessoas da Business School São Paulo (BSP), ‘’os funcionários e a organização devem andar juntos e manter uma sintonia para que evoluam na mesma direção. “O verdadeiro desafio é criar espaço e condições para reter os talentos, pela atualização permanente, uso das ferramentas mais modernas, liberdade de atuação e valorização do seu conhecimento”
  • ‘’O mercado e o próprio reflexo da crise econômica no mundo tem exigido do profissional muito mais talento, muito mais capacidade e preparo para concorrer a uma nova oportunidade de colocação ou mesmo para garantir a que já tem. Mas, e quando o funcionário faz o dever de casa e chega em um determinado momento e percebe que a sua chefia não tem se atualizado, dificultando a aplicação de novos processos de gestão? Como agir? Principalmente se é você o “chefe” em questão’’… (Bernt Entschev)
  • ‘’Se formos analisar superficialmente, podemos afirmar que alguns líderes delegam a participação em cursos ou mesmo em palestras, que poderiam lhe trazer um conhecimento mais atualizado de sua área de atuação ou mesmo de seu mercado. Não são poucas as vezes que quem está administrando um curso interno em uma empresa, ouve dos funcionários que quem deveria estar ali naquele momento ouvindo aqueles direcionamentos e conhecimentos, seria o seu “chefe”.’’ (Bernt Entschev)
  1. Líder e equipe devem falar a mesma língua?
  • ‘’Um líder, além de delegar funções, deve conhecer sua equipe e saber quais as características de cada integrante. Seus defeitos e qualidade. Conversar em grupo ou individualmente é um caminho positivo para detectar os empecilhos que impedem o trabalho de seguir em frente. Expor as feridas e ajudar o próprio grupo a curá-las o máximo possível também é função de um líder.’’ (Leila Navarro – autora e palestrante)
  • De acordo com Harsey e Blanchard (1986, p.106), "na teoria da administração cientifica ou clássica, a função do líder era, obviamente, a de estabelecer e fazer cumprir critérios de desempenho para atender os objetivos da organização. O líder concentrava-se nas necessidades da organização e não nas da pessoa".
  • ‘’Liderança é ‘uma interação entre pessoas na qual uma apresenta informação de um tipo e de tal maneira que os outros se tornam convencidos de que seus resultados serão melhorados caso se comporte da maneira sugerida ou desejada’’ (Jacobs, 1970, p.232)
  • ‘’Ser líder não é tarefa fácil. Exige compromisso e dedicação. Ser líder é extrair das pessoas o melhor de si em prol dos outros. ’’ (Tiago Aguiar - empreendedor e mentor de empresas). Autor do livro “Dê um Startup na sua Vida”

Conclusão

Os líderes são responsáveis pela manutenção de um ambiente com qualidade pelo alcance dos resultados almejados pela organização, ele é responsável por motivar e renovar a energia de sua equipe, assim ele cria um objetivo comum para todos. CHARAN (2008) aponta que uma liderança forte acarreta uma organização mais forte, assim como uma liderança fraca diminui o potencial da equipe. Os maus líderes tornam a equipe desmotivada, acarretando vários problemas para eles e gerando resultados insatisfatórios. Devido a isso a falta de uma liderança adequada impacta na motivação das pessoas nas empresas, afetando o clima organizacional e prejudicando o trabalho da equipe.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (131.6 Kb)   docx (18.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com