TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MATERIALISMO DIALÉTICO

Por:   •  20/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  673 Palavras (3 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 3

RESOLUÇÃO DE QUESTÕES SOBRE KARL MARX

  1. A expressão materialismo dialético não foi criada por Marx, mas pelos seus intérpretes. De acordo com esta visão, a filosofia marxista seria uma síntese da dialética hegeliana e do materialismo de Feuerbach. Do primeiro, Marx absorve o método dialético, mas rejeita o conteúdo idealista. Do segundo, ele retém o fundamento materialista, mas sem sua visão estática da realidade material. É desta combinação que resulta o denominado “materialismo dialético”. As ideias dialéticas no marxismo seguiu, basicamente, dois grandes caminhos. A partir das sistematizações de Friedrich Engles e de teóricos como Plekhanov. A dialética foi concebida como um conjunto de leis que explicam a evolução da natureza e da sociedade.

Ela pode ser apresentada segundo três leis:

  • Lei da passagem da quantidade à qualidade;
  • Lei da interpretação dos contrários;
  • Lei da negação da negação.

  1. A história não é fruto do espírito absoluto, como em Hegel, mas é fruto do trabalho humano. São os homens, interagindo para satisfazer suas necessidades, que desencadeiam o processo histórico. É com base neste pressuposto geral que Marx se propôs a estudar a sociedade. Para ele, o estudo da sociedade começa quando tomamos consciência de que “o modo de produção da vida material condiciona o desenvolvimento da vida social, política e intelectual em geral”, esta é a tese fundamental de Marx, e pode ser considerada a base de seu método sociológico.

  1.  Em relação a infraestrutura, para Marx, o elemento fundamental da economia é o trabalho, onde, para o ser humano sobreviver, precisa produzir os bens necessários para a satisfação de suas necessidades, dessa forma transformando a natureza e reproduzindo sua existência e criando uma nova realidade, conhecida como a vida social. Então, o processo de trabalho envolve duas dimensões principais: a relação do homem com a natureza e a relação o homem com os outros homens no próprio processo de trabalho.

Na Superestrutura, Marx constatou que a sociedade se dividia em classes sociais, onde essas classes seriam fruto das relações que os homens estabelecem no processo de produção. Eles surgem quando um grupo social se apropria das forças ou meios de produção e se torna proprietário dos instrumentos de trabalho. Essas classes sociais dividem a sociedade em dois grupos fundamentais: os proprietários dos meios de produção e os não proprietários destes meios.

  1. As duas teses de Marx que sintetizam a teoria da modernidade é a Tese de alienação, conhecida como o fetichismo da mercadoria, e a Tese da exploração, conhecida como a mais-valia.

Na Tese de alienação, Marx da seu ponto de partida a partir de uma análise de mercadoria, onde segundo o autor, “à primeira vista, a mercadoria parece ser coisa trivial, imediatamente compreensível

Na tese da exploração, o elemento básico da economia capitalista, é a mercadoria. Como o capitalismo é um sistema produtor de mercadorias é preciso começar a análise deste modo de produção pela explicação de suas características. Para Marx, a mercadoria tem um duplo caráter: O valor de uso de uma mercadoria, que é o seu aspecto material, ou seja, sua capacidade para satisfazer uma necessidade humana, ou melhor, o valor de uso, portanto, tem a ver com o conteúdo da mercadoria. E o Valor de troca, que é a capacidade que cada mercadoria possui para ser trocada por outra mercadoria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (102.1 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com