TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PLANO DE NEGOCIO

Por:   •  5/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.355 Palavras (10 Páginas)  •  89 Visualizações

Página 1 de 10

PLANO DE NEGÓCIO CIÊNCIAS CONTÁBEIS DISTRIBUIDORA AQUALIFE

Edilene Canavieira

Francisco Garcês Caldas Júnior

Centro Universitário Leonardo da Vinci

Resumo

O presente trabalho é o desenvolvimento de um plano de negócio para uma distribuidora de água mineral, na cidade Barreirinhas -MA. Ele tem objetivo de elaborar um plano de negócio para que venha prestar serviços á comunidade. Com a utilização dessa ferramenta pretende-se minimizar os riscos e estabelecer uma estratégia para o sucesso do empreendimento. No corpo deste trabalho serão apresentadas as seguintes secções: Identificação do Negócio, Estrutura da Equipe, Motivação e Oportunidades, Descrição dos Produtos e serviços, Tecnologia e processos, Benefícios e Vantagem Competitivas, Definição de preços, Setor, Clientela, Fornecedores, Concorrentes, Propaganda e Ponto (canais de distribuição). De acordo com a planilha financeira com os dados obtidos o negócio é viável.

Palavras Chave: Plano de Negócio. Comunidade. Estratégias.

1 INTRODUÇÃO

 A Distribuidora Aqualife é uma Empresa que visa prestar serviços a comunidade de forma honesta, para que possa se manter no mercado, contribuindo na geração de oportunidades de empregos. De acordo com ABINAM (Associação Brasileira das indústrias de Água mineral,2006) o mercado de água mineral está em evidências no Brasil. O volume de água envasada, que em 1995 era de 1,5 bilhões de litros, alcançou inesperados a 5 bilhões de litros em 2005. Este crescimento se deu por exigências dos consumidores. Baseados nessas perspectivas houve a necessidades de montar um plano de negócios que auxilia empreendedores a verificar a viabilidades do seu negócio.

O aumento da demanda por água potável decorre do crescimento da população, por um lado e a diminuição da capacidade de oferta em virtude da deterioração dos mananciais existentes, que sofrem o efeito da poluição, por outro lado. As atividades exercidas pelo homem sempre produziram alterações consideráveis na quantidade e qualidade da água. A escassez, além de ser um fator limitante para o desenvolvimento econômico e social, implica em consequências danosas na questão da saúde humana (REBOUÇAS, 1999).

Em virtude desse aumento surge a ideia da criação de uma empresa que forneça água mineral ao consumidor de forma eficiente e que seja capaz de competir e manter a qualidade proposta no plano de negócios.

   

2 IDENTIFICAÇÃO DO NEGÓCIO

O negócio em estudo é a criação de uma empresa do setor de serviços que atuara na distribuição de bebidas para consumidores. O projeto deste novo negócio prever somente a distribuição de água mineral. Toda via com crescimento da empresa, o objetivo é aumentar o mix de produtos e em consequências as oportunidades de negócios.

O principal produto a ser comercializado será: Água mineral de garrafão 20L, água mineral de 500ml, água mineral de 6L e água mineral de 200ML, da marca mar doce. As vendas deste produto ocorreram para pessoas física e jurídicas.  

A razão social será “Distribuidora Aqualife ME “inscrita no CNPJ: 01.894.432/0004-07, localizada na avenida 23 de fevereiro, n° 10 bairro cidade nova, cep: 65590.000 Barreirinhas -MA.

Proprietária: Michele Rodrigues Canavieira, 35 anos, solteira. Tem participação em 100% do capital. É responsável pelas atividades estratégicas, administrativas e comerciais. Endereço da proprietária:

Avenida missionaria s/n

Cep: 65590.000

Barreirinhas- MA

Tel:(98) 988518522

Classificação empresa: Microempresa (ME),

Regime tributário: Lucro Real    

       Distribuidora Aqualife ME.

Avenida 23 de fevereiro, 10- Cidade Nova- Barreirinhas- MA- Cep:65590.000

Tel:(98) 99238-0583- CNPJ: 01.894.432/0004-07

Distribuidora Aqualife ME. É uma pequena empresa de distribuição de água mineral registrada como sociedade de responsabilidade ilimitada ou empresa individual. Composta por um proprietário com experiências e habilidades na área. A pequena empresa está certificada que as instalações do ponto onde vai ser a distribuidora estão todas legais.

3 DEFINIÇÃO DO NEGÓCIO

Distribuidora Aqualife ME. É uma Microempresa que trabalha com distribuição de águas mineral. O processo de distribuição é simples e rápido. O nível de investimentos não muito elevado, a mão de obra necessita de um requisito básico: a CNH (carteira Nacional de Habilitação) para o funcionário responsável pelas entregas. A empresa possui uma ótima localização que possibilita de uma forma ágil a entrega dos produtos. O investimento inicial é de R$ 33.500,00 e foi integralizado pela própria proprietária. Dessa forma o grau de risco desse investimento passa ser médio.

4 ESTRUTURAÇÃO DA EQUIPE

A equipe é composta por 3 funcionários:

  • Proprietária

Michele Rodrigues Canavieira  

Trabalhou em um Supermercado durante 10 anos, inclusive nesse Supermercado é feito entregas de água mineral.

  • Recepcionista

Edilene Rodrigues Canavieira  

Trabalhou 5 anos como recepcionistas em pousadas da cidade de Barreirinhas- MA, possui vários cursos de atendimento ao cliente  

  • Entregador

Ediones Coelho Rocha

Trabalhou 12 anos no Supermercado JL na função de entregador isso possui a CNH (Carteira Nacional de Habilitação)

 

5 MOTIVAÇÃO E OPORTUNIDADES

  • Motivação

            Sempre quis empreender e ser dona do meu próprio negócios, um dos motivos que me levam a empreender é a falta de prestação de serviços desse seguimento, depois de várias pesquisas de mercado chego à conclusão que seria viável uma distribuidora de água mineral no bairro onde moro, pois percebi a carência desse produto por partes dos moradores.

  • Oportunidades

            Distribuir água mineral é um negócio que exige habilidades e conhecimento, porém a água mineral é um dos produtos mais vendidos hoje em dia no mercado. Mesmo com água encanada na maioria das casas, o produto ainda é extremamente consumido anto pela baixa qualidade do líquido que chega às torneiras como pela preferência do consumidor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (819.9 Kb)   docx (955.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com