TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL

Artigos Científicos: O PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  2.755 Palavras (12 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 12

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

MARIA GIVANEIDY PAULO DOS SANTOS

O PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL

Patos

2014

MARIA GIVANEIDY PAULO DOS SANTOS

O PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL

PRODUÇÃO TEXTUAL

Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR –

Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Gestão Social;

Serviço Social e Terceiro Setor; Oficina de Formação Pesquisa Social.

Profs: Maria Angela Santini;Paulo Sergio Aragão; Rodrigo Eduardo

Zambon

Patos

2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

DESENVOLVIMENTO

SERVIÇO SOCIAL: DEFINIÇÃO

O SURGIMENTO DO SERVIÇO SOCIAL

FORÇAS DO SEU SURGIMENTO

O SERVIÇO SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE

CONCLUSÃO

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

INTRODUÇÃO

Refletir sobre a origem histórica da profissão, os avanços, as demandas atuais e a contribuição para o desenvolvimento da profissão bem como a sua função na contemporaneidade. Pensar em Serviço Social hoje é refletir profundamente nas questões sociais, no outro, na solidariedade humana. É estar consciente do papel a desempenhar, é conhecer a verdadeira história do Serviço Social, bem como todas as mudanças e avanços pelas quais esta área vem passando.

O Serviço Social não é uma área que surgiu sozinha, por si própria. È uma área que conta com a contribuição de outras áreas do conhecimento. Surgiu a partir da necessidade de se pensar nos problemas que envolviam uma determinada comunidade, bem como em propor medidas que amenizassem esses conflitos e melhorassem a convivência humana. Esse presente trabalho busca esclarecer um pouco mais o conceito de Serviço Social, sua trajetória no Brasil, seu verdadeiro objeto de estudo e a necessidade do profissional estar atento e estar realmente consciente da sua função a desempenhar na sociedade. Serviço Social é uma atividade de nível superior que tem como objeto de estudo e trabalho as questões sociais. Conta com a contribuição de diversas áreas do conhecimento, entre elas, a sociologia, a psicologia, a economia, a ciência política, a filosofia, a antropologia e a pedagogia. O Serviço Social é uma atividade de cunho sócio-político, crítico e interventivo, e sua meta principal é promover todo um trabalho socioeducativo que possibilite melhorias e garantia dos direitos sociais de cada indivíduo. A preocupação com as questões sociais, principal foco do Serviço Social, se dá com o surgimento da sociedade capitalista, onde conceitos de capital e trabalho passam a nortear as relações de trabalho. Relações essas que se desenvolvem em um clima de grandes conflitos e turbulências.

DESENVOLVIMENTO

SERVIÇO SOCIAL: DEFINIÇÃO

O serviço social é uma disciplina das ciências sociais cujo objeto de intervenção são as expressões multifacetadas da questão social e do problema social. Dispõe do contributo de diversas ciências afins sociologia, psicologia, economia, ciência política, antropologia, direito, ética, estatística. O Serviço Social é uma profissão de caráter sócio político, crítico e interventivo, que se utiliza de instrumental científico multidisciplinar das Ciências Humanas e Sociais para análise e intervenção nas diversas refrações da “questão social”, isto é, no conjunto de desigualdades que se originam do antagonismo entre a socialização da produção e a apropriação privada dos frutos do trabalho. O Assistente Social, bacharel em Serviço Social é um profissional qualificado com competências de nível superior que, privilegiando uma intervenção investigativa, através da pesquisa e análise da realidade social, atua na formulação, execução e avaliação de serviços, programas e políticas sociais que visam a preservação, defesa e ampliação dos direitos humanos e a justiça social. Como campos de atuação profissional podem ser citados: equipamentos da rede de serviços sociais e urbanos das organizações públicas, empresas privadas e organizações não governamentais como: hospitais, escolas, creches, clínicas, centros de convivência; administrações municipais, estaduais e federais; serviços de proteção judiciária; conselhos de direitos e de gestão; movimentos sociais; instâncias de defesa e de representação política.

O SURGIMENTO DO SERVIÇO SOCIAL

O serviço social surge da emergência da questão social do conjunto das expressões

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com