TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Papel da contabilidade dentro de uma empresa é bem amplo

Por:   •  25/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.406 Palavras (6 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        DESENVOLVIMENTO        

3.0 - Conclusão...........................................................................................................7

Referencias Bibliograficas........................................................................................8



  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como finalidade mostrar como é dada a contabilidade comercial, quais as etapas que a mesma possui, tipos de transtornos que podem passar caso não pulem alguma etapa ou caso escolham profissionais que não sejam competentes.


  1. DESENVOLVIMENTO

O papel da contabilidade dentro de uma empresa é bem amplo, mais o principal objetivo dela na empresa é transformar e gerenciar dados contábeis. Já aquela empresa que não conduz a contabilidade da mesma de forma correta com profissionais especializados, esta por sua vez sendo negligente cm seu patrimônio e posteriormente poderá acarretar problemas.

A contabilidade hoje serve de base para todos os processos legais de uma empresa, desde contratações, fusões entre outros serviços. São dos cuidados da contabilidade também operações com tributos e trabalhistas bem como as folhas de pagamentos, registros, emissão de notas e realizar balanço da empresa. Sendo assim toda empresa precisa de suporte contábil, pois é um ponto essencial para que cresça e tenha sucesso.

Segundo dados do site censo das empresas e entidades publicas e privadas brasileiras “O Brasil possui atualmente 12.904.523 (Doze Milhões, Novecentos e Quatro Mil, Quinhentos e Vinte e Três) empreendimentos, incluindo seus estabelecimentos matrizes e filiais. Destes, 11.663.454 são de empresas e empreendimentos privados (90%), 1.114.081 de entidades públicas governamentais (1%). Das 11.663.454 empresas e empreendimentos privados existentes no país, o setor comercia representa 42,07%.

A escrituração contábil, primeira técnica utilizada pelo profissional da contabilidade,  cuida-se do lançamento dos fatos contábeis em livros destinados ao registro de tais operações. Segundo os princípios da oportunidade e do registro pelo valor original, a escrituração deverá ser feita de imediato e corretamente, independente das causas, e sempre pelo valor original, lembrando que os princípios mais se confundem como regras, pois sua observância é obrigatória ensejando inclusive punições a quem deixe de aplicá-los, dessa forma podemos perceber a importância da escrituração nos processos de controle financeiro e fiscal da entidade.

Analisaremos com um maior detalhamento a escrituração nos campos da legislação societária, tributária e profissional, importantes campo do meio empresarial.

        O profissional contabilista tem papel fundamental em meio à sociedade uma vez que no exercício de sua função gera a informação, conteúdo fundamental no processo decisório da gestão do patrimônio das organizações, estas que são as principais geradoras de riqueza e responsáveis pela movimentação do mercado. A atuação ética de forma condizente com a legislação e com os princípios que regulamentam a profissão contábil é mister para que o contabilista cumpra bem seu papel, primordialmente para o bem sociedade, e fundamentalmente para trabalhar com imparcialidade e liberdade, alcançando assim a credibilidade perante a opinião pública.

        A definição geralmente mais aceita do stress, atribuída principalmente à Lazarus, (1993), é que a de que o stress é uma circunstância ou um sentimento experimentado quando a pessoa percebe que as demandas excedem os recursos pessoais e sociais que o indivíduo está habilitado a mobilizarLipp, (1996, p. 20), amplia o conceito: “Stress é definido como uma reação do organismo, com componentes físicos e/ou psicológicos, causada pelas alterações psicofisiológicas que ocorrem quando a pessoa se confronta com uma situação que, de um modo ou de outro, a irrite, amedronte, excite ou confunda, ou mesmo que a faça imensamente feliz. É importante conceitualizar o stress como sendo um processo e não uma reação única, ...

        Os aspectos positivos do stress, o eustresse, motivam e estimulam a pessoa a lidar com determinada situação, mantendo a percepção mais aguçada, concentração focal e envolvimento maior no objetivo proposto em busca da superação de si próprio; o stress pode auxiliar o homem, que é um ser de natureza fluída, com tendência a crescer em um movimento de sair de si, projetar-se em um constante devir, a alcançar seus objetivos.

No entanto, é alto o preço pago por isto. Nem sempre os profissionais conseguem distinguir o stress positivo, o eustresse, do negativo, o distresse, que acovarda o indivíduo, o intimida, faz com que ele fuja das situações, e o stress que anteriormente era uma válvula propulsora, passa a atuar como uma chama que queima o pavio de forma descontrolada.

 

Burnout  consumir-se em chamas, é um tipo especial de stress ocupacional que se caracteriza por profundo sentimento de frustração e exaustão em relação ao trabalho desempenhado, sentimento que aos poucos pode se estender a todas as áreas da vida de uma pessoa.

Diferentes terminologias são utilizadas ao redor do mundo para o burnout, tais como staff burnout. “Estresse Laboral”, “Estresse Laboral Assistencial”, “Estresse Ocupacional”, “Síndrome de queimar-se pelo trabalho” entre outras.

Harrison (1999) considera a Síndrome de Burnout, como um tipo de estresse de caráter persistente vinculado a situações de trabalho, resultante da constante e repetitiva pressão emocional associada e intenso envolvimento com pessoas por longos períodos de tempo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (209.3 Kb)   docx (354.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com