TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Positivismo No Trabalho

Por:   •  18/10/2023  •  Trabalho acadêmico  •  779 Palavras (4 Páginas)  •  44 Visualizações

Página 1 de 4

WILSON MACHADO ENES.

ARTIGO

 O POSITIVISMO

PEDRO LEOPOLDO - MG

1 - Introdução

O positivismo é uma doutrina filosófica, proveniente do pensamento filosófico, sociológico e político, que tem sua originalidade na França no começo do século XIX. Auguste Comte (1798-1857), o criador do positivismo, acreditava que o desenvolvimento da sociedade e do indivíduo poderia ser planejado através das ciências exatas e biológicas.

Não há como não mencionar a história de Comte, filósofo francês considerado um dos grandes precursores da sociologia. Quando ainda muito jovem era interessando pelas ciências naturais e questões sociais, o que o fez ingressar na Escola Politécnica de Paris onde aprimorou sua formação e seu conhecimento filosófico, além de ser reconhecido como um aprendiz brilhante. Um homem de grandes paixões e por assim dizer, bastante eloquente. Aos 27 anos casa-se com Carolina Massin, onde vive muitas situações de conflito no matrimônio, o que o faz, portanto, viver um período de descontentamento profissional e pessoal. De acordo com as bibliografias escritas sobre Comte, durante a recuperação de sua crise ele escreveu seu curso de Filosofia Positiva, em seis volumes, que depois foram editados nos anos de 1830 e 1842. Já Carolina abandona o marido. Mas o amor platônico por Clotilde o leva ao período de maior criatividade. Clotilde vem a falecer no início do ano de 1846, então, Comte se aproxima do Catolicismo, influenciado pela amante. Um ser de vida intensa vem a falecer aos 59 anos de idade, deixando de herança criações como a Sociologia Positiva e a Moral Positiva. Ao longo de uma década escreveu várias obras de grande relevância e referência, pode-se afirmar, porém, que o trabalho irrefutável de Comte foi o Système de politique positive, editado entre 1852 e 1854, em plena maturidade intelectual. Suas ideias e princípios positivistas foram difundidas pelo mundo inteiro até os dias de hoje.

2 – O contexto positivista

Os princípios do positivismo foram estruturados a partir da ramificação do iluminismo. A teoria positivista consiste em buscar explicações para fenômenos que foram oriundos da Revolução Industrial. O contexto histórico ajuda a explicitar a época do surgimento do positivismo marcado pelas transformações materiais e espirituais praticadas pela Revolução Francesa. Comte procurou extrair de seus pensamentos filosóficos algo que mantivesse a plena perspectiva do todo ou do conjunto observados naquela era social e política. Ao fundamentar a importância da física social, fez notório o aparecimento da sociologia, que por ele concebida aplicaria procedimentos metodológicos de observação dos fenômenos históricos e sociais. O método deu “luz” para novas concepções firmadas naquele tempo, trazendo a compreensão do saber científico, e o princípio da ordem e da lei. De acordo com Comte, a verdadeira ciência existente por meio de fenômenos permitiria em suas manifestações e/ou relações prever os desdobramentos futuros. Baseado, então, nessa metodologia, surgiu a Teoria dos Três Estados. As teorias, são elementos de diferentes estágios, sendo Teológico, Metafisico ou Abstrato e Positivo. Essas bases teóricas são confluentes às bases históricas, de forma a permitir a evolução da humanidade. O positivismo é a cientificidade na qual o ser humano é que tem o domínio da ciência e de todos os fenômenos naturais e sociais. Neste caso, a sociedade estruturada nessa teoria crê no conhecimento como condutor da humanidade e sua forma evolutiva. Dessa forma, há um distanciamento das ideias fundadas na religiosidade e seus dogmas, objetivando que a religião seria incapaz de dar soluções às necessidades humanas e sociais.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (73.5 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com