TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Processo Experimental

Por:   •  9/3/2022  •  Resenha  •  821 Palavras (4 Páginas)  •  71 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA
LICENCIATURA EM CIÊNCIAS: QUÍMICA E BIOLOGIA
QUÍMICA ANALÍTICA CLÁSSICA EXPERIMENTAL

 

  PLANTA ELIXIR PAREGÒRICO

(EXTRAÇÃO DE ÓLEO POR HIDRODESTILAÇÃO)

DOCENTE: MARGARIDA CARMO DE SOUZA

DISCENTES: KELLIANNY ALMEIDA LUCAS;

                          MARLETE MIRANDA FONSECA;

                             SARA NEGREIROS NASCIMENTO;

                    SINARA NAYARA MIRANDA;


ROTEIRO DE PROCESSO EXPERIMENTAL

EXPERIMENTO: Produção do óleo essencial de elixir paregórico em função do horário de colheita.

OBSERVAÇÃO, INVESTIGAÇÃO E DESCRIÇÃO CIENTÍFICA:

INTRODUÇÃO

Ocimum selloi é uma planta medicinal nativa do Brasil, da família Lamiaceae, que ocorre nas regiões Sul e Sudeste, conhecida popularmente como elixir-paregórico. Na medicina caseira é utilizada como antidiarréico, antiespasmódico e antiinflamatório. Esse arbusto possui folhas aromáticas cujo óleo essencial apresenta como principais constituintes químicos: estragol, anetol, cis e trans cariofileno. Este experimento tem como finalidade avaliar o rendimento de óleo essencial de elixir paregórico a partir de folhas frescas e secas coletadas em dois horários: 8:00h e 13:00hs. Os resultados apontaram que o maior rendimento de óleo essencial foi obtido a partir de folhas frescas coletadas no horário das 13:00h. Os rendimentos de óleo essencial obtido a partir do horário de coleta de 8:00 horas tanto das amostras frescas (1,81%) e secas (1,39%) não apresentaram diferença significativa. Observou-se um alto coeficiente de correlação entre os rendimentos de óleos de matérias fresca e seca às 8:00 horas (R = 0,81).), assim como técnicas aplicadas a partir do plantio, crescimento, horário de colheita, secagem, entre outros, são fatores importantes para obtenção de substâncias ativas, como os óleos essenciais.

OBJETIVO:

OBJETIVO GERAL

Avaliar o rendimento de óleo essencial de elixir paregórico em função da umidade e do horário de colheita.

MATERIAIS E MÉTODOS

A extração do óleo se deu por meio da hidrodestilação, utilizando destilador

tipo Clevenger. As sementes de Ocimum selloi (elixir paregórico), foram coletadas de plantas adultas oriundas do Horto de Plantas Medicinais da Embrapa Agroindústria Tropical. As mudas foram produzidas e mantidas por 20 dias em ambiente protegido com tela sombrite 50% e irrigação diária. O plantio definitivo das mudas foi realizado em canteiros de alvenaria com dimensões de 8,0 m de comprimento e 1,0 m de largura que foram previamente preenchidos com uma mistura de adubo orgânico (esterco bovino) e areia na proporção de 3:1. O espaçamento utilizado foi de 0,80 m entre plantas x 0,40 m entre fileiras. Os tratos culturais e fitossanitários (capinas e controle de pragas) foram realizados quando necessários e a irrigação ocorreu diariamente, por meio de sistema de gotejamento. A colheita das amostras, ocorreu aos 90 dias do plantio definitivo.

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Para se ter uma avaliação preliminar de rendimento de óleo essencial proveniente de folhas de elixir paregórico, foram definidos dois horários de coleta: 08:00 e 13:00. Em cada repetição foram colhidas duas amostras de 1000 gramas a cada horário de coleta, e em seguida, levadas ao laboratório. Nessas amostras, foram separadas 500 gramas par serem extraídas com matéria fresca e 500 gramas foram secadas em estufa de circulação de ar a 40°C.

O método de extração do óleo essencial foi por hidrodestilação, utilizando-se destilador tipo Clevenger. O delineamento experimental foi em blocos ao acaso com oito repetições, sendo que, para o rendimento de óleo essencial, utilizou-se um esquema fatorial (2 x 2), dois horários de colheita (8:00 e 13:00) e dois tipos de amostra (fresca e seca) totalizando 32 unidades experimentais. Os dados foram submetidos à análise de variância utilizando-se o teste de tuckey a nível de 5% de probabilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (131.4 Kb)   docx (48.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com