TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto ético Politico Do Serviço Social

Dissertações: O Projeto ético Politico Do Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  724 Palavras (3 Páginas)  •  687 Visualizações

Página 1 de 3

O PROJETO ÉTICO-POLÍTICO DO SERVIÇO SOCIAL

A definição de um projeto ético-político pelo Serviço Social foi, indiscutivelmente, um enorme avanço. Sinalizou, para a atuação dos assistentes sociais, objetivos estratégicos para além do capitalismo. Não há outra profissão que se defina com tal radicalidade contra as mazelas do capital. Como todo avanço digno do nome, este também não se constitui em limite ao desenvolvimento posterior da profissão. Pelo contrario, sua própria formulação colocou novas questões e novos problemas para serem discutidos.

O projeto ético-político do Serviço Social no Brasil se configurou como uma estrutura básica, ou seja, de caráter aberto: mantendo seus eixos fundamentais, ela é flexível para, sem de descaracterizar, incorporar novas questões, assimilar problemáticas diversas, enfrentar novos desafios. Em suma, trata-se de um projeto que também é um processo, em continuo desdobramento.

Este projeto tem em seu núcleo o reconhecimento da liberdade como valor central – a liberdade concebida historicamente como possibilidade de escolha entre alternativas concretas; daí um compromisso com a autonomia, a emancipação e a plena expansão dos indivíduos sociais. Consequentemente, este projeto profissional se vincula a um projeto societário que propõe a construção de uma nova ordem social, sem exploração/dominação de classe, etnia, gênero. A partir destas opções que o fundamentam, tal projeto afirma a defesa intransigente dos direitos humanos e o repudio do arbítrio e dos preconceitos, contemplando positivamente o pluralismo, tanto na sociedade como no exercício profissional.

A dimensão política do projeto profissional é claramente enunciada: ele se posiciona a favor da equidade e da justiça social, na perspectiva da universalização do acesso a bens e a serviços relativos às políticas e programas sociais; a ampliação e a consolidação da cidadania são explicitamente postas como garantia dos direitos civis, políticos e sociais das classes trabalhadoras. Correspondemente, o projeto se declara radicalmente democrático – considerada a democratização como socialização da participação política e socialização da riqueza socialmente produzida.

Do ponto de vista profissional, o projeto implica o compromisso com a competência, que só pode ter como base o aperfeiçoamento intelectual do assistente social. Daí a gênese numa formação acadêmica qualificada, fundada em concepções teórico-metodológicas críticas e sólidas, capazes de viabilizar uma análise concreta da realidade social.

O projeto prioriza uma nova relação com os usuários dos serviços oferecidos pelos assistentes sociais: é seu componente elementar o compromisso com a qualidade dos serviços prestados à população, aí incluída a publicidade dos recursos institucionais, instrumento indispensável para a democratização e universalização e, sobretudo, para abrir as decisões institucionais à participação dos usuários.

O projeto assinala claramente que o desempenho ético-político dos assistentes sociais só se potencializará se o corpo profissional articular-se com os segmentos de outras categorias profissionais que compartilham de propostas similares e com os movimentos que se solidarizam com a luta geral dos trabalhadores.

O projeto ético-político deve ser

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com