TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O QUE É DIREITOS HUMANOS?

Artigo: O QUE É DIREITOS HUMANOS?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  Artigo  •  416 Palavras (2 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 2

O QUE É DIREITOS HUMANOS

O conceito de Direitos Humanos está associado a ideia de vida, liberdade, justiça e igualdade social, regidos por normas de conduta e controle aplicados em uma sociedade. Os direitos humanos têm origem no direito natural, atribuído a cada ser humano desde o seu nascimento, os quais devem ser respeitados e reconhecidos pelo Estado universalmente, independente da sua raça ou classe social.

Pelo fato de os direitos humanos possuírem uma base moral, construídos sobre a influência dos costumes e da política de determinados grupos humanos, em uma cultura, eles devem relacionar-se de maneira harmônica entre os indivíduos e o Estado. Mas na maioria das vezes isso não é compreendido e nem respeitado, pois o que pode ser um direito para uma determinada sociedade, pode não ser para outra.

Ao longo dos tempos, muitas lutas foram travadas e conquistas alcançadas, como a adoção de Tratados e Declarações sobre o tema, sendo a mais expressiva delas a Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948 pela Assembleia Geral das Nações Unidas. Esta constitui o principal marco para o desenvolvimento social, político, econômico e cultural de diversas sociedades. Pois, estão inseridos vários documentos relativos aos direitos humanos que servem de referência para a legislação de diversos Estados, influenciando nas constituições políticas destes.

A Declaração Universal dos Direitos Humanos não obriga que todas as Nações a sigam rigorosamente, ela serve de parâmetro, principalmente para os Estados ocidentais. Como sabemos, a diversidade cultural do globo é muito grande, e medidas adotadas como direitos humanos em países do ocidente não se adequariam em países do oriente, que tem como base política a religião, como os países mulçumanos por exemplo.

O direito a educação, segurança, moradia, trabalho, alimento, elementos básicos para uma vida digna, são constantemente violados. Ainda temos de conviver com a exploração infantil, o trabalho escravo, o atraso social, cultural, econômico, tecnológico de diversos países. Presenciamos todos os dias, milhares de pessoas sem oportunidades, passando fome, crianças fora da escola, tendo de trabalhar para ajudar no sustento da família, vivendo sem direito à infância; enquanto outros desfrutam de luxo e riqueza às custas do estado de miséria destes.

Um mundo mais decente e digno de se viver é uma realidade distante, apesar de continuarmos lutando para o seu progresso. Precisamos buscar cada vez mais conscientizar as pessoas da sua importância na sociedade, criar cidadãos que lutem pelo reconhecimento dos seus direitos para que possamos construir uma sociedade mais justa, igualitária, promovendo a paz e o equilíbrio entre os povos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com