TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que Faz A Sociedade Brasileira Ser O Que é

Dissertações: O Que Faz A Sociedade Brasileira Ser O Que é. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  492 Palavras (2 Páginas)  •  437 Visualizações

Página 1 de 2

A Cultura brasileira é a mistura dos vários povos e etnias que formaram o povo brasileiro. Não existe uma cultura brasileira homogênea, e sim uma junção de diferentes culturas que formam juntas a cultura do Brasil.

Devido a Colonização Portuguesa a cultura do Brasil é majoritariamente de raiz lusitana. Dentre os diversos povos que formaram o Brasil, foram os europeus aqueles que exerceram maior influência na formação da cultura brasileira, principalmente os de origem portuguesa.

Durante 322 anos o território foi colonizado por Portugal, o que implicou a transplantação tanto de pessoas quanto da cultura.

A mais evidente herança portuguesa para a cultura brasileira é a língua portuguesa, atualmente falada por virtualmente todos os habitantes do país. A religião católica, crença da maioria da população, é também decorrência da colonização. O catolicismo, profundamente arraigado em Portugal, legou ao Brasil as tradições do calendário religioso, com suas festas e procissões.

o carnaval e as festas juninas, foram introduzidas pelos portugueses. Além destas, vários folguedos regionalistas como as cavalhadas, o bumba-meu-boi, o fandango e a  farra do boi denotam grande influência portuguesa. No folclore brasileiro, são de origem portuguesa a crença em seres fantásticos como a cuca, o bicho-papão e o lobisomem, além de muitas lendas e jogos infantis como as cantigas de roda.

Os outros grupos étnicos deixaram grandes influências na cultura brasileira, destacando-se os povos indígenas os africanos, os italianos e os alemães.

Povos indígenas contribuíram na cultura e nos conhecimentos sobre a terra foram determinantes durante a colonização, influenciando a língua, a culinária, o folclore e o uso de objetos caseiros. Um dos aspectos mais notáveis da influência indígena foi a chamada língua geral (Língua geral paulista, Nheengatu), uma língua derivada do Tupi-Guarani com termos da língua portuguesa que serviu de língua franca no interior do Brasil.

 O português brasileiro guarda, de fato, inúmeros termos de origem indígena, especialmente derivados do Tupi-Guarani. De maneira geral, nomes de origem indígena são freqüentes na designação de animais e plantas nativos (jaguar,capivara, ipê, jacarandá).

A influência indígena é também forte no folclore do interior brasileiro, povoado de seres fantásticos como o curupira, o Saci-Pererê, oboitatá e a iara, entre outros. Na culinária brasileira, a mandioca, a erva-mate, o açaí, a jabuticaba

A cultura africana chegou ao Brasil com os povos escravizados trazidos da África durante o longo período em que durou o tráfico negreiro transatlântico.

A diversidade cultural da África refletiu-se na diversidade dos escravos, pertencentes a diversas etnias que falavam idiomas diferentes e trouxeram tradições distintas.

 Os africanos contribuíram para a cultura brasileira em uma enormidade de aspectos: dança, música, religião, culinária e idioma. Essa influência se faz notar em grande parte do país.

Os bantos, nagôs e jejes no Brasil colonial criaram o candomblé, religião afro-brasileira baseada no culto aos orixás, praticada atualmente em todo o território. Largamente distribuída também é a umbanda, um religião

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com