TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que Faz A Sociedade Brasileira Ser O Que é?

Casos: O Que Faz A Sociedade Brasileira Ser O Que é?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2014  •  2.276 Palavras (10 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 10

Portfólio

O que faz a sociedade brasileira ser o que é?

A sociedade brasileira vem ao longo dos anos lutando para o desenvolvimento da cidadania, tirando do foco a política publica, fazendo com que a sociedade seja mais participativa nas decisões de seu país.

O Brasil carrega com sua história muitos ingredientes culturais em sua composição, considerada a 6º economia mundial, utilizando 100% de todas as civilizações do mundo.

A sociedade Brasileira trabalhou duramente, desde a época da escravidão, passando pelos imigrantes, operários, e até os dias de hoje. Muitos aprenderam que só trabalhando duramente seremos uma sociedade unida, porém infelizmente e talvez a maioria não aprendesse a conjugar os verbos trabalhar e valorizar o que é meu e o que seu o que é do povo Brasileiro, e o que é muito marcante para a história e a sociedade Brasileira é que não houve e ainda não há a valorização do Índio, que é a base da nossa cultura.

A Sociedade Brasileira têm as terras que o mundo quer, mas não sabe impor o seu trabalho, muitos pensam que só ganhar dinheiro está bom e com isso vai levando a vida, mas isso não é o suficiente, porque temos que manter e cuidar do que é nosso, do que é da Sociedade Brasileira.

Alguns exemplos práticos vêm da culinária brasileira, que é criada a partir de duma mistura de outras culinárias, podem se comer pratos criados em diversos países durante uma refeição.

Temos a famosa feijoada, criada pelos escravos negros com as sobras dos alimentos que vinha das casas dos senhores; tem a pizza, a macarronada, e outras mais introduzidas no Brasil pelos imigrantes; a moda brasileira foi trazida pelos europeus na época do descobrimento, juntamente com as danças, as religiões, etc. em cada canto do Brasil encontraram um pedaço do mundo e da sua cultura, através de povos que não encontraram aqui, apenas um país para passar temporadas de férias, mas um local onde pudessem viver com suas famílias, fugir da opressão dos seus próprios países, fugir das guerras e das crises, embora sendo um país de terceiro mundo, o Brasil sempre foi um país hospedeiro, que unindo se aos diferentes hábitos culturais formou se o Brasil que hoje é conhecido, o Brasil das muitas raças, o Brasil das muitas cores, das muitas línguas, dessa maneira forma se a “ cultura brasileira”.

Então podemos dizer que somos uma sociedade apaixonada pelo futebol, pela comida típica, pelo café, mas não somos apaixonados pelo país que temos, com uma diversidade imensa de culturas, um povo extremamente festivo, sua gente é trabalhadora, mas quando é para valorizar o que é seu não sabe como fazer. Um exemplo é o que vemos hoje durante os protestos, alguns saem quebrando tudo o que encontram pela frente e o país não tem voz ativa para acabar com a violência que esta se alastrando pelo nosso país tão querido e idolatrado.

Cultura Brasileira

De acordo com o artigo de Paulo Silvino Ribeiro, a cultura brasileira pode ser considerada por diversos modos, tais eles os costumes, hábitos, comportamento, valores morais e crenças.

Esses itens citados a cima, foi muito importante para os processos históricos, e são os grandes responsáveis pelas diferenças culturais.

Heróis Brasileiros

Tiradentes

A Inconfidência Mineira foi um dos mais importantes movimentos sociais da História do Brasil. Significou a luta do povo brasileiro pela liberdade, contra a opressão do governo português no período colonial. Ocorreu em Minas Gerais no ano de 1789, em pleno ciclo do ouro.

Tiradentes é considerado um herói pra a história Brasileira, pois ele lutou e perdeu sua própria vida em prol da liberdade do povo.

Getúlio Vargas

Getúlio Vargas criou a Justiça do Trabalho (1939), instituiu o salário mínimo, a Consolidação das Leis do Trabalho, também conhecida por CLT. Os direitos trabalhistas também são frutos de seu governo: carteira profissional, semana de trabalho de 48 horas e as férias remuneradas.

Getúlio Vargas investiu muito na área de infraestrutura, criando a Companhia Siderúrgica Nacional (1940), a Vale do Rio Doce (1942), e a Hidrelétrica do Vale do São Francisco (1945). Em 1938, criou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Saiu do governo em 1945, após um golpe militar.

Getúlio Vargas foi muito importante para a história Brasileira, ele é considerado um investimento para o Brasil, pois na área de trabalho ele fez um investimento e criou as Leis Trabalhistas que ao longo dos anos vem se aprimorando e melhorando a cada dia, Getúlio Vargas é mais uma peça muito importante para a formação da história do Brasil.

Santos Dumont

Santos Dumont nasceu dia 20 de julho do ano de 1873 em João Aires, município de Palmira em Minas Gerais. Em Ribeirão Preto iniciou seus primeiros estudos, mais tarde matriculou-se no culto a ciências, de Campinas; depois matriculou-se no Colégio Montzon de São Paulo.

Com a idade de vinte e um anos seu pai mandou-o para a Europa para aperfeiçoar seus estudos, seus pensamentos eram dominados pelo campo da mecânica; sua primeira invenção foi o balão de nome “Brasil”. No dia 19 de outubro do ano de 1901 ele ganhou o prêmio Dustche, com o seu balão número 6, no dia 13 de setembro do ano de 1906 usou o biplano “14 BIS” que subiu a uma altura bem elevada do solo. No dia 23 de outubro do ano de 1906 ele conseguiu a taça de campeão Archdeacan. Essas experiências foram feitas no ano de 1906.

Com o aparelho “14 BIS” ele conseguiu uma altura de 5 metros e uma velocidade de 40 km/h, voou uma distância de 220 metros; no ano de 1928 Santos Dumont voltou para o Brasil e foi recebido com muito amor e carinho, tinham preparado uma grande festa para Santos Dumont. Mas os cientistas sofreram um acidente e todos morreram; então Santos Dumont cancelou as festividades, e isto abalou sua saúde; e passou a morar em Santos - São Paulo. Morreu no dia 23 de julho do ano de 1932. Escreveu dois livros: “Dans-Lair (É o que vi) e O Que nós Veremos”. Pertenceu à Academia Brasileira de Letras. Seu nome

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com