TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Metodo Etnografico?

Casos: O Que é Metodo Etnografico?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2013  •  787 Palavras (4 Páginas)  •  463 Visualizações

Página 1 de 4

O que é o Método Etnográfico?

Mas o que é exatamente um método? É uma forma de nos aproximarmos da realidade que nos propomos estudar e entender. Se quisermos entender a vida urbana na cidade de Fortaleza, por exemplo, as possibilidades metodológicas são várias: podemos selecionar um grupo particular de nativos urbanos e estudá-los; estaremos usando o método de estudo de caso. Podemos escolher a trajetória de uma família e contar a sua história na cidade; estaremos usando o método biográfico. Podemos trabalhar com vários estudos de caso e estaremos usando o método comparativo. Podemos percorrer a cidade de forma lenta, corporificada e à deriva, estaremos usando o método do urbanismo errante. Ou podemos nos “jogar de cabeça” na vida de uma rua e estaremos usando o método etnográfico. O método etnográfico consiste num mergulho profundo e prolongado na vida cotidiana desses Outros que queremos apreender e compreender.

“o método etnográfico não se confunde nem se reduz a uma técnica; pode usar ou servir-se de várias, conforme as circunstâncias de cada pesquisa; ele é antes um modo de acercamento e apreensão do que um conjunto de procedimentos.” (Magnani, 2002, p.17).

Esse “modo de acercamento” ou “mergulho” tem suas fases. A primeira delas é um mergulho na teoria, informações e interpretações já feitas sobre a temática e a população específica que queremos estudar. A segunda fase consiste num longo tempo vivendo entre os “nativos” (rurais, urbanos, modernos ou tradicionais); esta fase se conhece como “trabalho de campo”. A terceira fase consiste na escrita, que se faz de volta para a casa.

Dissemos que a etnografia tem três momentos: a formação, o trabalho de campo e a escrita. A formação teórica é a bagagem indispensável para ir a campo. Não adianta se apressar para ir a campo sem ela, pois a capacidade de levantar problemas em campo advém da familiaridade com a bibliografia do tema.

“o trabalho de campo é sobretudo uma atividade construtiva ou criativa, pois os fatos etnográficos ‘não existem’ e é preciso um ‘método para a descoberta de fatos invisíveis por meio da inferência construtiva’

adianta se apressar para ir a campo sem ela, pois a capacidade de levantar problemas em campo advém da familiaridade com a bibliografia do tema.

A terceira fase do fazer etnográfico advém após ter encontrado uma ordem das coisas (em diálogo com o nativo) e consiste em pormos as coisas em ordem para possibilitar a leitura por parte de um público que não esteve e que nos lerá esperando que façamos um correto casamento entre teoria e prática

A etnografia utilizada pelos antropólogos ajuda a compreender a lógica e os significados pelos quais as pessoas organizam sua realidade, ou seja, a realidade social é composta por dois pontos distintos, um relacionado ao mundo material e o outro vinculado a valores simbólicos pelo qual as pessoas tomam conhecimento e organizam o mundo material.

Segundo Mascarenhas (2002), apesar da divulgação do aumento da utilização da metodologia etnográfica na Administração, a etnografia pura conforme sua aplicação metodológica na Antropologia não é a mesma usada em pesquisas organizacionais e de estudos sobre consumo.

No campo da Administração a etnografia assume papel de ferramental para buscar resultados práticos para intervenção e controle dentro do universo das organizações enquanto que a Antropologia utiliza a ferramenta para criar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com