TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Terapia Ocupacional

Casos: O Que é Terapia Ocupacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2013  •  302 Palavras (2 Páginas)  •  593 Visualizações

Página 1 de 2

Desde que ingressei na graduação em Terapia Ocupacional, uma pergunta comumente escutada por mim é “O que é Terapia ocupacional?” ou “O que um Terapeuta Ocupacional faz?”.

O que critico é a dificuldade que as pessoas possuem de procurar o significado na palavra, pois o nome é autoexplicativo: “Terapia Ocupacional”, qual a dificuldade?

Existem profissões com nomes muito mais complicados, onde não há significado na própria palavra e nem por isso as pessoas vivem perguntando o que é.

O que falta nas pessoas é a reflexão, hoje em dia, a vida está uma correria tremenda e assim as pessoas foram acostumando a ter tudo de forma instantânea, rapidez se tornou sinônimo de qualidade. A essência das coisas perdeu o valor.

Pois bem, quando me perguntam o que é Terapia Ocupacional, respondo com outra pergunta: “Tem problema com o português?”

De acordo com a WORLD FEDERATION OF OCCUPATION THERAPY (WFOT,2007), a Terapia Ocupacional é uma profissão na área da saúde, com base no conhecimento de que determinadas atividades podem promover a saúde e o bem-estar em todos os aspectos da vida cotidiana.

Os objetivos são: promover, desenvolver, restaurar e manter habilidades necessárias para realizar atividades diárias para evitar disfunção. Programas são desenvolvidos para facilitar o máximo uso da funções para atender as demandas do trabalho, sociais, pessoais e do ambiente doméstico.

De forma simples e sucinta, é habilitar e reabilitar para melhorar a qualidade de vida diária. Possui três áreas principais, saúde, social e mental, cujas existem várias de especialização, como em Saúde Funcional, Mental, Coletiva, Da Famila e Contextos Sociais.

Abrindo, portanto, um leque de locais onde o profissional pode exercer suas atividades, como exemplo, em hospitais gerais, ambulatórios, consultórios particulares, centros de recuperação bio-psico-social, sistemas prisionais, creches e escolas, empresas, entre outros.

Gosto de pensar que o que nos move é a busca pela qualidade de vida diária.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com