TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é o Ise-Bovespa?

Projeto de pesquisa: O Que é o Ise-Bovespa?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  594 Palavras (3 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 3

1. INTRODUÇÃO

Com o tema contabilidade aplicada vamos abordar algumas das áreas em que a contabilidade pode ser aplicada onde com através deste tema podemos observar que a contabilidade esta em diversas áreas tanto nas micros e pequenas empresas quanto nas grande ou até mesmo no controle do patrimônio de pessoas físicas. E também abordaremos as contribuições em que a Lei de Responsabilidade Fiscal para a transparência na gestão pública, e também comentaremos sobre os três setores que tanto vem se expandindo no Brasil que são o Agronegócio, Construção civil e Terceiro Setor, e com este crescimento vão surgindo muitas oportunidades de atuação do profissional contábil.

2. O Que é o Ise-Bovespa?

O Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) é um indicador que mede o retorno absoluto de uma carteira teórica formada por atuações de empresas com notável comprometimento com a responsabilidade social e a sustentabilidade empresarial, atuando como promotor das boas práticas no meio empresarial brasileiro. As ações são escolhidas em meio as mais comerciadas na BOVESPA, levando em conta a liquidez, e são avaliadas na carteira pela importância (valor) de mercado das ações disponíveis à transação.

Em virtude da grande e crescente demanda de interesse do país em imissões e finanças sustentáveis, a bolsa de valores de São Paulo, a Bovespa, em 2005, fundou o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), a finalidade do índice é avaliar o retorno de uma carteira composta por atuações de empresas altamente empenhadas com a sustentabilidade empresarial e a responsabilidade social.

Tudo que a ciência econômica apresenta como um dado, quer dizer, o conjunto de disposições do agente econômico que fundamentam a ilusão da universalidade a histórica das categorias e conceitos utilizados por esta ciência, é, na verdade, o produto paradoxal de uma longa história coletiva que é reproduzida sem cessar nas histórias individuais as quais, apenas a análise histórica pode dar conta de explicar (BOURDIEU ([1997] 2005, p.16).

O ISE é um referencial que busca apontar as melhores empresas sustentáveis, sendo assim, ele procura recompensar as empresas com as melhores práticas servindo, deste modo, como uma ferramenta de classificação. Para que tenha reatividade, a exposição dos desempenhos necessita ter amplo alcance e abranger todos os públicos interessados.

2.1 A Empresa Ganha Algo em Integrar esse tipo de Índice?

Esse tipo de empreendimento (empresas sustentáveis) suscita valor para o acionista a longo prazo, pois estão mais preparadas para enfrentar riscos econômicos, sociais e ambientais. Desse modo, pode-se entender que ao se associar ao ISE, a empresa pode obter diversos ganhos, sendo eles tangíveis e intangíveis.

2.1.1. Ganhos Tangíveis

Várias pesquisas mostram resultados convergentes no sentido de evidenciar efeitos palpáveis (tangíveis) do investimento sustentável e responsável. São ganhos para os investidores, por meio de recompensa no valor das ações, e para as empresas, observados de maneira especial por maior rendimento e maior valor de mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com