TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório Germinal

Por:   •  7/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.698 Palavras (11 Páginas)  •  572 Visualizações

Página 1 de 11

Introdução

O objetivo deste relatório é fazer a análise do filme Germinal de Claude Berri, baseado na obra de Émile Zola, e também dos textos “A semente que semeais, outro colhe”, cap. 16 de “A historia da Riqueza do Homem”, de Leo Hubermann e "Invisíveis" de Vlademir Safatle, desenvolvendo informações sobre a narrativa do filme, apresentando uma análise sociológica e detalhando o período em que as informações estão situadas, o qual proporcionou as condições necessárias para os trabalhadores de que o filme e os textos se tratam, aqueles que almejavam mudanças. Afinal, suas condições de vida e de trabalho eram precárias, já que todo o lucro ficava nas mãos dos capitalistas.

Ficha Técnica do Filme:

Título Original: “Germinal”

Direção: Claude Berri

Ano: 1993

País: França

Produtora: AMLF

Gênero: Drama

Baseado na obra de: Émile Zola

Elenco:
- Miou-Miou -Maheude
- Renaud - Étienne Lantier
- Gérard Depardieu - Toussaint Maheu
- Jean Carmet - Vincent Maheu Dit Bonnemort
- Judith Henry - Catherine Maheu
- Jean-Roger Milo - Chaval
- Laurent Terzieff - Souvarine
- Bernard Fresson - Victor Deneulin
- Jean-Pierre Bisson - Rasseneur
- Jacques Dacqmine - Philippe Hennebeau
- Anny Duperey - Madame Hennebeau
- Gérard Croce - Maigrat
- Frédéricvan den Driessche - Paul Négrel
- Annick Alane - Madame Grégoire
- Pierre Lafont - Léon Grégoire

Narrativa do filme

O filme inicia com a chegada do jovem Etienne na cidade de Montsou em busca de trabalho. Ao chegar, logo vê uma mina, e apesar de ficar assustado com a condição dos mineiros, acaba solicitando trabalhar lá, sendo o substituto de uma moça que morrera na madrugada anterior. Na mina as condições eram péssimas. Logo, Etienne se simpatizou com Maheu e sua filha Catherine. Na família deles, todos tinham que trabalhar para ajudar no sustento da família. Acordavam cedo todas as manhãs para trabalhar nas minas e voltavam tarde.

Étienne ia aos poucos se habituando ao trabalho na mina. Só não simpatizava com Chaval, pois este tratava Catherine muito mal, provocava-a e abusava dela. Surgiam ideias revolucionárias em sua mente, em prol dos trabalhadores. Pediu então a ajuda de seus companheiros para formar uma caixa de previdências, com o dinheiro dos mesmos, que iria servir como ajuda quando necessário. A greve era iminente, no fundo da terra germinava uma revolução.

Com o casamento e mudança do filho mais velho de Maheu, havia um espaço sobrando na casa e Étienne foi convidado a preenchê-lo. Certo dia ocorre um desmoronamento na mina e um dos filhos de Maheu acabou ficando soterrado, machucando-se e ficando sem trabalhar, além de sofrer uma penalização devido ao péssimo escoramento que causou o desmoronamento. Para piorar a situação dos Maheu, Catherine vai morar com Chaval, deixando menos salário para a família, que não apoiou a situação.

A greve então entra em vigor de forma geral, atingindo todas as minas da região. Na casa dos Maheu não havia nada para comer, mas eles aguentavam a fome porque estavam à espera de justiça. O líder da greve era Étienne e sua popularidade era muito grande. Aos poucos, os mineiros, que estavam praticamente sem mantimentos, foram ficando desanimados e abatidos, e em pleno inverno, uma das filhas de Mahau vem doente, a falecer. Por outro lado, a Companhia estava “pior” do que os mineiros, afinal, a cada dia de greve, eles perdiam mais dinheiro. Os mineiros tentaram então fazer um acordo com o dono da mina, mas foi em vão.

Com o tempo, os mais fracos voltaram a trabalhar, mas o grupo de grevistas estava decidido, não queria retornar para as mesmas condições trabalhistas que foram o motivo de sua revolta. Chaval continuava trabalhando, apesar de dizer que estava ao lado dos grevistas. Esses agora iam à mina Jean-Bart, continuar o que começaram, decidiram acabar com ela, colocando fogo, quebrando tudo, batendo nos mineiros que estavam trabalhando, chamando-os de covardes.

Várias manifestações em diversas minas iam acontecendo da mesma maneira, e enfim Etienne se deu conta que a Companhia era forte demais para falir. Os dias estavam difíceis, os mineiros estavam sem trabalho e passando fome, para os Maheu a situação estava cada vez pior e Etienne estava sendo procurado.

Após um tempo eles souberam então que os belgas estavam trabalhando na mina. O grupo de manifestantes foi até lá, com Étienne, Maheu e sua mulher na frente, ofendiam os soldados e jogavam-lhe pedras, até que os soldados já sem espaço para recuar, foram obrigados a atirar contra os manifestantes. Na matança Maheu foi abatido com muitos outros.

Todos voltaram a trabalhar nas minas, inclusive Etienne, e certo dia, a bomba que segurava para a água não entrar na mina se rompeu, e pouco tempo depois tudo estava alagado. Vários operários conseguiram escapar, porém Catherine, Chaval e Etienne acabaram ficando presos, sem saída. Sozinhos e em pânico na mina, Chaval começa a pertubar Catherine, e é morto por Etienne. Então Etienne e Catherine ficaram sozinhos na mina alagada, batendo nas pedras, à espera de uma resposta do outro lado. Os dois então, finalmente confessaram que se amavam. Um tempo depois foram encontrados, Catherine sem vida.

Após a tragédia, Etienne deixa a mina e parte, mas antes, reencontra a viúva de Maheu. Pouco lhe restara, mas ela ainda continuava na luta para sustentar sua família. Aquela Revolta era o início de tudo, das greves e rebeliões que iriam germinar por toda Europa.

Tese principal: A luta do trabalhador contra a exploração e por melhores condições de vida e trabalho.

Teses secundárias: O processo de industrialização deu origem a duas classes sociais bem diferenciadas: a burguesia e o proletariado.

O processo de produção do trabalho no modelo capitalista.

A relação conflituosa entre operários e patrões gerada pelas condições de vida vinculadas ao capitalismo.

Palavras-Chave: desigualdade social; Revolução Industrial; revolta; exploração; trabalho; movimentos; modelos; capitalismo; lucro; socialismo; marxismo; anarquismo; conscientização; greve; luta; sociedade; vida; miséria; poder.

Cenas de relevo que explicam as teses:

A cena que mais demonstra a luta do trabalhador por melhores condições de vida e trabalho está em uma das conversas no bar entre Etienne e Rasseneur, onde os dois falam sobre a Associação Internacional dos Trabalhadores, sonhando em unir os proletariados para lutar de igual para igual com o patrão, com a possibilidade de greve para que assim houvesse o término da exploração e direitos para o trabalhador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)   pdf (159.6 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com