TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório Ética e Cidadania

Por:   •  24/9/2020  •  Relatório de pesquisa  •  513 Palavras (3 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 3

3º Estudo: A ética e a proteção da esperança

Ilusão de ética é a ilusão provocada por uma ética simplista que aceita a noção do fatalismo; da legitimação calma e tranqüila das desigualdades sociais e ofensas à dignidade coletiva.

  1. Explique a diferença entre esperar e esperança em ética.

O sentido que o texto nos da de esperar é não achar saídas para os problemas que enfrentamos. É saber que o problema existe algumas vezes pensar em soluções mais não colocá-las em prática, ou seja, é apenas esperar que soluções apareçam em nossa frente e com o tempo se resolvam.

Esperança é tudo aquilo que pode ser resolvido por mais difícil e complexo           que seja, é aquela vontade de combater, achar soluções e colocá-las em prática. É aquele sentimento que tudo pode mudar, é juntar-se aos outros na tarefa de combater aqui e agora.

  1. Liste todas as possibilidades na relação entre pessoas, para se quebrar essa “ilusão de ética”.

  • Não impedirem a manifestação do pensamento livre e da individualidade responsável;
  • Não constrangerem os corpos com a violência da fome e a agressão da doença sem socorro;
  • Sermos livres da crueldade da tortura, da degradação brutal do local onde vivemos, do padecimento provocado pela não-convivência com aqueles aos quais se ama;
  • Não sermos vitimados pela falta de trabalho, não sermos humilhados pela ausência de estudo, não sermos desprovidos de um lazer sadio;
  • Não sermos mortalmente feridos pela discriminação de qualquer tipo e nem violentados pelo embaraço traumático da nossa religiosidade, nossa sexualidade, nossa amorosidade, nossa liberdade;
  • Não deixar que apodreçam a nossa esperança e nem extirpem nossa humanidade e a sacralidade das vidas.
  1. Selecione uma dessas possibilidades e pesquise um fato que a justifique.

Conclusão

Ética nada mais é que o “modo de ser”, “caráter”, “costume” e “comportamento”. Na prática ética é o estudo desses aspectos humanos, procurando estabelecer as maneiras mais convenientes de ser e agir.

Mesmo ela sendo discutida constantemente ao se abrir um jornal, se vê mensagens falando da falta de valores e ética profissional, social ou religiosa. O texto de Cladis Bassani Junqueira mostra como todos podem adquirir essa ética. Primeiramente as organizações devem procurar se interagir entre os indivíduos procurando mais confiança e aproximação. E como a própria autora mencionou “É impossível treinar alguém para ser ético”. O certo seria ensinar a importância da ética para a sociedade e depois incorporá-la em suas atividades e ações.

Uma pessoa que adere a ética com “lei” pode facilmente se interessar em melhorar o ambiente onde fica, ou seja, tendo uma responsabilidade ambiental e social com o resto das pessoas. Por isso há uma necessidade de considerar a responsabilidade socioambiental como uma obrigação de ética, defendendo a idéia de que as empresas não devam buscar somente o lucro, mas também a proteção da vida da sociedade.

De um modo geral a ética pode ser até difícil de seguir como se deve, mais é preciso ter em mente que a ética é o principio da coletividade, onde unidos todos tem uma chance maior de solucionar diversos problemas que atingem a sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (44.5 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com