TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Verdadeiro lado da globalização

Por:   •  5/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  376 Palavras (2 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 2

O verdadeiro lado da globalização

A globalização como um todo, assim como qualquer outro aspecto social existente, apresenta seu lado bom e ruim. No entanto, o problema aparece quando esse lado ruim é tratado com naturalidade. Sendo esse um dos efeitos da globalização, chamada de globalização da perversidade, as pessoas são colocadas em situações medíocres, onde a taxa de desemprego aumenta e seus salários se tornam cada vez mais baixos, o que gera uma reação em cadeia, pois assim a fome e o desabrigo se alastram, fazendo com que a pobreza cresça e isso é algo visto como comum em nossa sociedade.

Podemos observar facilmente os efeitos da globalização mundialmente através das apropriações indevidas de recursos em vários lugares do globo, que acabaram por gerar atritos já que tentaram deter grandes bens nas mãos de um grupo muito restrito de pessoas, enquanto que o estado de miséria era transmitido para a grande maioria dos cidadãos ao redor, um exemplo disso foi a tentativa de privatização da água potável em Cochabamba na Bolívia no ano de 2000.

A sociedade é dividida em dois grupos, aqueles que não comem e aqueles que não dormem com receio dos que não comem, o que gera várias barreiras de segregação; seja ela simbólica, como o fato de que na Europa e nos Estados Unidos, estrangeiros e clandestinos são mal vistos; seja ela física, como o Muro de Berlim e a Muralha da China, ambas feitas para realmente separar certa população da outra, apenas porque uma delas julgava ser melhor por possuir determinada característica.

O papel da mídia é extremamente importante nesse processo de globalização. Devido a utilização da manipulação de notícias, jogando um certo grupo contra outro, haverá uma dispersão de opiniões e antes o que era um conjunto, se torna pequenos grupos, não tendo a mesma força, ou seja, diminuindo drasticamente a concorrência que existia em qualquer âmbito que apresentava um certo risco para os que detém poder.

Em resumo, no documentário foi retratado com bastante veracidade a globalização, a sociedade de consumo, as divisões que esta sociedade se encontra, o território, os efeitos da globalização, as crises que esta promove, as barreiras físicas e simbólicas postas pelo capitalismo como efeito da globalização, o papel da mídia e as revanches organizadas por suas maiores vítimas.

           

     

                   

                   

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (58.3 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com