TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TECNOLOGIA DIGITAL

Por:   •  27/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.756 Palavras (8 Páginas)  •  524 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO____________________________________________________4

2. A Educação e As Tecnologias   ______________________________________5

2.1 Algumas Maneiras de Usar As TIC na Educação  _______________________6

2.2 O Projeto de TIC e a Escola  _______________________________________7

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS _________________________________________ 8

4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ___________________________________9

5 ANEXO  ________________________________________________________10

INTRODUÇÃO

“Na era da informação o professor é o timoneiro da viagem da aprendizagem em direção ao conhecimento. (Raposo 2001, apud ALARCÃO 2007).”

                        Educar é colaborar para que professores e alunos transformem suas vidas em processos permanentes de aprendizagem. As tecnologias estão cada vez mais presentes no cotidiano da sociedade. As escolas enquanto parte desse elemento, também incorporou as tecnologias ao decorrer de sua historia, novidades eletrônicas estão invadindo as praticas pedagógicas.

                        Moran (1998), diz que as tecnologias nos ajudam a encontrar o que está consolidado e a organizar o que está confuso. Por isso é tão importante dominar ferramentas de busca da informação e saber interpretar o que se escolhe, e adaptá-lo ao contexto pessoal e regional, situando cada informação dentro do universo de referências pessoais. Sendo assim, é necessário entender como as escolas têm trabalhado o assunto dentro das salas de aula e como tem lhe dado com esse novo método de ensino. Pretendemos então, buscar as várias formas de utilizar-se das tecnologias, de modo que contribuam para o crescimento e desenvolvimento dos alunos.

                        Tecnologia da informação e comunicação ou TIC é a área que utiliza ferramentas tecnológicas com o objetivo de facilitar a comunicação e o alcance de um alvo comum. A educação é uma das áreas que mais se beneficia com as TIC. Uma melhor aprendizagem é uma das consequências de uma melhor comunicação. A tecnologia da informação e comunicação também pode revolucionar processos de negócios e pesquisas científicas. Para Moran (1998), o computador interligado a rede Internet é o equipamento tecnológico mais poderoso para o ensino e aprendizagem.

                        Este trabalho consiste em uma revisão bibliográfica sobre o novo paradigma da educação e a necessidade de mudança de postura do professor na nova sociedade da informação. Com base, abordamos os avanços do trabalho docente por meio da informática com o objetivo de mudança do método, a necessidade de formação do professor para o uso das tecnologias e as diferentes concepções dessa formação.

                        Finalizamos descrevendo uma atividade proposta com o uso das tecnologias, que permitiu ao professor um significativo aproveitamento a partir da situação vivida pelos alunos, incentivando-os a curiosidade, o desenvolvimento social, profissional e humano.

                        Para analisar esse assunto visitamos uma escolada rede pública de ensino, para saber como tem sido o desenvolvimento dos alunos e como a escola tem lidado com essa geração moderna. Realizamos uma breve entrevista com uma professora que aderiu às TIC como método de apoio em suas aulas. Para descobrir como tem sido o contato em frente a um computador e como as unidades de ensino receberam esse avanço tecnológico.

2. – A EDUCAÇÃO E AS TECNOLOGIAS

                        O professor tem a função de ressignificar a educação, entendendo-a num contexto de uma sociedade de base tecnológica. De posse das tecnologias como um recurso para auxiliar a aprendizagem, tem seu papel ampliado significativamente.

...a desmotivação interfere negativamente no processo de ensino aprendizagem, entre as causas de falta de motivação, o simples planejamento e o desenvolvimento das aulas realizadas pelo professor são fatores determinantes. O professor deve fundamentar seu trabalho conforme as necessidades de seus alunos. (MORAES E VARELA, 2007).

                        Para Moran (1997), as tecnologias não substituem o professor, entretanto modificam suas funções. Deixam de apenas passar informações e se transformam em estimuladores da curiosidade do aluno. As tecnologias enriquecem os ambientes de aprendizagem, onde o aluno interage com os objetos que constrói seus conhecimentos. A aquisição da informação dos dados dependerá cada vez menos do professor.

                        O espaço de educação popular deve ser o alicerce na formação de cidadãos conscientes e preparados para viver na sociedade contemporânea. Por isso e considerada uma instituição fundamental no desenvolvimento desses cidadãos. A escola precisa de professores capacitados e disponibilizados a encarar esse novo ícone que é a informática educativa. Portanto é necessário sem dúvida, haver uma integração entre o meio escolar e o corpo docente, para que possam desenvolver dessa forma a sociabilidade dos alunos e a familiaridade dos professores com o mundo da tecnologia.

 2.1 – ALGUMAS MANEIRAS DE USAR AS TIC NA EDUCAÇÃO

  • O ambiente online constitui um espaço fértil para a colaboração, discussão, analise e principalmente a construção coletiva de saberes;

  • lidar com os referenciais teóricos, ultrapassando leituras mecanicistas e, em alguns casos, estéreis dos textos;
  • participação de projetos colaborativos, inclusive com estudantes de outras escolas no Brasil e no exterior;
  • domínio dos recursos de pesquisa da web;
  • Ferramentas digitais ajudam na edição e revisão de textos;
  • Simuladores online permitem aos alunos testar hipóteses e reproduzir resultados;
  • jogos didáticos que colaborem para o crescimento e desenvolvimento dos alunos.

2.2 – O PROJETO DE TIC E A ESCOLA

                        Para estimular o aprendizado e tornar o ensino ainda mais prazeroso, a EMEF, localizada na cidade de Mongaguá, conta com um laboratório de informática com trinta computadores. Além de uma lousa digital e um projetor multimídia. Todavia os professores podem ilustrar e preparar melhor as suas aulas por meio desses aparelhos, elaborando uma atmosfera mais atrativa e interessante motivando as crianças e contribuindo para seu crescimento e desenvolvimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (107.7 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com