TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Principais usos e Potencialidades da Tecnologia Digital nas Relações Públicas

Por:   •  5/9/2019  •  Resenha  •  371 Palavras (2 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 2

Principais usos e potencialidades da tecnologia digital nas Relações Públicas

Mesmo com muitas organizações (senão quase todas) presentes no ambiente digital, pouquíssimas as utilizam de forma realmente abrangente e efetiva. Muito além da promoção e divulgação de produtos e serviços, as redes são cada vez mais, instrumentos indispensáveis para um bom relacionamento com os clientes e para prospecção.

É muito importante que os profissionais de relações públicas se atentem para questões como o tipo de conteúdo divulgado sobre as organizações nas quais estão inseridos. Além dos caminhos óbvios para o uso das redes, é necessário entender que sua funcionalidade pode ir muito além de divulgação e responder clientes em posts, como por exemplo realizar pesquisas e utilizar métricas para avaliar e monitorar os relacionamentos, a partir das reações e percepções do público, buscando formas mais ágeis e sofisticadas de alcançar os objetivos da organização.

Segundo Pierre Lévy (2010), a informalidade, horizontalidade e imediatismo trazidos pela cibercultura, modificaram todo um conjunto de hábitos, práticas de consumo, de produção e de distribuição de informação, que criou novas formas de relação e de interação social humana. Este fator torna-se um risco para as organizações, que precisam cada vez mais trabalhar em cima de oscilações no “humor” de seus clientes e consumidores. É preciso, além de boa comunicação e agilidade, escutar ativamente os públicos para não gerar cadeias de descontentamento e atuar contenciosamente evitando possíveis danos iguais ou similares aos já vivenciados.

Todo esse trabalho de análise de comunicação digital e extração de informações úteis às organizações está fortemente ligado a atividade de relações públicas. Em um primeiro momento a profissão do RP parece salva e distante da obsolescência acadêmica devido a características únicas que possibilitam um serviço de atendimento e tratamento da comunicação com o público excelente, mas é preciso lembrar que essa excelência só é alcançada através de profissionais altamente qualificados. É preciso considerar também de todas as empresas que já adotam sistemas de SAC e até de ouvidoria online, portais para os clientes usualmente tratadas por RPs. De forma geral podemos considerar que com o progresso do digital e das tecnologias cada vez maior e cada vez mais rápido, é praticamente impossível excluir alguma profissão de ser ultrapassada e esquecida, mesmo em cargos de nível estratégico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (31.5 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com