TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Tecnologia digital e seu uso nos estudo da História

Por:   •  12/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  995 Palavras (4 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 4

O uso da tecnologia e do mundo digital está presente em vários âmbitos do cotidiano. No meio acadêmico não poderia ser diferente. Para deliberar a respeito desse tema a professora Raquel Glezer em seu texto Ser historiador no século XXI faz uma comparação entre os métodos de pesquisa dos historiadores do século XIX e os do século XXI. Ela destaca a aceleração da transmissão de informação presentes na atualidade, que causa uma certa inquietude, forçando, no caso do historiador, a se especializar cada vez mais, já que a quantidade de fontes vem se tornando muito extensa.

Por outro lado, Glezer, exalta a facilidade do acesso aos documentos por meio da internet.

No debate sob o tema História digital e suas ferramentas para a pesquisa histórica, mediado por Flávio Coelho Edler, a professora Lise Sedrez afirma que as fontes, através da internet, se tornaram mais acessíveis, tornando, portanto, a pesquisa mais interessante. Isso não quer dizer que o contato direto com a fonte não seja importante, ou até mesmo fascinante para o historiador. Essa ideia é compartilhada pela professora Keila Grinberg que ainda ressalta que o contato físico com o documento revela detalhes que não podem ser visualizadas digitalmente. Keila aborda a possibilidade de aprendizagem mediante a internet e faz menção ao plágio como um dos perigos latentes no uso desta ferramenta.

Bruno Leal, fundador da Rede social Café História, participa deste debate informando que o termo “história digital” surgiu em 1997 para definir artigos na web. Ele ressalta que os temas históricos estão em alta e que a ampliação da divulgação dos mesmos tem aproximado o leigo do pesquisador.

Outras questões são abordadas como o uso da internet na produção de trabalhos por meio da colaboração e a possibilidade da leitura de obras que, por meio tradicional, seria laborioso.

De um modo geral a informatização trouxe ao meio acadêmico uma série de inovações e possibilidades, juntamente com esses benefícios, trouxe também desafios que devem ser discutidos.

Analisando o uso dos meios tecnológicos na historiografia é notório um certo preconceito, pois o papel, a princípio era considerado única fonte confiável para a historiografia, porém esse conceito foi extinto e a concepção de documento foi ampliada:

A história faz-se com documentos escritos, sem dúvida. Quando estes existem. Mas pode fazer-se, deve fazer-se sem documentos escritos, quando não existem. Com tudo o que a habilidade do historiador lhe permite utilizar para fabricar o seu mel, na falta das flores habituais. Logo, com palavras, Signos. Paisagens e telhas. Com as formas do campo e das ervas daninhas. Com os eclipses da lua e a atrelagem dos cavalos de tiro. Com os exames de pedras feitos pelos geólogos e com as análises de metais feitas pelos químicos. Numa palavra, com tudo que, pertencendo ao homem, depende do homem, exprime o homem, demonstra a presença, a atividade, os gostos e as maneiras de ser do homem.

Toda uma parte, e sem dúvida a mais apaixonante do nosso trabalho de historiadores, não consistirá num esforço constante para fazer falar as coisas mudas, para fazê-las dizer o que elas por si próprias não dizem sobre os homens, sobre as sociedades que as produziram, e para constituir, finalmente, entre elas, aquela vasta rede de solidariedade e de entreajuda que supre a ausência do documento escrito? (FEBVRE apud LE GOFF, 2003, p.530).

Atualmente outras fontes tem sido usadas nos estudos da História como filmes, games, documentários, literaturas, músicas, fotos e tantos outros. E esta ampliação não estagnou, sendo a internet parte relevante desse processo. O uso das fontes digitalizadas tem sido corriqueiro no meio acadêmico, elas enriquecem o trabalho e diminuem o tempo de pesquisa. Por exemplo, este trabalho de avaliação a distância

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (49.3 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com