TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O conceito de sociedade brasileira

Artigo: O conceito de sociedade brasileira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  Artigo  •  244 Palavras (1 Páginas)  •  295 Visualizações

Para compreender a sociedade brasileira, com todas as suas características e problemas, é preciso entender os elementos constitutivos das relações sociais em nosso país ao longo do tempo. Vamos, então, começar do início?

O período da escravidão no Brasil foi marcado pela separação de famílias vindas da África e pela mistura de povos que habitavam aquele continente, fato que resultou em uma imensa pluralidade étnica e cultural. Apesar disso, esses povos conseguiram preservar muito de suas culturas de origem, adotando a aculturação como estratégia de manutenção de suas tradições, crenças, saberes e práticas.

Esse longo processo de dominação foi marcado também pela resistência e pela luta contra a escravidão e a discriminação, o que não impediu que um grande conjunto da sociedade desenvolvesse atitudes de racismo. Aliás, ao contrário do que muitos pensam, o Brasil é um país bastante preconceituoso e racista, na medida em que ainda trata desigualmente indivíduos de determinadas origens étnicas (basta ver as disparidades entre os chamados “brancos” e “negros” no mercado de trabalho, nas universidades, no nível de renda, entre outros).

Silva (1997) afirma que apesar das inúmeras conquistas obtidas nos últimos anos em relação ao reconhecimento da contribuição dos povos africanos para a formação da sociedade brasileira, ainda persiste no imaginário da população o mito da inferioridade do negro (e também do índio) em relação ao branco. Basta observarmos como, muitas vezes, essa questão aparece nos discursos de muitas pessoas, em charges, textos, na mídia e até mesmo em livros didáticos.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com