TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O desenvolvimento de uma região depende em parte da sua população

Por:   •  31/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.140 Palavras (5 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO................................................................... 03

2 A AGENDA 21................................................................... 04

3 PROPOSTAS................................................................... 05

4 CONCLUSÃO................................................................... 06

5 REFERÊNCIAS................................................................... 07

1 INTRODUÇÃO

O desenvolvimento de uma região depende em parte da sua população e em parte do governo, se ambos fizerem sua parte com certeza terá uma região mais sustentável com maior desenvolvimento econômico.

Percebe-se que muitas empresas têm como foco apenas o crescimento econômico, ou seja, visam apenas à geração de lucro sem se preocupar com o meio ambiente e a sociedade a sua volta. Cada vez mais há a necessidade da busca pelo desenvolvimento sustentável sem agredir o meio ambiente, pois, os recursos naturais estão ficando cada vez mais escassos.

O que leva as pessoas de uma determinada região a não terem muitas expectativas de crescimentos é a má administração dos recursos públicos por parte dos governantes, ocasionando falta de incentivos a população, tais como: falta de trabalho, falta de lazer, educação precária, falta de segurança entre outros. Ao contrario do que acontecem, as pessoas não se devem acomodar. Uma alternativa seria a criação de uma associação comunitária para que onde todos pudessem se reunir e fazer com que seus direitos sejam cumpridos.

Cada ser humano tem que fazer sua parte para que se tenha ema sociedade mais digna e sustentável, pensando sempre nas gerações que estão por vir, pois, os recursos naturais são escassos e muitas vezes o homem causa danos que são irreversíveis.

Apesar das condições que temos hoje para adquirir informações sobre os acontecimentos no mundo atual, grande parte da população não tenho acesso ao que de fato está acontecendo com o Planeta Terra, é necessário que cada ser humano tenha um conceito de que a cada desperdício de água, desmatamento de reservas florestais, poluição e etc, estão matando aos poucos nosso planeta, não é fácil conscientizar todas as pessoas sobre este caos, principalmente aos adultos. Sabemos que o homem não vai parar de construir e transformar o mundo, por isso, temos que aprender a transformar de forma que não prejudique o meio ambiente, seguindo este pensamento, porque não investir mais nas nossas crianças que hoje são as nossas sementes para o futuro? Se uma criança é educada desde os primeiros dias que tiver contato com uma escola sobre o meio ambiente, ela terá mais chances de ser um adulto mais consciente sobre questões relativas a diversas culturas, ambientais e entre outras.

2 AGENDA 21

A Agenda 21 foi um dos principais resultados da conferência Eco-92 ou Rio-92, ocorrida no Rio de Janeiro, Brasil, em 1992. É um documento que estabeleceu a importância de cada país a se comprometer a refletir, sobre a forma pela qual governos, empresas, organizações não-governamentais e todos os setores da sociedade poderiam cooperar no estudo de soluções para os problemas socioambientais. Cada país desenvolve a sua Agenda 21 e no Brasil as discussões são coordenadas pela Comissão de Políticas de Desenvolvimento Sustentável e da Agenda 21 Nacional (CPDS). A Agenda 21 se constitui em um instrumento de transformação para sociedade, contemplando maior harmonia e equilíbrio levando em consideração entre o todo e as partes, promovendo a qualidade, não apenas a

quantidade do crescimento.

Com a Agenda 21 criou-se um instrumento aprovado pela OMF, internacionalmente, que tornou possível repensar o planejamento. Abriu-se o caminho capaz de ajudar a construir politicamente as bases de um plano de ação e de um planejamento participativo em extensão global, nacional e local, de forma gradual e negociada, tendo como meta um novo padrão econômico e civil.

As ações prioritárias da Agenda 21 brasileira são os programas de inclusão social com o acesso de toda a população à educação, saúde e distribuição de renda, a sustentabilidade urbana e rural, a preservação dos recursos naturais e minerais e a ética política para o planejamento rumo ao desenvolvimento sustentável. Mas o ponto importante dessas ações prioritárias é o planejamento de sistemas de produção e consumo sustentáveis contra a cultura do desperdício. A Agenda 21 é um plano de ação para ser adotado global, nacional e localmente, por organizações do sistema das Nações Unidas, governos e pela sociedade civil, em todas as áreas em que a ação humana impacta o meio ambiente.

3 PROPOSTAS

As propostas da Agenda 21 tem o objetivo à implantação do desenvolvimento sustentável, mas apresentam grande dificuldade de serem atingidas, pois propõe uma priorização da qualidade de vida e proteção ambiental em relação ao desenvolvimento econômico e esses ideais são dificilmente compatíveis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (51 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com