TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desenvolvimento Motor Depende ou Não Desses Fenômenos

Por:   •  10/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  572 Palavras (3 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 3
  1. O desenvolvimento motor depende ou não desses fenômenos? Explique.
  • Desenvolvimento social
  • Desenvolvimento cognitivo
  • Crescimento

R: Sim. Segundo o modelo de abordagem dinâmica de Esther Thelen, o desenvolvimento motor é de forma interacionalista entre estes 3 fenômenos: Desenvolvimento social, que trata as a ações do indivíduo perante ao meio social em que ele vive (ambiente, coisas, pessoas etc); desenvolvimento cognitivo que trata a capacidade de aprendizagem e processamento de informações no decorrer da vida. E em relação ao crescimento (desenvolvimento das estruturas físicas do indivíduo causado pela multiplicação e/ou aumento de células) é perceptível sua dependência para o ganho de alguma habilidade motora, já que o aumento da estrutura física do indivíduo facilita ou dificulta o ganho de habilidades motoras, independentemente da fase de desenvolvimento em que o indivíduo se encontra.

  1. Pré-formacionista x Interacionista – relembrem o caso dos irmãos Johny e Jimmy, reflitam e expliquem porque uma dessas concepções caracteriza melhor o desenvolvimento motor.

O estudo no caso dos irmãos Johny e Jimmy quebrou o paradigma de visão em que se acreditava que o indivíduo já tinha seu desenvolvimento definido por código genético, ou seja aspectos internos. O estudo mostrou a importância da interação do meio na formação do indivíduo comparando o desenvolvimento de dois irmãos gêmeos e revelando a diferença que o meio proporciona à duas pessoas de códigos genéticos semelhantes. Para nós essa concepção Interacionista explica melhor a concepção de desenvolvimento motor pois ela demonstra  o desenvolvimento como sendo multidimensional e não unidirecional como se acreditava anteriormente.  

  1. Porque o Gallahue entende o desenvolvimento motor a partir da analogia da ampulheta?

Gallahue explica o desenvolvimento motor a partir da analogia da ampulheta porque ela permite transmitir a ideia de que uma fase só se desenvolve com a maturação da fase anterior deixando explícito a interdependência entre as fases. Para ele não se passa de uma fase para outra diretamente o desenvolvimento apresenta etapas que não podem ser puladas.

  1. Imagine-se treinando um grupo de indivíduos com idade entre 11 e 12 anos. O que você espera com relação à interferência do fator crescimento?

O crescimento nessa idade é acelerado levando o indivíduo a perder um pouco do seu controle corporal, devido à sua noção em relação ao tamanho do seu corpo levando a uma maior dificuldade na realização dos movimentos.

  1. Relembre as apresentações de seminário, cite 5 fatores e explique como cada um deles influenciou o DM do caso apresentado.
  • O indivíduo que contém Síndrome do Down, tem uma melhor aprendizagem através da visualização, exemplificação (prática) do que na explicação propriamente dita (teoria).
    Os bebês criados em casa apresentaram maior desenvolvimento em relação aos que são criados em creche, porque ficavam mais tempo ativos, enquanto as crianças da creche, passavam mais tempo no berço, sem realizar atividades.
  • Os bebês que tem a natação como atividade semanais, apresentaram melhor desenvolvimento motor que bebês que apenas ficavam em atividades básicas diárias (engatinhar, por exemplo)
  • Pessoas entre 20 e 24 anos que praticam atividade ativa regularmente, apresenta um nível maior de aptidão física em relação aos que não as praticam regularmente.

  1. Qual das fases do DM do modelo de Gallahue te chama mais a atenção? Escreva sobre ela.

A Fase Motora Especializada chama mais atenção porque ela nos diferencia em relação aos outros indivíduos, tornando-nos um ser único, com habilidades únicas na realização de nossos movimentos. Ela é a que mais nos define como pessoa em relação as nossas vivências escolhas e gostos.

104gfd@gmail.com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (41.1 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com