TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento : Parte do trabalho: Discriminação racial

Por:   •  3/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  525 Palavras (3 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 3

Desenvolvimento :  Parte do trabalho: Discriminação racial.

    A história nos mostrou como os negros sofreram no passado com a escravidão e o preconceito. Separados dos brancos, os negros não eram respeitados e a discriminação não era algo raro. Mas com o tempo, o ser humano percebeu como tal atitude é completamente desnecessária e o racismo virou algo proibido por lei, tendo pena inafiançável.   De acordo com Mendes (2010) a palavra preconceito é formada pelo prefixo latino “pré” (anterioridade, antecedência) mais o substantivo “conceito” (opinião, reputação, julgamento, avaliação). O preconceito é, portanto, o conceito formado antes de se ter os conhecimentos necessários; é a opinião formada antecipadamente, sem maior ponderação.

    A discriminação racial sustenta a ideia da superioridade de uma raça em relação à outra, é algo formado a partir de crenças e juízos de valor que o homem sustenta sobre as diferenças raciais. É uma atitude sem reflexão, uma prática fundamentada na superioridade racial e consequentemente ignora e tem como inferior tudo que está relacionada à outra etnia. A diferença de cor neste caso torna-se uma justificativa para que pessoas preconceituosas a utilizem para julgá-los. Os preconceitos são óbvios quando cometidos, e raramente as pessoas assumem que são preconceituosas. Oliveira (2007) retrata muito bem isso em seu livro quando faz relatos de ALC1 uma aluna que se descreve preta do cabelo duro e que os alunos fazem saro dela por ela ser preta, essa aluna é muito discriminada pelos coleguinhas de classe e nem mesmo a professora a enxergava na sala. ALC era pouco participativa apesar de ser uma aluna atenta ao que está ocorrendo, esse seria um ponto de partida para se trabalhar o preconceito nessa sala de aula e não foi utilizado. Fatos como esse vêm ocorrendo há muito tempo no ambiente escolar; além disso, ocorrem discussões e estudos sobre o preconceito, racismo, pluralidade cultural entre todos os temas relevantes que menosprezam as pessoas.

       No século XX a questão racial ainda estava com toda força e fortemente marcado pelo período escravagista e junto dessa forte marca vem também à marca de que os negros são inferiores e por esse motivo eram escravizados. A discriminação racial está presente de várias formas na nossa prática cotidiana, muitas vezes ele se manifesta de modo declarado, quando pessoas discriminam as outras, com atitudes de desprezo, palavras de deboche dentre outras palavras discriminatórias. A discriminação se manifesta também de forma dissimulada; por meio de gestos, risos ou no próprio olhar de indiferença e principalmente no exercício cotidiano da linguagem. Segundo Santos (2001), “O racismo ocorre quando se atribui a um grupo determinados aspectos negativos em razão de suas características físicas ou culturais”. Durante todo esse tempo o negro vem sofrendo racismo pelas suas características físicas e culturais criticam seus lábios grossos, seus cabelos crespos e outros traços físicos que são bem marcados, e ainda criticam sua cultura trazida da África. Em outros países acreditam que aqui no Brasil vivemos em harmonia por ser um país multicultural, de fato éramos para viver numa paz constante se não fosse o negro ser colocado como inferior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (71.3 Kb)   docx (173.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com