TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O desenvolvimento do estudo de novas configurações familiares nos tempos modernos

Artigo: O desenvolvimento do estudo de novas configurações familiares nos tempos modernos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  Artigo  •  394 Palavras (2 Páginas)  •  440 Visualizações

Página 1 de 2

Este trabalho teve como objetivo principal o desenvolvimento de um estudo sobre as novas configurações da família na contemporaneidade. A escolha deste tema surgiu do interesse em compreender melhor questões que dizem respeito às várias transformações que vêm surgindo na constituição das famílias na atualidade. Este trabalho se justifica pela relevância do tema no cenário atual e sua abrangência dentro dos saberes psicossociológicos. É relevante, também, no sentido de buscar uma melhor compreensão acerca das novas constituições familiares fora do padrão nuclear. Logo, esta pesquisa possibilitará um maior entendimento acerca da complexidade das relações familiares contemporâneas com seus arranjos e rearranjos. Sem a pretensão de esgotar o assunto, foi feita uma revisão bibliográfica sobre as novas constituições familiares, principalmente a constituição homoparental, acreditando, pois, ser essa modalidade de família a que mais apresenta mudanças significativas nas relações conjugais e parentais. Há, também, uma revisão bibliográfica acerca de como se dão as constituições das funções paterna e materna nos “filhos” de casais de pessoas de mesmo sexo. Para alcançar os objetivos propostos neste trabalho, foi desenvolvida a pesquisa teórica, visando a emergir aspectos novos e a aprimorar questões já colocadas sobre a temática. O referencial teórico foi baseado em aspectos psicossociológicos, desse modo, utilizaram-se contribuições teóricas de vários autores, assim como contribuições teóricas da Psicologia Social para discorrer sobre a categoria família enquanto um processo social em constantes transformações, arranjos e rearranjos, tendo em vista que este referencial teórico tem produzido relevantes discussões acerca do tema. Tais discussões auxiliam na desmistificação de conceitos e de pré-conceitos que se formaram no decorrer da história, uma vez que, é uma corrente da Psicologia que busca compreender como se dá a construção do mundo interno a partir das relações sociais vividas pelo homem. O que foi constatado com esta pesquisa teórica é o quanto a família é importante e que, mesmo depois de tantas mudanças sociais, continua intocável no que diz respeito à sua função. Além disso, chega-se à constatação de que a família homoparental é igual a qualquer família tradicional, possuindo defeitos, limitações e necessidades similares às necessidades das famílias ditas “normais”.

Área do conhecimento: Ciências Humanas. Psicologia Social.

Palavras-chave: Contemporaneidade. Configurações. Transformações. Família Homoparental. Psicologia Social.

Referência da monografia:

SOUZA, Joelma Rodrigues da Costa. AS NOVAS CONFIGURAÇÕES FAMILIARES NA CONTEMPORANEIDADE: UMA CONSTRUÇÃO SOCIAL. 2012. Monografia (Conclusão do curso) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Faculdade de Psicologia, Belo Horizonte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com