TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O público E O Privado No Mundo Contemporâneo

Artigos Científicos: O público E O Privado No Mundo Contemporâneo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  578 Palavras (3 Páginas)  •  1.713 Visualizações

Página 1 de 3

O público e o privado no mundo contemporâneo

É de suma importância para o gestor público ter um conhecimento referente a esfera pública e esfera privada e suas características, com isso o mesmo poderá realizar uma boa administração. Podemos dizer que ao longo dos séculos a civilização foi elaborando questões relativas ao estado, exercício do poder e as relações entre o estado e a sociedade. E este estudo foi uma forma de refletir sobre qual o papel que o gestor público tem nas esferas estaduais, municipais e federal.

Portanto vamos destacar as delimitações entre a esfera pública e privada, e por que estiver dentro da esfera pública, consequentemente deve estar fora da esfera privada, mas ambas estão relacionadas. Com isso podemos definir a esfera pública como sendo uma construção do intelectual e coletivo, onde os indivíduos são sempre concebidos como cidadão. Já a esfera privada os indivíduos serão concebidos como pessoas físicas ou jurídicas que buscam satisfazer seus interesses particulares. A esfera pública nada mais é do que a ação do estado e a esfera privada e a ação dos indivíduos dentro da sociedade civil.

Um ponto importante é a excelência do público sobre o privado, onde o estado vem sempre em primeiro lugar, mas isso pode ser justificado por que a prioridade e o interesse coletivo. A primazia do público sobre o privado vai se fundamentar na contraposição entre o interesse coletivo e o interesse individual, mas o bem comum não vai resultar na soma dos bens individuais, devido a isso os interesses individuais devem ser subordinados aos interesses coletivos, ou seja, ao bem público.

A diferença entre organização e instituições, as organizações são todas as associações do setor privado e tem interesses próprios e objetivos variáveis com o decorrer do tempo, as instituições são as organizações públicas que podem ser classificadas em duas categorias administração direta e indireta, tem objetivos permanentes e que são perseguidos em favor de toda a coletividade.

Um fator importante dentro da esfera privada é a questão da liberdade negativa “os dois nãos”, sendo que o mesmo poderá fazer tudo aquilo que a lei não proibir e deixar de fazer aquilo que a lei não obriga. Já o estado vai ser obrigado a fazer somente aquilo que a lei mandar, só poderá fazer o que a lei expressamente autorizar. Sendo assim podemos dizer que a liberdade negativa vai delimitar a liberdade dos indivíduos dentro da sociedade civil e o direito positivo vai determinar o poder do estado sobre a sociedade.

O estado poderá interferir em varias coisas, por exemplo ele tem a liberdade de desapropriar um particular quando houver necessidade pública, utilidade pública e interesse social. Então sempre devemos estar conscientes de que a fronteira entre o público e o privado é flexível, mutável no tempo e no espaço, onde uma determinada coletividade nacional vai julgar ser de interesse coletivo ou não.

O estado e o servidor público tem uma forma bem diferente de se relacionar da empresa e seus empregados. A empresa tem a liberdade de contratar, demitir e fazer novos investimentos. Os servidores públicos são admitidos através de concurso público, tem estabilidade e sua relação com estado e que este se torna um agente público.

Concluído a leitura vamos ter uma visão clara sobre as relações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com