TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é sociologia e qual sua importância.

Por:   •  28/3/2016  •  Seminário  •  2.188 Palavras (9 Páginas)  •  628 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

Atividade Primeira Unidade de Sociologia.

Professor: Thadeu de Sousa Brandão.

Discente: Tales Emanuel Mendes de Lima

   Mossoró-RN                                                                                                     

  1. O que é sociologia e qual a sua importância para a sociedade? Disserte (mínimo 10 linhas).

      Enquanto cidadãos, estamos inseridos em um conjunto que nos coloca a estar em uma relação constante, transformando o meio o qual estamos inseridos, formando o que chamamos de sociedade, isso seria um entendimento genérico do que seria a sociologia, a ciência que surge com o objetivo de compreender e explicar as transformações que ocorre na sociedade.

      Diante do exposto, torna-se explícito a importância de termos uma ciência, coM os objetivos da sociologia, pois é a partir dela que conseguimos compreender os processos sociais que nos rodeiam, sejam em escalas maiores como as guerras mundiais, ou conflitos religiosos, étnicos que ocorrem pelo mundo, ou em escala menores e mais próximas de nós, a exemplo das relações que acontecem em nosso bairro, em nossa rua.

     

2) Leia com atenção a expressão abaixo e responda: “A revolução industrial representou o triunfo da indústria capitalista, capitaneada pelo empresário capitalista que foi pouco a pouco concentrando as máquinas, as terras e as ferramentas sob seu controle, convertendo grandes massas humanas em simples trabalhadores despossuídos. O artesão não apenas perdeu seus instrumentos de trabalho, mas foi submetido a uma severa disciplina fabril, o que representou a desintegração, o solapamento de costume e instituições até então existentes e a introdução de novas formas de organizar a vida social. A formação de uma sociedade que se industrializava e urbanizava em ritmo crescente implicava a reordenação da sociedade rural, a destruição da servidão, o desmantelamento da família patriarcal, etc.” (Carlos Benedito Martins. O Que é Sociologia).

a) Diante do quadro traçado acima, como se justificaria o aparecimento da sociologia? Explique.

      A revolução Industrial que acontecera entre os séculos XVIII E XIX, e teve seu berço na Europa, principalmente Inglaterra foi um grande marco na história da Humanidade, podendo destacar-se neste fenômeno social, duas contribuições relevantes, a primeira dela o trabalho assalariado, e a utilização das máquinas nos meio de produção, esses dois acontecimentos incidiram de forma direta, para o aparecimento da sociologia, pois com isso surgiu um cidadão que agora tinha um salario, e se tornara um consumidor, acontecendo também aqueles que foram substituídos pelas máquinas, tiveram que tomar novos rumos para garantir a sobrevivência.

     Um outro exemplo que podemos citar, que ocorreu em virtude da Revolução Industrial, foi o êxodo rural em algumas localidades , que este êxodo contribuiu para um outro fenômeno que precisamos recorrer a sociologia para uma melhor compreensão, os homens e melhores que viviam no campo, não tinham mais onde trabalhar, as máquinas ocuparam seus lugares, então partiram para a zona urbana, e surge o grande crescimento da urbanização, que trás consigo uma série de outros fatores, como as periferias nos grandes centros urbanos.

   

b) Que papel ela se propunha em seu surgimento?

     A sociologia surge, com o papel de compreensão destes novos cenários, novas ordenações sociais, buscando explicar o surgimento dos grandes centros urbanos, e as relações capitalistas, que também seguem em intensidade nesta época, estas transformações advindas dos séculos XVIII e XIX, foram de supra importância para o surgimento da sociologia, pois foi uma época de grandes transformações  na sociedade.

  1. "Os homens do século XIX ensurdecem a história com o clamor de seus desejos. (...) Longe dos odores do povo - é conveniente arejar após a permanência prolongada da empregada, após a visita da camponesa, após a passagem da delegação operária - a burguesia, desajeitadamente, trata de purificar o hálito da casa. Latrinas, cozinha, gabinete de toalete pouco a pouco deixarão de exalar seus insistentes aromas. (...) O que significa esta acentuação da sensibilidade? Que tramas sociais se escondem por detrás desta mutação dos esquemas de apreciação?" (CORBIN, A., "Sabores e Odores", S. Paulo, Cia. das Letras, 1987). Responda as duas questões colocadas pelo autor.

     A sensibilidade, da qual o autor faz referência estar relacionada ao status social mantido pela burguesia, a partir da exploração feita sobre o proletariado, sua sensibilidade se observarmos pelo ótica do dominado, passa ser uma insensibilidade, pois no primeiro caso o que torna-se soberano é manter seu status quo, no entanto esta acentuação da sensibilidade, esta ligada apenas a aspectos de costumes de classe e bens materiais, o lado de quem o mantém nesse patamar não é atingido por esta sensibilidade.

      Como afirma Corbins, existem os sabores e os odores, as tramas que se escondem, são em sua maioria as relacionadas as relações sociais, aquelas ligadas a relação de quem domina e de quem é dominado.

  1. A revolução industrial começou na Inglaterra no século XVIII e atingiu o continente europeu no século XIX. Novas fontes de energia, combinadas com novas invenções, resultaram em transformações extraordinárias, fazendo surgir a indústria moderna, alterando as condições de vida, bem como a estrutura da sociedade. Indique algumas das transformações sociais ocorridas em países europeus do século XIX, decorrentes da revolução industrial, em particular aquelas relativas às condições de vida e de trabalho. 

      Este período ficou marcado pelas relevantes transformações que houveram no continente Europeu, que não ficara somente nele, se expandiu por toda a humanidade, algumas transformações forma destaque nesta conjuntura, estando ao centro o trabalho, sendo o meio de transformação da sociedade, estando a transformar não só o espaço, mas as relações sociais da época, do trabalho assalariado, surge também as ações que sustentam o sistema capitalista, que é o consumismo, a sociedade é voltada neste momento para a conquista do lucro, e este é alcançado da relação de exploração do proletariado, através do que Karl Marx denomina de mais-valia, uma outra transformação bastante relevante foi o crescimento dos centros urbanos, as populações migram de froma intensa para a zona urbana, formando os centros urbanos, e as condições de vida dos cidadãos passam a ter uma diferenciação relevante, podendo ser percebível até mesmo, nos territórios ocupados pela burguesia, e os ocupados pelos proletariados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (122.5 Kb)   docx (31.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com