TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prova E Provinha Brasil

Artigo: Prova E Provinha Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/4/2014  •  3.155 Palavras (13 Páginas)  •  811 Visualizações

Página 1 de 13

1 INTRODUÇÃO

Relatório de estágio supervisionado do dia treze de maio de dois mil e treze a vinte nove de maio de dois mil e treze, na Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental escola EMEB Pioneiros de Canarana localizada na Rua Horizontina n.º 734, Bairro: Nova Canarana, Canarana – MT.

Estabelece objetivos para o ensino, gerais e específicos. Define as linhas de atuação, em função dos objetivos e do perfil da comunidade e dos alunos. Propõe metas a serem atingidas. Elabora os conteúdos curriculares. Acompanha e avalia o rendimento das propostas pedagógicas, dos objetivos e o cumprimento de metas. Avalia o desempenho dos alunos, do corpo docente e da equipe escolar como um todo. A escola oferece educação infantil de quatro anos a cinco anos ao 5º ano do ensino fundamental, sendo através de series completas. O número de alunos matriculados na escola é de 311, as turmas são formadas com 20 a 25 alunos por sala. O corpo docente da escola é composto por 12 professores. A equipe administrativa é composta por: Diretora e Secretaria.

O Estágio Supervisionado é o primeiro contato que

o aluno-professor tem com seu futuro campo de atuação. Por meio da observação, da participação e da regência, o licenciando poderá refletir sobre e vislumbrar futuras ações pedagógicas. Assim, sua formação tornar-se-á mais significativa quando essas experiências forem socializadas em sua sala de aula com seus colegas, produzindo discussão, possibilitando uma reflexão crítica, construindo a sua identidade e lançando, dessa forma, “um novo olhar sobre o ensino, a aprendizagem [e] a função do educador”.

2 ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

2.1 ASPECTOS ORGANIZATIVOS DO ESTÁGIO

Com carga horaria de 52 horas. O estagio será de forma participativa com contribuição de todos os alunos, a participação de todos será o ponto forte desse estagio.

PÚBLICO ALVO: Alunos da Educação Infantil e Fundamental.

O estagio supervisionado será realizado de modo a uma observação da escola, considerando aspectos vivenciados no dia a dia, rotina da escola, atividades desenvolvidas, projetos e participação da comunidade.

2.2 A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL

A Prática Profissional, entendida aqui como Estágio Supervisionado, tem como

principal objetivo proporcionar ao aluno o contato com a realidade na qual atuará. Caracteriza-se como um momento de análise e apreensão do contexto real, sendo um

elemento indissociável do conhecimento teórico. É parte integrante do processo de

formação inicial e constitui-se como o espaço, por excelência, em que se realiza a união dialética entre a teoria e a prática.

Proporcionar ao aluno conhecimento sobre a realidade na qual atuará.

Oportunidade para apropriar-se do conhecimento propiciado pela prática.Desenvolvimento de um processo de reflexão sobre a relação dialética estabelecida entre a teoria e prática.

Desenvolvimento de uma formação baseada no contexto real de atuação.

Oportunidade de interagir com os profissionais experientes.

Vivenciar exemplos práticos para discussões acadêmicas.

3 CAMPO DE OBSERVAÇÃO E INTERVENÇÃO

3.1 CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

Escola Municipal de Educação Básica

“Pioneiros de Canarana”

Endereço: Rua Horizontina n.º 734, Bairro: Nova Canarana.

Canarana – MT

A escola “Pioneiros de Canarana” funciona nos horários matutino e vespertino, com series inicias do ensino fundamental.

A escola realiza encontros com atividades administrativas e pedagógicas, além de planejamento de ações e estudos com professores, funcionários e comunidade escolar conforme a necessidade para troca de ideias sobre o andamento escolar e questões pertinentes à educação.

O calendário escolar é composto de 202 dias letivos assim distribuídos: 1.º Bimestre 50 dias; 2.º Bimestre 47 dias; 3.º Bimestre 53 dias e 4.º Bimestre 52 dias, com 04h30min horas diárias, sendo que meia hora será destinada a Recuperação Paralela para educandos com dificuldades de aprendizagem.

A Escola Municipal de Educação Básica “Pioneiros de Canarana”, situada a Rua Horizontina, bairro Nova Canarana, iniciou suas atividades no dia 04 de agosto de 1997, como Extensão Progresso, pois a Escola Progresso já não atendia a grande demanda de alunos no bairro. Aos 13 de fevereiro de 1998 criou-se através do projeto de Lei n.º 352/98 a escola denominada EMPG “Pioneiros de Canarana”, em homenagem aos pioneiros deste município.

O estabelecimento começou a funcionar com 130 alunos e 10 funcionários, trabalhando no período matutino e vespertino.

Em 1998 a escola foi ampliada com mais duas salas de aula, funcionando com 289 alunos e 13 funcionários, tendo também classes de Aceleração de Aprendizagem.

Em 1999 o número de alunos aumentou para 318 matrículas, sendo que a escola não suportava tamanho número, alguns foram transferidos para outra escola através de acordo feito entre os pais e a escola, permanecendo assim uma média de 290 alunos em nosso estabelecimento.

A autorização de funcionamento deste estabelecimento deu-se no ano de 2000 sob o n.º 057/00.

Foram construídas mais duas salas, funcionando 14 turmas de Pré-Escola à 4.ª série, num total de 411 alunos e 21 funcionários, sendo 15 professores, 01 coordenadora, 01 diretora e 04 funcionárias.

Em 2001, a Escola atendeu um total de 414 crianças, distribuídas em 14 turmas, sendo 03 turmas da Educação Infantil com 101 alunos e 11 turmas de I a IV com 313 alunos.

Em 2002 a escola funcionou com 360 alunos, distribuídos em 12 turmas com 12 professores.

Em 2003, a Escola atendeu aproximadamente 408 alunos, distribuídos em 14 turmas. O quadro de funcionários foi composto por 13 professores, 01 secretária, 01 diretora, 02 merendeiras, 03 encarregadas da limpeza e 01 vigiam.

Em 2004, atendemos um total de 381 alunos, distribuídos em 14 turmas. O quadro de funcionários constituído por 13 professores, 01 diretora, 01 secretária, 02 merendeiras, 03 encarregadas da limpeza e um vigia.

Em 2005 foram atendidos 385 alunos, distribuídos em 14 turmas. O quadro de funcionários ficou constituído por 14 professoras, 01 professora articuladora, 01 diretora, 01 secretária, 02 merendeiras, 03 encarregadas da limpeza e um vigia.

Em 2006, foram matriculados 370 alunos, distribuídos em 14 turmas. A escola funcionou com equipe de 12 professores, uma articuladora, uma diretora, um secretário, um vigia e cinco funcionárias entre nutrição e limpeza.

No final de 2006 a escola conseguiu, através de negociação com a SEMEC e Prefeito Municipal, a reforma geral da escola, visando melhorar as instalações físicas, pintura, iluminação e ventilação, no sentido de melhorar a qualidade de ensino dos educandos.

Em 2007 foram matriculados 347 Alunos, sendo 46 do 1.º Ano do Ensino Fundamental de nove anos, introduzido nas escolas nesse ano letivo. A equipe da escola é composta por uma diretora, um secretário, 11 professores, dos quais 3 atuam nos dois períodos, seis funcionárias (1 efetivada em fevereiro de 2007) e duas professoras para a Sala de Recurso, conquista das escolas para o ano letivo de 2007.

Em 2008 foram matriculados 385 alunos, sendo que, em média, 60 alunos frequentam a escola nos dois períodos por participarem da Sala de Recurso.

Em 2009 foram matriculados aproximadamente 400 alunos, sendo 8 turmas no período matutino e 8 no período vespertino. A escola funciona com 25 funcionários entre professores, secretário, funcionárias e diretora.

Em 2010 foram matriculados 350 alunos, sendo 7 turmas no período matutino e 7 turmas no período vespertino. A equipe da escola é composta por 23 funcionários, sendo 1 diretora, 1 secretário, 2 vigias, 4 agentes de limpeza, 2 agentes de nutrição e 13 professores, dos quais 4 atuam nos dois períodos.

Para atender melhor aos interesses da comunidade escolar, a escola oferece todas as séries em ambos os turnos (matutino e vespertino).

Para desenvolver os projetos e propostas da escola, esta disponibiliza de alguns recursos de apoio ao professor e equipe escolar; sendo alguns adquiridos pela SEMEC e outros pelo corpo docente, APM e recursos próprios deste estabelecimento.

3. 2 A ROTINA OBSERVADA

Durante o estagio foi possivel observar a rotina da instituição , embora cada turma se organizassem de diferentes maneiras. São feitas brincadeiras no patio de forma que todos se interagem, no primeiro horario todos em fila e bem organizado é cantado o hino nacional, o primeiro horario funciona das 07:00 às 09:15 com itervalo de 45 minutos, nesse momento os alunos se recolhem para a area externa da escola aproveitando cada minuto desse intervalo com muitas brincadeiras, expressoes, fala, momento liberdade. Na sala de aula pude observar uma complexidade muito grande entre aluno e professor, é trabalhado na sala formas de escrever, letra de fôrma e letra cursiva dando ao aluno liberdade para se adaptar a melhor forma de escrever.

São organizada atividades que dê ao aluno reflexão daquilo que se aprende ex: atividade com letras de musica, historias de animais, diferença entre o que é uma palavra e uma frase, como organizar seu caderno etc. A escola “Pioneiros de Canarana” organiza suas atividades pedagógicas em conjunto (professores, funcionários, direção e APM), através de reuniões, estudos, planejamento, encontros conforme a necessidade, por ano/série para discussão de possíveis soluções para os problemas e dificuldades que algumas crianças apresentam. Nestes encontros, também é feita uma avaliação do desempenho de cada turma de alunos e um planejamento mais unificado, porém, o desenvolvimento das ações propostas deve ser flexível, podendo, portanto, variar de turma para turma conforme a necessidade e realidade.

O Planejamento anual foi feito de forma global e interdisciplinar, unificando todas as escolas do município, contemplando os conteúdos mínimos por ano/série. O planejamento diário deve ser flexível, podendo variar de acordo a necessidade de dado momento.

A bibliteca escolar tem a finalidadede atendimento ao corpo discente, docente e comunidade pretendendoa consulta para enriquecimentodo conhecimento e trabalho de pesquisa. A organização e funcionamento da biblioteca escolar são determinados pela direção ou coordenação e secretatia da escola juntamente com o corpo docente atendendo as necessidades e conveniencias de ordem administrativas ou didatico pedagogica em qualquer época.

O(a) aluno estagiário (a) deverá observar como ocorre a gestão administrativa e pedagógica da Instituição verificando como são aplicados ou aproveitados os recursos que a instituição recebe ou dispõe;

O corpo docente juntamente com a APM e a comunidade escolar no uso de sua autonomia, discutiu e aprovou que quando necessário se faça uso do espaço da escola para reuniões comunitárias, sendo que após seu uso haja tempo hábil para a limpeza e organização do mesmo. São organizados encontros pedagógicos e grupos de estudos coletivos e por ano conforme a necessidade visando maior integração dos profissionais da educação e a discussão coletiva dos problemas e das dificuldades encontradas no dia-a-dia.

A escola realiza comemorações para integrar comunidade e escola, tais como:

• Páscoa;

• Dia das Mães;

• Festa Junina;

• Família na Escola;

• Dia dos Pais;

• Dia do Estudante;

• Dia da Criança;

• Dia do Educador;

• Dia dos pais na escola (bimestral);

• Gincanas;

• Jogos intercalassem;

• Jogos escolares

• Palestras

A legitimidade da Associação de Pais, Mestres e professores é assegurada em estatuto próprio, o qual será submetido à homologação do diretor, da secretaria municipal de Educação e Cultura, bem como, toda e qualquer modificação estatutária. Debatemos assuntos relacionados com assistência em geral dos educandos, tendo em vista o bem estar dentro e fora da escola. São promovidos eventos que resultem em obtenção de fundos para atender as necessidades da escola. As verbas são aplicadas em equipamentos, materiais didáticos e capacitação de corpo docente da escola.

O(a) aluno estagiário (a) deverá observar como é organizado o trabalho dos profissionais da instituição (diretor, pedagogo, professores e funcionários em geral); A avaliação do PPP é feita no início de cada ano letivo, sendo reformulado conforme a necessidade.

O sistema de avaliação desenvolvido na Escola é diagnóstico, processual, contínuo, qualitativo e final, de forma objetiva e com parecer descritivo, utilizando como critérios a assiduidade, participação, leitura e interpretação (oral/escrita) individual e em grupo, oralidade, comportamento, realização de tarefas, respeito, interesse, organização, produção textual e envolvimento do aluno nas atividades propostas nas diferentes disciplinas e, principalmente, seu crescimento pessoal e intelectual.

A referida avaliação tem critérios definidos pelo corpo docente deste estabelecimento de ensino, demais escolas municipais e equipe da SEMEC, e, previamente discutidos com os educandos, devendo o professor marcar os itens de acordo a legenda da ficha avaliativa. Os espaços na ficha para observações deverão ser criteriosamente preenchidos para que os pais possam acompanhar melhor o desempenho de seus filhos em cada bimestre, observando-se o crescimento e ou retrocesso de cada educando.

Os pais dos educandos com baixo rendimento deverão ser informados pela escola, registrando-se sua presença para fins de acompanhamento do desempenho do aluno.

A EMEB Pioneiros de Canarana desenvolve suas atividades numa perspectiva sócias construtivistas e conforme surgem às dificuldades, problemas ou dúvidas, buscam-se alternativas e metodologias com vistas a desenvolver um processo de aprendizagem voltado para o desenvolvimento integral do aluno. Cabe ao professor cumprir e fazer cumprir os horários estabelecidos pela Escola, tanto no início como no término das aulas,

Manter absoluta assiduidade, comunicando em tempo a direção de eventuais faltas que se tornarem necessárias; zelar pela disciplina geral da Escola, particularmente pela disciplina de sua classe; acatar as decisões da Direção da Escola e equipe de Assessoria Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação;

Comparecer às reuniões e outros eventos ligados à educação sempre que forem convocados; interessar-se por cursos de capacitação, visando uma educação permanente; colaborar com a direção da Escola na organização e execução dos trabalhos.

Complementares de caráter cívico, cultural e recreativo da comunidade; A Recuperação é uma estratégia de intervenção no processo educativo para o educando com dificuldade de aprendizagem. Será ministrada sob duas formas: CONTÍNUA no decorrer das aulas, constituída de intervenções pontuais e imediatas, levantadas através da avaliação diagnóstica e sistemática do desempenho do educando. E PARALELA, estas atividades serão desenvolvidas fora do horário regular de aula, com duração variável em decorrência da avaliação diagnóstica.

Os alunos com dificuldades de aprendizagem são atendidos na sala de recurso em período extraescolar.

São retidos os alunos que mesmo após as aulas de recuperação e Aulas de Recurso não conseguirem atingir o mínimo dos objetivos propostos, ou seja, que não conseguem obter crescimento intelectual e pessoal mínimo dentro do proposto.

Os currículos são organizados com os conteúdos e objetivos determinados em Lei, levando se em consideração as peculiaridades locais. A organização curricular inclui em seus componentes temas variados (ética, pluralidade cultural, meio ambiente, saúde e temas locais) de forma a promover e legitimar as relações pessoais e sociais.

3. 3 PROPOSTA DE INTERVENÇÃO: ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

Confecção de cartazes sobre o ciclo da água na natureza;

Iniciar as atividades dialogando com os alunos, no sentido de registrar o que os alunos já sabem sobre o tema e a relação que estabelecem com sua vida. Neste primeiro momento é importante que o Professor estimule a turma a participar e que registre os conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema proposto: "Os ciclos da água na natureza".

Junto com a turma, organize um cartaz, para ser afixado no edital da escola com as intenções dos alunos e as ações da turma a serem incorporadas em seu cotidiano sobre o uso consciente da água.

Por exemplo: Podemos evitar o desperdício de água potável, racionalizando o consumo de água dos rios e demais locais de coleta. Vamos preservar as matas, florestas e vegetação natural de nossa região, áreas verdes de nossa casa, nossa rua, pois estas mantêm o equilíbrio ecológico e a temperatura ideal para nosso planeta.

PROJETO DE INTERVENÇÃO:

PROJETO DE INTERVENÇÃO

- CONTEÚDO:

O conteúdo a ser trabalhado tem como tema“A água como fonte de vida”. Trabalhar a concientização dos alunos sobre o uso da água e a sua importância para nossa sobrevivência.

- INTRODUÇÃO:

Este projeto visa ajudar professores e alunos no trabalho de conscientização da população em relação à cultura de preservação da água, mostrando suas múltiplas formas de uso, os ciclos da mesma, sua importância para a vida e para a história dos povos.

- JUSTIFICATIVA,

O trabalho com o tema “água, fonte de vida” que se propõe aqui, deverá apresentar para as crianças uma visão ampla que envolve inúmeros problemas que o mundo atual vem enfrentando com relação à falta de água. O projeto deve ser desenvolvido visando proporcionar aos alunos uma grande diversidade de experiências, com participação ativa, para que possam ampliar a consciência sobre as questões relativas à água no meio ambiente, e assumir de forma independente e autônoma atitudes e valores voltados à sua proteção e conservação.

- OBJETIVOS

Ajudar os alunos a descobrirem os sintomas e as causas reais dos problemas que o Brasil vem enfrentando com a poluição e a falta de água, onde possam: reconhecer que a qualidade de vida está ligada às condições de higiene e saneamento básico, à qualidade do ar e do espaço; levar os alunos a entenderem que o equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;

- conscientizar que a água não deve ser desperdiçada, nem poluída, etc.

O professor deverá elaborar os conteúdos específicos de acordo com seus interesses e de seus alunos, com conceituais, procedimentais e atitudinais.

- METODOLOGIA

Através das experiências já vividas pelos alunos no seu âmbito familiar, a principal função desse projeto é de contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem diante da realidade em que o mundo vem enfrentando com a poluição e a escassez de água. Para isso, é necessário que mais do que informações e conceitos, mas atitudes e formação de valores, que serão apreendidos na prática do dia-a-dia, no meio social.

RECURSOS METODOLÓGICOS

Conversar com os alunos sobre a importância da água para o nosso organismo e o meio em que vivemos, utilização de materiais para a montagem de um mural sobre o assunto, em lugar visível a toda comunidade escolar.

- PROPOSTA DE AVALIAÇÃO

Será feita de forma contínua, mediante relatórios individuais e coletivos sobre o desempenho dos alunos em cada atividade. Neles, serão registrados o interesse, o cumprimento de tarefas, a participação no grupo e a assimilação dos conteúdos; e com a montagem de exposições dos trabalhos.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Estágio supervisionado é um momento muito importante na vida dos discentes, pois é nessa fase que encontramos a possibilidade de colocar em prática os fundamentos teóricos que são ensinados na academia, correlacionando ao cotidiano escolar. Portanto, o estagiário entra em contato com o mundo escolar, observando, registrando e coletando informações que irão auxiliá-lo a diagnosticar o problema central que será trabalhado no seu projeto de intervenção.

Para a experiência de estágio ser bem sucedida, necessitamos contar com uma excelente orientação, que além de auxiliar durante todo o percurso, amplia nosso olhar ultrapassando as verdades aparentes, dialoga sobre os possíveis imprevistos que possam ocorrer nos desafiando a criar alternativas.

O estágio supervisionado também possibilita ao discente atuar em várias áreas, projetar um olhar crítico para o mercado de trabalho, bem como aprender a observar, problematizar e buscar soluções que acontecem nas áreas que pretendem atuar.

MOSTRA DE ESTÁGIO

A Escola Municipal de Educação Básica “Pioneiros de Canarana”, situada a Rua Horizontina, bairro Nova Canarana, iniciou suas atividades no dia 04 de agosto de 1997, como Extensão Progresso, pois a Escola Progresso já não atendia a grande demanda de alunos no bairro. Tem uma predominância de alunos vinda de famílias de classe baixa.

A escola é composta com professores capacitados para exercer sua função de educador todos co

...

Baixar como  txt (21 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »