TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prova E Provinha Brasil

Artigos Científicos: Prova E Provinha Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  979 Palavras (4 Páginas)  •  562 Visualizações

Página 1 de 4

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

JACIARA LUZ DE SOUZA

PESQUISA SOBRE A PROVA BRASIL E PROVINHA BRASIL

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

2014

JACIARA LUZ DE SOUZA

PESQUISA SOBRE A PROVA BRASIL E A PROVINHA BRASIL

Trabalho interdisciplinar da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

2014

SUMARIO

Introdução ..................................................................... 1

Desenvolvimento ..................................................................... 3

Conclusão ..................................................................... 6

Referencia ..................................................................... 7

INTRODUÇÃO

O assunto abordado será para esclarecer qual a finalidade dessas provas que os alunos fazem organizadas pelo governo, mas que a maioria dos pais não sabe pra que serve essa prova e muitas das vezes não chega nem ao seu conhecimento. Aqui tem uma explicação simples e detalhada nos dizendo qual o objetivo que se pretende alcançar na aplicação dessas provas para que o governo tenha uma espécie de balanço geral sobre a educação oferecida no país e estabelecendo assim metas e melhor preparação para professores e pedagogos para que nossas escolas públicas ofereçam uma educação com mais qualidade fazendo com as nossas crianças alcancem a vitória de alcançar um ensino mais qualificado.

DESENVOLVIMENTO

A prova Brasil foi idealizada para produzir informações sobre o ensino oferecido por município e escola, individualmente, com o objetivo de auxiliar os governantes nas decisões e no direcionamento de recursos técnicos e financeiros, assim como a comunidade escolar no estabelecimento de metas e implantação de ações pedagógicas e administrativas, visando à melhoria da qualidade de ensino.

É uma avaliação que compõe o sistema nacional de avaliação da educação básica, é desenvolvida e realizada pelo Instituto nacional de estudos e pesquisas educacionais. Sua primeira edição ocorreu em 2005, seguindo as recomendações dos parâmetros curriculares nacionais e contando com um questionário que coletou informações sobre seu contexto social, econômico e cultural.

A prova Brasil é destinada a alunos de quinto e nono ano do ensino fundamental e terceiro ano do ensino médio, a prova mede os conhecimentos dos estudantes em leitura, resolução de problemas e ciências destinadas a alunos da turma do nono e do terceiro ano.

É importante que todos participem, pois assim teremos uma ampla visão do ensino-aprendizagem da instituição demonstrando os níveis de aprendizados que os alunos alcançaram, fazendo um balanço da situação educacional do país, visando não avaliar apenas o aluno e obter resultados para promover um diagnóstico da situação do ensino no país já que todos os dados coletados servem para calcular o IDEB (Índice de desenvolvimento da educação básica).

Além da prova Brasil, o INEP criou a provinha Brasil, uma avaliação que tem por objetivo identificar problemas no processo de alfabetização das crianças do segundo ano do ensino fundamental. Poe um período essa provinha era apenas de leitura, porém em 2011 foi incluída uma prova para o conteúdo d matemática. Desde então ambas as disciplinas são avaliadas duas vezes ao ano de forma cíclica e contribuindo assim para o desenvolvimento de ações para um melhor aprendizado. Esta prova não é obrigatória, a escola decide se quer participar, porém é importante que todos participem e realizem a provinha utilizando assim dos seus resultados para um replanejamento das ações pedagógicas da escola.

Questão da prova Brasil

Atividade: Para uma temporada curta, chegou a cidade o circo fantasia, com palhaços, mágicos e acrobatas. O circo abrirá suas portas ao público às nove horas e ficará aberto durante nove horas e meia. A que horas o circo fechará?

A – 16h30

B – 17h30

C – 17h45

D – 18h30

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com