TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O surgimento da sociologia

Seminário: O surgimento da sociologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2014  •  Seminário  •  1.065 Palavras (5 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 5

O surgimento da Sociologia foi marcado por movimentos e revoluções responsáveis pelo surgimento da modernidade. Tais eventos, ao transformarem o cenário social, fizeram surgir diversos problemas que precisavam ser explicados e compreendidos pela razão humana. Assim, a Sociologia nasce, neste contexto, como uma tentativa de resposta, isto é, como uma ciência social que objetiva explicar a sociedade.

a)Disserte sobre o contexto histórico do surgimento da Sociologia relacionando-a aos movimentos e Revoluções citadas e explicando o porquê dessas terem determinado a transformação da sociedade do século XIX. (Entre 10 a 15 linhas). (Vale 1,5 pontos)

R: A sociologia se consolidou a partir de duas revoluções: A Revolução Francesa ( marco da transformação política) e a Revolução Industrial ( marco de transformação econômica). Trazendo mudanças na vida social, o fim de algumas tradições e a substituição do homem pela máquina.

A Revolução Francesa foi conduzida pela burguesia e lutavam pelo poder politico e suas ideias eram Liberdade, Igualdade e Fraternidade. Com influencias dos filósofos acreditavam que poderiam cria uma nova ordem social, erguida contra as velhas instituições monárquicas e religiosas, onde foram criadas as eleições dando direito a todos os cidadãos.

A Revolução Industrial marcou a criação da atividade industrial e fabril, com isso grande parte dos camponeses perderam seus empregos e não estavam protegidos por leis trabalhistas. Com tudo a cidade tão pouco havia condições moradia para abrigar a todos.

b) Pesquise na internet evidências (texto-reportagem, artigo ou figura, foto, charge, pintura, etc.) que confirmem algumas das consequências das revoluções industrial e francesa na atualidade e as reproduza em sua AD (cópia de figura, reportagem de meio eletrônico, colagem de figuras, etc). Relacione as evidências reproduzidas às revoluções estudadas, explicando como as evidências indicam a influência das revoluções supracitadas. (não esqueça de citar a fonte de sua pesquisa). (Vale 1,5 ponto)

A Revolução Industrial se originou na Inglaterra e revolucionou a produção com o uso de máquinas à vapor e transformações no sistema de trabalho da época, onde essa transformação foi um marco decisivo na história e suas consequências sentimos até os dias atuais.

Gerando algumas consequências como aumento da produção em menos tempo, desenvolvimento de maquinas e tecnologia, diminuição do trabalho artesanal, crescimento desordenado das cidades, gerando problemas de moradias, aumento da poluição do ar com a queima do carvão mineral para gerar energia para as máquinas.

http://www.suapesquisa.com/industrial/consequencias.htm

A Revolução Francesa gerou diversas consequências:

Como o estimulo do desenvolvimento capitalista da França, significou a derrubada do antigo regime, e dando inicio a um processo entre separação entre Igreja e o Estado, eleições e estimulando outros movimentos liberais.

http://francaxviii.blogspot.com.br/p/revolucao-gerando-consequencias-em.html

Questão 2:

Estabeleça a relação entre a letra da Música “Pequeno Cidadão”, de Arnaldo Antunes e Antônio Pinto, ao conceito e aos elementos caracterizadores do fato social. (Entre 10 e 15 linhas) (Vale 3,0 pontos)

Pequeno Cidadão

Agora pode tomar banho,

Agora pode sentar pra comer,

Agora pode escovar os dentes,

Agora pega o livro, pode ler.

Agora tem que jogar videogame,

Agora tem que assistir TV,

Agora tem que comer chocolate,

Agora tem que gritar pra valer!

Agora pode fazer a lição,

Agora pode arrumar o quarto,

Agora pega o que jogou no chão,

Agora pode amarrar o sapato.

Agora tem que jogar bola dentro de casa,

Agora tem que bagunçar,

Agora tem que sujar de lama,

Agora tem que pular no sofá!

É sinal de educação,

Fazer sua obrigação,

Para ter o seu direito de pequeno cidadão,

É sinal de educação,

Fazer sua obrigação,

Para ter o seu direito de pequeno cidadão.

R: A letra da música “Pequeno Cidadão” relata a fase de toda criança, onde desde pequenas são moldadas para entender que temos deveres para termos direitos.

Pois o homem distingue-se das demais espécies porque seu comportamento não se desenvolve naturalmente, mas é aprendido socialmente, temos como base algumas instituições sociais: a família, religião e a escola.

Para Comte a família é fundada sobre o dever de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com