TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O tema da mesa redonda do CSF ​​ocorreu na Embaixada do Brasil em Roma

Seminário: O tema da mesa redonda do CSF ​​ocorreu na Embaixada do Brasil em Roma. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  Seminário  •  411 Palavras (2 Páginas)  •  411 Visualizações

Página 1 de 2

20/11/2013 - CsF foi tema de mesa-redonda realizada na Embaixada do Brasil em Roma

No dia 25 de outubro, mais de 60 representantes de universidades, governos e de agências de pesquisa do Brasil e da Itália, além de empresas italianas, avaliaram o andamento do programa Ciência sem Fronteiras na Itália e discutiram iniciativas para o fortalecimento da cooperação em educação superior entre os dois países. O evento foi realizado na Embaixada do Brasil em Roma. Entre os participantes, estavam o secretário-geral do Itamaraty, embaixador Eduardo dos Santos, o embaixador do Brasil na Itália, Ricardo Neiva Tavares, o embaixador da Itália no Brasil, Raffaele Trombetta, o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Almeida Guimarães, e os reitores das universidades federais do Ceará, de Viçosa, de Brasília e pró-reitor da Universidade Federal de Minas Gerais.

Foto-Embaixada-do-Brasil-em-Roma-20112013

Expansão do Ciência sem Fronteiras na Itália foi tema do encontro (Foto: Embaixada do Brasil em Roma)

Na mesa-redonda, ganhou destaque o amplo espectro de apoio oferecido aos bolsistas do CsF na Itália, por meio de parceria entre a Secretaria Técnica sediada na Universidade de Bolonha, as quinze universidades italianas que recebem bolsistas do programa, a Embaixada do Brasil em Roma e os Consulados-Gerais em Milão e Roma. A rede consular italiana no Brasil, por sua vez, concede aos bolsistas os vistos, de modo gratuito e tempestivo, antes da partida para a Itália.

A Itália é o nono país na lista dos que mais recebem estudantes pelo Ciência sem Fronteiras. Na mesa-redonda, foi explorada a possibilidade de expansão da Rede CsF Itália, com a adesão de novas universidades. O presidente da Capes, Jorge Guimarães, manifestou interesse na participação da Itália no Programa Licenciaturas Internacionais (PLI), que oferece bolsas de estudos, para permanência de dois anos no exterior, para estudantes de licenciaturas nas áreas de química, física, matemática, biologia, letras, artes e educação física.

A participação na mesa-redonda de representantes de empresas, como Telecom Italia/Tim, Alitalia, Finmeccanica, Pirelli e GVS, decorreu da importância da colaboração do setor privado para o CsF, com destaque para a oferta de estágios. A Telecom Italia/Tim recentemente contribuiu com o aporte de R$ 2 milhões para o orçamento do CsF, para utilização no ensino do idioma italiano aos bolsistas, e coloca à disposição do programa 50 vagas de estágio em seus centros de pesquisa na Itália, a cada semestre. A Alitalia oferece desconto e condições especiais para a aquisição de bilhetes aéreos pelos bolsistas.

(Com informações da Embaixada do Brasil em Roma)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com