TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de aula: Tema “A luta pela cidadania no Brasil”

Por:   •  23/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  847 Palavras (4 Páginas)  •  1.050 Visualizações

Página 1 de 4

EAD – Polo – Vilhena RO.

Curso: Licenciatura – História

Disciplina: Didática e Metodologia do Ensino de História Professor / Tutor a Distância:

Karina Elizabeth Serrazes

Aluno: Alessandro Eduardo de Souza Gomes (RA – 8015240)

Tema

“A luta pela cidadania no Brasil”

Disciplina

História

Conteúdo

A sociedade atual está cada vez mais exigente, as escolas estão voltadas para o trabalho árduo de formação humana e cidadã, na luta contra o preconceito racial, o descaso para com as minorias étnicas etc.

Nesse sentido a de se pensar que todos nós temos um papel importante como agente social, somente e por meio de nossas consciências e de nossas responsabilidades sociais, em ações conjuntas, ou seja, envolver toda a sociedade civil organizada, é que conseguiremos construir uma pátria cidadã. É extremamente que se pense nas escolas, em todos os espaços da sociedade a fim de que se possa refletir, discutir, propor e agir sobre o a nossa cidadania de fato.

O exercício da cidadania esta interligado em assumir a função de agente social, que colabora para as mudanças na sociedade. Dentro disso, as aulas aqui propostas pretendem provocar nos alunos questionamentos e reflexões sobre a importância de se tornarem cidadãos compromissados com a construção de uma sociedade melhor.

Duração

Duas aulas.

Objetivos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ampliar a percepção sobre o significado de cidadania.

Analisar situações na comunidade em que os direitos dos cidadãos estão sendo desrespeitados.

Identificar os deveres dos cidadãos na comunidade.

Discutir ações que cada pessoa pode realizar na comunidade de forma colaborativa.

Estimular leitura e escrita.

Objetivo principal é introduzir o tema da cidadania moderna, tratando de seus aspectos teóricos e históricos, bem como a prática de leitura e interpretação crítica de textos, debates a partir de exposição oral, pesquisa histórica e apresentação de trabalho.

Aulas 1 e 2 Aula expositiva direcionada ao amplo debate e ou discussão sobre a instabilidade dos direitos de cidadania no decorrer de períodos históricos até os dias de hoje, com o objetivo de diferenciar a cidadania moderna das formas de cidadania denominada de pré-modernas.

Aula expositiva, na qual o professor tratará diretamente com os alunos sobre as características da cidadania moderna que é composta por três pilares, a saber: direitos civis, os políticos e os sociais.

Estratégias didáticas

Planejamento prévio do trabalho em grupo:

Para melhor desenvolvimento das atividades em grupo será entregue um texto base especifico e introdutório sobre o tema “A luta pela cidadania no Brasil”, a fim de que eles leiam e entendam juntos para que, em seguida, possam pensar coletivamente sobre o tema em especifico, discutir, argumentar, debater de forma mais aprofundada utilizando de diversas fontes de pesquisa.

Na sequência será entregue uma única folha por grupo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (51.2 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com