TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OLGA BENARIO

Trabalho Universitário: OLGA BENARIO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2014  •  695 Palavras (3 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 3

Síntese Crítica – “Olga”

Este filme conta a história de Olga Benário nascida em uma família judia em Munique na Alemanha no dia de 12 de fevereiro de 1908. Em 1923, aos 15 anos, Olga entrou para o Partido Comunista. Em 1926 foi presa por traição e libertada pouca semanas depois. Em 1928 liderou uma missão no Tribunal de Justiça para libertar seu companheiro Otto Braun, comunista e revolucionário que havia sido sentenciado à prisão de Berlin-Moabit. Em 1934 Olga Benário foi designada para uma missão cujo objetivo era levar em segurança ao Brasil o líder comunista Luis Carlos Prestes. Ambos deveriam se passar por marido e mulher para ajudar no disfarce. Durante a viagem Olga e Prestes se apaixonaram. Devido à influência comunista de Prestes, e da popularidade proveniente da Coluna Prestes, Getúlio Vargas, durante o governo provisório, desenvolveu uma Lei de Segurança que permitia prender todos aqueles que se opusessem ao governo. Prestes liderou a Aliança Nacional Libertadora acreditando que, tal como a Coluna Prestes, militares e comunistas o apoiariam em uma frente política revolucionária comunista, de caráter antifascista e anti-imperialista. O movimento de Prestes se colocava em oposição ao integralismo e a filosofia fascista do governo Vargas, e pretendia a revolução com o apoio da URSS. Este movimento ficou conhecido como Intentona Comunista. Com o fracasso da revolução, Olga e Prestes foram presos e separados. Grávida de Prestes, Olga travou uma batalha contra o governo para ter sua filha no Brasil e não ser deportada para Alemanha nazista, devido ao fato de ser judia. Como uma vingança pessoal de Vargas e Filinto Muller contra Prestes, Olga foi deportada para Alemanha. Na madrugada de 27 de novembro de 1936, nasceu Anita Leocádia, a filha de Olga e Prestes. Leocádia, mãe de Prestes, fazia uma grande campanha na Europa pela liberdade de Prestes, Olga e Anita. Devido a esta campanha em favor dos direitos humanos, Olga pode ficar com a filha até não poder mais amamentá-la. Quando Anita completou 14 meses foi retirada de Olga, e a avó obteve a guarda da neta. Porém, Olga inicialmente acreditava que Anita poderia ter sido levada pelos nazistas, e só ficou sabendo tempos depois que Anita estava a salvo. Em 1938 Olga foi levada para o campo de concentração de Lichtenburg, e em 1939 para Ravensbruck, o único campo femenino. Em fevereiro de 1942, Olga foi executada na câmara de gás como mais de 200 prisioneiros no campo Bernburg.

Diante da história contada, vê-se como eram tratados os que não faziam parte do grupo político de Vargas, onde aqueles que estavam ao seu favor eram beneficiados de alguma forma pelo governo, entre eles os capitalistas, militares e uma parte da sociedade. Ao mesmo tempo, os que não concordavam com suas ideias eram punidos, presos, perseguidos, deportados e até, mesmo, mortos, o que contrariava o caráter superficial de Getulio Vargas. Olga e Prestes lutavam contra a ditadura, com o intuito de promover a propriedade coletiva de direitos, programas e ações voltadas ao bem estar da sociedade, que caracteriza as políticas sociais que são formas de promover e/ou proteger os benefícios da população.

O filme relata crueldade desse líder político que separou uma família em função do seu beneficio próprio, entregando-a a um ditador que ela se opusera antes, tendo plena consciência dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com