TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Do Livro Era Dos Extremos, Relacionada Com Resenha Crítica Dos Filmes: Estamira, Olga E Um Sonho De Liberdade

Pesquisas Acadêmicas: Resenha Do Livro Era Dos Extremos, Relacionada Com Resenha Crítica Dos Filmes: Estamira, Olga E Um Sonho De Liberdade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2013  •  515 Palavras (3 Páginas)  •  718 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha do livro Era dos Extremos, relacionada com resenha crítica dos filmes: Estamira, Olga e Um Sonho de Liberdade

Atos de violência eram considerados exemplos da supremacia política, econômica, militar, eclesiástica, entre outras formas de instituições dominadoras da sociedade. As políticas internas eram consideradas superiores as regras diplomáticas.

Os massacres não eram considerados errados pelos seus incentivadores e executantes, que estavam imunes aos sentimentos de liberdade, igualdade e fidelidade.

A economia capitalista gerava realizações de métodos brutais para conseguir os objetivos e o Estado e negociantes ficavam na expectativa de alcançar o aumento e dominação da economia mundial.

A era da catástrofe fez com que tivesse um descrédito nos valores das instituições e na capacidade de melhoria da condição da vida humana. As diversas formas de organização social são pensadas com o intuito de melhorar o ambiente social porem o interesse econômico e a possibilidade de dominação capitalista é mais forte tornando o mundo egoísta e cruel. O efeito devastador e incentivador da primeira e segunda guerra foi assustador e as manifestações culturais e o amadurecimento das pessoas ocasionaram o aumento das reflexões pré e pós-guerras, um equilíbrio nunca fora alcançado, as incertezas continuam, ainda temos uma violência dispersada e a era das catástrofes se torna velada pelos Estados.

No filme “Estamira”, o choque de ideias mostrado não é diferente do apresentado no livro A Era dos Extremos. As políticas públicas implementadas pelo Estado ameniza a situação, desconfortante em que a sociedade desprivilegiada vive, porém ainda são usados métodos arcaicos, como por exemplo o tratamento de pessoas com problemas mentais e o acobertamento das transformações da globalização.

A interferência da religião ainda usada na manipulação na vida das pessoas, os massacres simplesmente mudaram de nome de guerra para miséria. Na época das guerras os alimentos se tornaram escassos e o desemprego era eminente em toda parte, continuando esses fatos um mal evidente.

O filme “Olga” mostra o lado mais romântico da história heroica de Olga. Apesar de ter sido presa, “era preciso mostrar que há esperança e que houve vitória."(Anita Leocádia) Ainda é muito discutido na literatura política e histórica as transformações ocorridas nesse período cheio de terror, medo, hostilidade e desvalorização do homem pela ascensão do poder político e econômico.

O filme “Um sonho de Liberdade”, retrata a crueldade, a corrupção nas prisões e a trajetória dos que a ela se submetem, mostrando a violência que o ser humano era submetido se não concordasse com as coisas impostas, como no livro Era dos Extremos mostra claramente a imposição da violência contra o ser humano era mais usada que agora, como um meio de se conseguir confissões e mostrar o poder, mesmo que às vezes pudesse evitar tamanha brutalidade, prevalecia os meios torpes e como a falta de ética dominava, não somente na Europa, como foi mais evidente mas em todo o globo terrestre.

Referências bibliográficas

ERA DOS EXTREMOS. Hobsbawm. Eric J. São Paulo, Companhia das Letras, 1995.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com