TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filme De Orga Benario

Exames: Filme De Orga Benario. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2014  •  3.102 Palavras (13 Páginas)  •  397 Visualizações

Página 1 de 13

-Baseado no filme que você assistiu, OLGA (Embesado no livro de Fernando Morais) E no que você aprendeu sobre o período Vargas, responda as questões abaixo:

1-Quem foi OLGA Benário Prestes e qual foi a sua participação na politica Brasileira na década de 1930?

Conhecida no Brasil como Olga Benário ou Olga Benário Prestes, Maria Bergner era uma revolucionária que defendia o comunismo e lutava para acabar com as desigualdades e injustiças sociais. Nasceu em Munique, na Alemanha, em 1908, numa família judia de classe média. Membro do Partido Comunista alemão desde 1926, Olga foi acusada de atividades subversivas e presa em 1929. Depois de libertada, foi para a União Soviética, onde passou a trabalhar na Internacional Comunista e onde conheceu Luís Carlos Prestes, importante líder revolucionário brasileiro. Olga fez parte do grupo de estrangeiros destacados para acompanhar Prestes em seu retorno ao Brasil. Prestes deveria liderar uma insurreição armada que instalasse um governo revolucionário. Olga e Prestes chegaram ao Brasil em abril de 1935 e viveram meses na clandestinidade. Na época, o nome de Prestes era aclamado nas manifestações populares promovidas pela ANL (Aliança Nacional Libertadora), frente antifascista que reunia diversos setores de esquerda, entre eles os comunistas.

2-quem foi Luís Carlos Prestes e qual a sua importância para a politica Brasileira?

Gaúcho de Porto Alegre, Luís Carlos Prestes foi um dos principais disseminadores das ideias comunistas no Brasil. Nascido em três de janeiro de 1898, formou-se em Engenharia pela Escola Militar do Realengo em 1919, no Rio de Janeiro. Para fazer um julgamento analisado a participação de Luiz Carlos Preste na nossa politica convém considerar alguns pontos: Ele esteve no comando de um dos movimentos mais populares da nossa História, a Coluna Prestes. A memorável marcha, todavia, não revelou objetivos claros, tanto que seguiu errante pelo Norte e Nordeste e Centro-Oeste do país ao invés de buscar o Sudeste e Sul, o centro do poder nacional. A coluna terminou desmobilizando-se na Bolívia, onde Prestes trabalhou como engenheiro, chefiando seus homens, até que finalmente se asilou no Uruguai. Convidado pelo Partido Comunista Uruguaio mudou-se para a ex-União Soviética. Em 1932 lançou o “Manifesto Comunista”, que resumia seu pensamento social, político e econômico. Retornou ao Brasil acompanhado de Olga Benário, na qualidade de responsável pela sua segurança. Tinham a incumbência de promover a revolução comunista na América. A tentativa ficou conhecida como Intetona Comunista e constituiu-se num fracasso completo, revelando-se destituída de planejamento, articulação, organização e otimização dos recursos disponíveis, e a despeito das mortes que causou na sua preparação e execução, não chegou a durar mais do que 72 horas. Prestes e Olga foram presos. Ela judia grávida foi deportada pelo governo de Getúlio Vargas para a Alemanha no auge do Nazismo onde foi executada. Os críticos de Prestes consideram sua atuação insensata, obsessiva, tresloucadamente leviana apesar de reconhecerem que houve sinceridade na sua conduta, mas que também chegou a hora em que ele abandonou suas convicções, trocando-as pela esperança de chegar o Poder. Em 1945, Prestes foi libertado e aliou-se a Getúlio, subindo no palanque pela “Constituinte com Vargas”. Fez um comício atacando diretamente os quase 150 mil manifestantes que o ouviam: “Vocês se aburguesaram, só pensam em conforto, em geladeira, um rádio maior”. Alguns choraram, a multidão foi embora desesperada. Prestes se elegeu senador pelo Distrito federal. Não teve nenhum destaque nos seis meses que duraram os trabalhos da Constituinte.

3-Escreva um resumo sobre a vida de Getúlio Vargas e qual a sua importância para a politica Brasileira?

Advogado, nascido na cidade de São Borja, estado do Rio de Grande do Sul, em 19 de abril de 1883. Iniciou sua vida política como deputado estadual (1909-1912;1917 -1921) pelo Partido Republicano Rio Grandense (PRR), e na mesma legenda foi indicado e eleito, em outubro de 1922, à Câmara dos Deputados e, em 1924, reeleito deputado federal (1923 - 1926). Com a posse do presidente Washington Luís, em 15 de novembro de 1926, assumiu a pasta da Fazenda permanecendo no cargo até dezembro de 1927. Eleito presidente do Rio Grande do Sul tomou posse em 25 de janeiro de 1928. Em agosto de 1929, formou-se a Aliança Liberal, coligação oposicionista de âmbito nacional que lançou as candidaturas de Getúlio Vargas e João Pessoa à presidência e vice-presidência da República, respectivamente. Derrotado nas urnas pelo candidato paulista Júlio Prestes, Vargas reassumiu o governo do Rio Grande do Sul, e articulou o movimento de deposição do presidente Washington Luís, que culminaria com a Revolução de 1930. Após o exército da junta governativa, Getúlio Vargas tomou posse como chefe do governo provisório em três de novembro de 1930. Com a promulgação da Constituição de 1934, foi eleito presidente da República pela Assembleia Constituinte. Em 10 de novembro de 1937 anunciou a dissolução do Congresso e outorgou nova Carta, dando início ao Estado Novo. Governou o país até ser deposto, em 29 de outubro de 1945. Elegeu-se senador (1946-1949) na legenda do Partido Social Democrático (PSD) e concorreu às eleições presidenciais de 1950 pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), agremiação que fundara em 1945. Vargas recebeu 48,7% dos votos, vencendo por larga maioria seus opositores, e tomou posse em 31 de janeiro de 1951. Suicidou-se, no Rio de Janeiro, em 24 de agosto de 1954. Getúlio Vargas assumiu o governo em caráter provisório, até que fossem convocadas eleições para a escolha do novo presidente, nesse período, concentrou todo o poder em suas mãos. O Congresso foi fechado e os governadores dos estados, chamados interventores, eram nomeados pelo presidente, então Getúlio começou seu governo atendendo às principais reivindicações dos trabalhadores, estabelecendo à jornada de oito horas de trabalho, o repouso semanal remunerado e obrigatório, as férias pagas, a indenização pelo tempo de serviço quando o trabalhador fosse demitido. Estabeleceu os direitos trabalhistas, que chegavam ao Brasil com bastante atraso, pois já eram conquistas dos operários europeus e norte-americanos. Limitou a jornada de trabalho para 8 horas, criou as férias anuais remuneradas, regulamentou o trabalho de mulheres e crianças. Criou uma política econômica que diminuía os efeitos da crise mundial de 1929, comprando o excedente de café e queimando-o ou jogando-o nos rios.

4- escreva um resumo explicando o que era o estado novo nascido em 1937?

No dia 10 de novembro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com