TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS FREELANCERS

Trabalho Escolar: OS FREELANCERS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2013  •  3.244 Palavras (13 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 13

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

1. OS FREELANCES COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA FLEXÍVEL PARA O DESENVOLVIMENTO DA EMPRESA. 4

1.1 - COMPLEMENTO -----------------------------------------------------------------------------5

2 .O TEMPO MUDA E ALGUMAS EMPRESA TAMBÉM -----------------------------------6

3. PONTOS DIFERENTES : FREELANCES----------------------------------------------------7

3.1- COMPLEMENTO-------------------------------------------------------------------------------8

4. É PRECISO OBSERVAR AS VANTAGENS E DESVANTAGENS DE ATUAR COMO UM FREELANCER . 9

4.1 COMPLEMENTO--------------------------------------------------------------------------------10

5. AS NOVAS FORMAS DE ORGANIZAÇÃO PODEM SER VISTAS COMO CONSEQUÊNCIA AO ESTRESSE DO TRABALHADOR ? ------------------------------11

6- CONCLUSÃO--------------------------------------------------------------------------------------12

7- REFERÊNCIAS-----------------------------------------------------------------------------------13

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo apresentar de forma simplificada e mais clara possível o significado em geral dos chamados Freelances e como os mesmos têm conquistado cada vez mais espaço em grandes empresas. Foram retiradas algumas estrofes de artigos de grandes autores para o melhor entendimento do leitor.

É preciso sempre outras análises complementares, pois, assim é possível entender por completo as práticas novas usadas pelos freelances e que possuem grandes chances de se tornarem fixas em algumas grandes empresas que até então sempre utilizavam práticas tradicionais burocráticas.

Ressaltando, que as informações aqui apresentadas possuem caráter totalmente social e cultural, as mesmas não buscam induzir possíveis conflitos. Entender a atualizar-se com as novas formas de organização é uma ferramenta indispensável para a construção de uma sociedade mais prática e inclusa em meios modernos.

Desde já, meus agradecimentos.

1- OS FREELANCES COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA FLEXÍVEL PARA O DESENVOLVIMENTO DA EMPRESA.

Freelancer é o termo inglês para denominar o profissional autônomo, que se auto emprega em diferentes empresas ou, ainda, guia seus trabalhos por projetos, captando e atendendo seus clientes de forma independente. Também conhecido popularmente no Brasil como freela ou frila, é o termo inglês para denominar o profissional autônomo, que se auto emprega em diferentes empresas ou, ainda, guia seus trabalhos por projetos, captando e atendendo seus clientes de forma independente. É uma tendência muito em voga no mercado de jornalismo, design, propaganda, Web, tecnologia da informação, música e muitos outros.

Empresas que aderem à serviços mais ‘’livres’’ recebem uma resultado mais satisfatório que os serviços tradicionais. Metade das empresas que oferecem condições flexíveis de trabalho relatou que suas equipes têm um equilíbrio mais saudável entre vida particular e trabalho, o que as deixa mais satisfeitas e motivadas. Essa parcela das empresas também acredita que as condições flexíveis aumentam a produtividade das equipes e mais de um quinto delas acredita que isso colabora para que os funcionários se adaptem rapidamente ao crescimento acelerado dos negócios. Um quinto das empresas com condições flexíveis de trabalho acredita ainda que a política adotada pela organização colabora para ter acesso a um grupo mais abrangente de talentos, resultando em um maior número de contratações em locais remotos. (Janaina Nascimento, diretora de vendas da Regus no Brasil 2012).

Existem alguns empresários que decidiram aumentar o salário para atrair profissionais. Acreditam que rotatividade de trabalhadores reflete no atendimento. A G1 portal de notícias do Paraná , com base nas informações da RPC TV CURITIBA apresentou um artigo sobre essa diversidade empregatícia : ‘’ Empresários de diferentes setores do litoral paranaense estão com dificuldade para contratar profissionais para a temporada de verão. Na tentativa de atrair possíveis funcionários, os comerciantes decidiram aumentar o salário. “Eles que escolhem o patrão e o local que querem trabalhar. Então, a gente tem que aceitar e pagar bem para poder ter um bom trabalhador em casa”, afirmou Osni Inchaus, que é dono de um restaurante em Matinhos. A intenção de Inchaus era contratar temporariamente dez garçons, mas conseguiu apenas quatro. Para tornar as vagas mais atrativas, ele aumentou o salário de R$ 1.000 para R$1.500. ‘’

Portanto, é de fácil clareza observar a diferença existente entre as empresas que adotam o sistema freelance de empresa burocráticas uma vez que nesta tradicional predomina características conservacionistas, patriarcais e patrimonialistas; a autoridade que a preside é dita tradicional, na qual a obediência é justificada pela tradição, pelo hábito ou pelo costume e a liderança se dá através de regras impessoais e escritas numa estrutura hierárquica. Enquanto, os freelances estão ganhando espaço nas grandes empresas por prestarem serviços rápidos, eficientes e principalmente sem ‘’sofridas’’ pressões.

2 - O TEMPO MUDA E ALGUMAS EMPRESAS TAMBÉM.

As organizações clássicas burocráticas tem por características básicas ser

um sistema racional, formal e impessoal, ou seja, ela busca um nível alto de eficiência, por isso possui um sistema de normas, escritas e exaustivas, com isso busca a previsão dos indivíduos através destas, e não leva em consideração o aspecto emocional das pelas pessoas que fazem parte dela. Mas, até então a organização de acordo com Weber (2000, pág. 47-48) está na sua forma pura no seu “tipo ideal”, é preciso entender que não existe uma organização tão eficiente há ponto de prever todo o comportamento do ser humano, tanto que não é difícil encontrar burocracias ineficientes, é assim que é vista no popular.

Visando, tal conteúdo é possível entender porque algumas empresas buscam tanto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com