TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS MOVIMENTOS SOCIAIS E O MOVIMENTO DOS SEM TERRA

Por:   •  8/2/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.188 Palavras (5 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL

UNINTER

SERVIÇO SOCIAL

Luís Fernando T. de Oliveira RU 1798228

MOVIMENTOS SOCIAIS E O MOVIMENTO DOS SEM TERRA

MODULO B _ FASE I_  ANO 2017

MOVIMENTOS SOCIAIS E SERVIÇO SOCIAL

CURITIBA-PARANÁ

2017

Luís Fernando T. de Oliveira RU 1798228

MOVIMENTOS SOCIAIS E O MOVIMENTO DOS SEM TERRA

MODULO B _ FASE I_  ANO 2017

Relatório do Portfólio do modulo A-fase I-2017 apresentado para fins de avaliação nas disciplinas do Curso de Bacharelado em Serviço Social do Centro Universitário Internacional Uninter.

Tutor Local: Jane Rech

Centro Associado (PAP): Uninter Curitiba

CURITIBA-PARANÁ

2017

  1. INTRODUÇÃO

Os movimentos sociais se organizam dentro da ordem vigente e lutam contra essa ordem para forçar a classe dominante dos meios de produção a abrir mão de regalias. Bem como melhorias de direitos, tais como: condições de trabalho, carga horária; habitação; educação; saúde dentre outros.

A luta dos movimentos de classe ocorrem tanto em ambiente urbano, quanto rural. Alguns exemplos de movimentos : dos Atingidos por Barragens (MAB); dos Sem-Teto (MTST); das mulheres, dos negros, e dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

O problema da falta de um pedaço de terra para o camponês é um fato antigo que remonta o tempo da Roma antiga aonde qual os tribunos da plebe no ano de 133 a.c, Tiberio Graco e Caio Graco conseguiram aprovar uma lei agrária que limitou a extensão das terras pertencestes à nobreza e determinou a distribuição de terras públicas para os camponeses sem terra. Desconfortáveis com tal lei, os grandes proprietários de terras assassinaram Tibério. Este portfólio foi realizado para aprofundar o conhecimento sobre movimentos sociais, e o movimento social escolhido foi o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST).

Foi realizado ao todo três visitas ao MST em diferentes locais os quais foram: Praça Santos Andrade o qual o MST apoiou o ex presidente Lula (10/05/2017);  Acampamento do MST que estava localizado atrás da rodoviária de Curitiba (11/05/2017); INCRA Curitiba (11/05/2017). No INCRA foi realizado uma entrevista com uma coordenadora do MST.


  1. MOVIMENTOS SOCIAIS E O MOVIMENTO DOS TRABALHADORES SEM TERRA

O conceito de movimento social não é um conceito único, vários autores divergem da sua interpretação. Na visão da autora Maria da Glória Gohn, São ações coletivas de caráter sócio politico e cultural que viabilizam formas distintas de a população se organizar e expressar suas demandas. Na ação concreta. Essas formas expressão variam da simples denúncia, passando pela pressão direta (mobilizações, marchas, concentrações, passeatas, distúrbios à ordem constituída, até as pressões indiretas. Atualmente os principais movimentos sociais têm sua ação  por meio de redes sociais na internet, locais, regionais, nacionais e internacionais. Axel Honneth fala que uma luta só pode ser caracterizada de social na medida em que seus objetivos se deixam generalizar para além dos horizontes das intenções individuais.

A compressão dessas lutas sociais é respaldada pelo paradigma do materialismo histórico dialético, conhecido como as ideias marxistas por causa de Karl Marx. Esse paradigma contribui para entender como foi constituído e construído o sistema capitalista e as relações antagônicas entre Capital e o Trabalho, a constituição das desigualdades sociais. Uma menor parte da população mundial é detentora dos meios de produção.

Existem muitos movimentos sociais atuantes na sociedade para este trabalho foi escolhido o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) que surgiu em 1984 quando ocorreu o primeiro encontro do movimento em Cascavel no Paraná, com a missão de procura organizar os pobres do campo para que eles lutem por um direito que esta na constituição, o direito que os pobres tem de trabalhar na terra, e concretizar a Reforma Agrária.

O MST, enquanto um movimento social, tem como sua principal reivindicação a luta social. Sua principal forma de luta são as ocupações de terra, o grupo de famílias ocupam áreas públicas ou privadas que não estejam cumprindo com sua função social, e a reivindicam para que seja destinada a reforma agrária, assim como esta na Constituição Federal, todavia existem muitas outras formas de luta com o objetivo de pressionar o estado para que a constituição seja aplicada como marchas, passeatas, atos políticos, trancamento de rodovias, ocupações de prédios públicos entre outros.

Uma das principais maneiras do movimento contribuir para a sociedade brasileira é produzir alimentos saudáveis sem agro tóxicos para o povo brasileiro, a coordenadora do movimento me informou que o movimento também é contra os transgênicos.

A política agrícola do Brasil inviabiliza o pequeno produtor, infelizmente existe uma lógica de acumulação de capital na agricultura que só favorece a grande escala e a produção para exportação. Em torno de 85% de todas as terras cultivadas do Brasil são utilizadas somente para pecuária, plantação de cana, soja e milho, uma reivindicação do movimento  é que deveria ter uma política agrícola e agrária no Brasil que fortalecesse a agricultura familiar e camponesa que organizasse as agro indústrias na forma de cooperativas e não em grandes empresas como resultado dessa política haveria um fortalecimento do mercado interno  e a reforma agrária seguraria os pobres no campo e evitaria o êxodo rural extinguindo as favelas nas grandes cidades. Nos países desenvolvidos a reforma agrária foi o caminho para distribuir renda e criar um mercado interno para indústria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (79.6 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com