TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Oligopolio

Tese: Oligopolio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  Tese  •  621 Palavras (3 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 3

2.1 OLIGOPOLIO

O Oligopolio consiste em uma estrutura carcacterizada pela existência de poucas firmas no mercado. Essa estrutura abrange um conjunto de firmas que produzem produtos substitutos perfeitos, ou mesmo substitutos proximos (KON,1994).

Sob um aspecto microeconômico, o oligopolio define-se por condicionar as escolhas ás decisões das demais firmas do setor.Existem vários modelos microeconômicos que procuram sistematizar o padrão de comportamento das empreas sob a estrutura de oligopólio.

Dado que as estrutura de ercado conhecidas como monopólio e concorrência perfeita raramente são observadas no mundo real,surge a necessidade de uma teoria que seja mais condizente com a prática,qual seja a teoria do oligopólio.Vários são os motivos que levam o mercado a tal estrutura.

A teoria barreiras á entrada de J.Bain é de especial importância ara o estudo da formação dos oligopólios,como serve de base para a formulação do paradigma.

A teoria das barreiras á entrada parte da premissa de que existe um preço adotado pelas empresas do ramo,o que evitará a entrada de novos concorrentes.Para determinar esse preço,Bain estabelece alguns fatores importantes: economias de escala,vantagens absolutas de custo,vantagens de diferenciação dos produtos,vantagens de carátaer institucional e de integração vertical (KON,1994).Para Marinho (2001),pode-se verificar o nível das barreiras á entrada a partit da capacidade que das firmas do setor têm de elevar os preços sem,com isso,atrair concorrentes.

A partir das ideias de Bain,Carvalho (2000) estabelece quatro tipos de oligopólios:

1) Oligopólio concentrado - tipo de oligopólio em que os produtos são essencialmente homogêneos e no qual a competição entre as firmas é feita essencialmente através dos investimentos realizados,enão através de preços.Elevadas economias de escala,controle das fontes de insumos,entre outros fatores,são responsáveis pela alta concentração destes oligopólios.Como a relação capital/produto é geralmente elevada,a escala de investimentos também costuma funcionar como barreira á entrada.

2) Oligopólio diferenciado através da diferenciação dos produtos.Ou seja,os produtos são substituidos imperfeitos entre si. Apesar de possível,a competição via preço não é comum pôr em risco a existência das firmas.As empresas sob essa estrutura de mercado dedicam seus esforços,em especial á publicidade e ao investimento em P&D,com intuito de diferenciar seus produto e fidelizar os clientes,gerando poder de mercado.As barreiras á entrada estão ligadas ‘as economias de escala de diferenciação vinculadas á mani=utenção de hábitos e de marcas" (CARVALHO,2000,p.11).Para a manutenção do poder de mercado e para a consequente permanência da fierma no setor,fazem necessa´rias constantes renovações dentro da emprea,de forma que as barreiras á entrada não significam que a estrutura tenda a permanecer estável (MARINHO,2001).

3) Oligopólio diferenciado-concentrado – Essa estrutura combina características do oligopólio concentrado e do oligopólio diferenciado.Dessa forma,os produtos são diferenciados,e a competitividade requer uma escala mínima de efici~encia.As barreiras á entrada provêm tanto das economias de escala,cracterísticas do oligopodio concentrado,quando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com