TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização Burocrática

Artigo: Organização Burocrática. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  Artigo  •  620 Palavras (3 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 3

Organização Burocrática

A Sociologia das Organizações é a área que analisa os aspectos sociológicos das entidades. O seu objetivo é mostrar como a sociedade e suas características influenciam no desenvolvimento, tendo como parâmetro o modo como ela se posiciona na compreensão dos fenômenos que ocorrem dentro das organizações. Baseada nas teorias de grandes sociólogos, como por exemplo, Max Weber, que criou a teoria burocrática, aplicada em várias empresas da atualidade.

A teoria burocrática tem como base a racionalidade, com a tentativa de controlar todas as variáveis nos processos de produção e prestação de serviços, isto é, adequação dos meios aos objetivos pretendidos, a fim de garantir a máxima eficiência e controle destes.

Fundamento organizacional

que os processos internos quando feitos de forma racional garante resultados e a qualidade dos serviços prestados por todos os departamentos.Estes são aplicados com um conjunto de normas e regulamentos que formalizam a ação dos poderes e serviços delegados, resultando em uma rotina eficaz e saudável.

Delegar poderes

A divisão hierárquica é estratégica e elaborada para dominar e caracterizar as variáveis envolvidas no processo do exercício social. A criação de uma diretoria a fim de juntos,com a colaboração dos gestores, encontrarem a melhor forma de radicalizar um problema ocasional visando sempre melhores resultados. Foi uma forma de formalizar os acontecimentos da empresa e descentralizar o poder de decisão sem que haja falta de domínio e controle da situação da empresa. A eliminação das relações e informações circulantes de maneira informal dentro da organização garante o controle e a ordem interna.

O gerenciamento das decisões formam ramificações eficientes na estrutura do organograma de uma empresa, afim de estabelecer níveis hierárquicos que eliminam um problema tanto quanto persistente porém domável que são as relações informais dentro da empresa. Com o objetivo principal de distribuir tarefas de forma específica, inteligente e estudada, a fim de promover o melhor aproveitamento profissional, delegando tarefas de acordo com as habilidades observadas em cada colaborador. Adotando a meritocracia como forma de seleção e promoção de colaboradores, a empresa valoriza resultados e a postura profissional do individuo, a fim de promover o Maximo empenho e motivação nas tarefas.

Segundo VIDIGAL, Fernanda (junho de 2007, pag ?) “Independente da maneira como os planos são elaborados, um fator determinante do sucesso na implementação de novos projetos é a comunicação. Um bom sistema de comunicação é o que fará com que todos dentro da empresa trabalhem na mesma direção, focalizando os esforços para alcançar os mesmos objetivos. E é este sistema que fará com que clientes, fornecedores e outras pessoas externas à organização entendam qual é a função da empresa na sociedade’’ . Acreditando nisso a empresa investe em comunicação institucional, que assume lugar de destaque nesta organização, tendo suma importância na articulação, difusão e compreensão dos diálogos e processos administrativos institucionais, com intuito de minimizar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com