TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organizações como a IBM

Tese: Organizações como a IBM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  Tese  •  1.064 Palavras (5 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 5

1 DESENVOLVIMENTO

01. Organizações como a IBM, e outras citadas no texto, apresentam certa flexibilidade no que diz respeito á sua estrutura e organização interna para suportar a possibilidade de contratar profissionais sem vínculos formais. Baseado nessa constatação responda: Como esse tipo de organização se diferencia das chamadas organizações burocráticas?

Diferencia-se no momento que uma empresa flexível obedece apenas à lógica do capitalismo, não tem vínculos com o País que está instalado e tem uma alta mobilidade justamente por esses motivos: Essas buscam baixos custos e leis pouco rígidas que proporcionem tal estrutura.

As organizações burocráticas se baseiam na impessoalidade, na formalidade, em um regimento interno praticamente inflexível, a contratação de funcionário é de maneira direta.

02. Consideradas como empresas de vanguarda, as empresas de tecnologia como a IBM, seguem uma tendência de maior flexibilidade e maior adaptação ás necessidades do mercado. Facebook e Google também são empresas que empregam modelos de gestão “diferentes”, e são tidas como grandes exemplos de sucesso no que se refere a extrair resultados de seus colaboradores. Faça uma pesquisa acerca destas empresas citadas, observem a teoria e os modelos clássicos de gestão e comparem os modelos, deixando claro onde estão as diferenças.

O Diferencial da gestão das empresas como Facebook e Google está na forma empírica e improvisada” com que inovam a cada dia, tendo em vista que a gestão dessas empresas permite que a interface de seus programas ou aplicativos seja modificada e criada pelos próprios usuários ou desenvolvedores independentes assim permitindo uma grande renovação de acordo com as tendências e preferências dos seus internautas (Clientes). Outra grande estratégia da gestão de como o Facebook está na interação com as outras redes sociais (concorrentes) permitindo assim que o usuário possa estar usufruindo de outras redes sem ter que sair da sua interface, assim mantendo seu publico. E como ponto forte, trabalha com diversas formas de comunicação, texto, foto, vídeo, chat, feed de notícias, sistema de localização geográfica, assim abrangendo todas as áreas de seu segmento de mercado. Tais empresas contrariam modelos como o Taylorismo que visa substituir os métodos empíricos e improvisados por métodos científicos e testados, o que nesse segmento afastaria o publico uma vez que não seguiria a tendência antes de teste-la

03. A construção dos sentidos de um texto ancora-se em alguns recursos argumentativos. Discorra sobre os recursos utilizados nos itens acima. Observe que nos itens “d” e “e” temos recursos diferenciados dos anteriores. Comente sobre essa diferença.

Os recursos argumentativos usados nos itens acima são bem claros, nos itens A, B e C observamos a argumentação através de voz de autoridade presente por meio da citação de um nome renomado ou cargo que ocupa ou ainda o local onde trabalha, nota-se que no item A, B e C cita-se o nome de empresas, consultorias e sindicatos, tudo isso pra dar credibilidade ao discurso.

Já nos itens D e E temos uma diferença de recursos argumentativos, nesses casos já usaram um discurso direto para obter a credibilidade, no qual o autor procura se isentar de responsabilidade do que está informando (usando aspas) ou usando um verbo imperativo para falar diretamente com o leitor.

04. O texto apresenta o que ele afirma ser “uma tendência que veio para ficar” que são os freelancers. O texto também apresenta as vantagens deste tipo de contratação para a empresa, restringindo-se a um ultimo parágrafo sobre uma insatisfação pontual por parte dos trabalhadores. Estabeleça um olhar critico sobre a situação e discorra sobre a seguinte questão: Quais sãos as vantagens e desvantagens para o trabalhador do trabalho temporário?

- Não faça uma simples lista de vantagens e desvantagens, mas discorra sobre cada ponto.

- Indique no mínimo 4 vantagens e desvantagens.

Vantagens:

Trabalhadores temporários têm tempo predeterminado para terminar, assim pode focar rapidamente em seus projetos podendo pegar vários trabalhos e assim ter uma renda melhor.

Não tem descontos em seu pagamento (INSS, passagem, almoço), assim o que ganha é inteiramente absorvido por eles.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com