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Os Fundamentos das Ciências Sociais

Por:   •  16/6/2018  •  Resenha  •  2.519 Palavras (11 Páginas)  •  385 Visualizações

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TIPO A

1) (Cap. 6 p. 142 e 143) - Produção das diferenças: preconceito, discriminação e segregação

Preconceito: é uma indisposição, um julgamento prévio negativo que se faz de pessoas estigmatizadas por estereótipos. Pode ser visto também como uma aversão a outras raças, religiões, credos, etc.

Discriminação: é o nome que se dá ao fato de restringir a certos indivíduos oportunidades ou privilégios disponíveis aos outros. É uma ação violadora dos direitos das pessoas, com base em critérios injustificáveis e injustos, tais como: raça, sexo, idade, crença, opção sexual, entre outras.

Segregação: é uma ação política, pautada em leis ou normas, que tem como objetivo manter à distância, em espaços próprios que lhe são reservados, determinados indivíduos ou grupos considerados indesejados ou inferiores.

2) Cap. 6 p. 143 e 144 – Comportamento etnocêntrico resulta em apreciações negativas dos padrões culturais de povos diferentes – Intolerância racial

A intolerância é o ato de depreciar uma pessoa po causa de suas orientações políticas, religiosas, sexuais, etc e o racismo é a ideia que o individuo tem que cada raça possui características ou habilidades específicas dessa raça, e portante, algumas raças são superiores a outras. Ao longo da história da humanidade foram inúmeros os casos de que atitudes intolerantes levaram a verdadeiras tragédias, como podemos exemplificar: a escravidão no Brasil, o Ku Klux Klan, o nazismo e o Apartheid.

3) Cap. 2 p. 41 e 43 – Relativismo cultural: permite compreender o modo de vida de povos diferentes dos nossos

O relativismo cultural é o oposto do etnocentrismo. Refere-se a crença de que todas as culturas e todas as práticas culturais têm o mesmo valor. Relativizar é deixar o julgamento de lado, assim como se afastar da sua própria cultura a fim de entender melhor o outro.

4) Cap. 6 p. 142 e 143 – Produção das diferenças: preconceito, discriminação e segregação: Preconceito de Gênero

Entendemos que, por ser uma noção construída na relação entre os indivíduos, as representações sobre os papéis a ele relacionados podem ser influenciadas por fatores como a etnia, a classe social, a religião, a cultura, o contexto histórico, etc.

5) Cap. 1 p. 13 e 15 – Conhecimento mítico

Este conhecimento busca explicar o mundo a partir da ação de entidades – ou seja, forças, energias, criaturas, personagens que estão além do mundo natural, que o transcendem, que são sobrenaturais.

6) Cap. 2 p. 41 e 43 – Etnocentrismo x Relativismo Cultural

Enquanto o etnocentrismo tem uma vertente de confronto, o relativismo aborda as diferenças de uma forma apaziguadora. É importante destacar que o relativismo cultural é uma ideologia que defende que os valores, princípios morais, o certo e o errado, o bem e o mal, são convenções sociais intrínsecas a cada cultura.

7) Cap. 4 p. 87 e 89 – E. Durkheim – Método funcionalista (quantitativo)

Segundo esse pensador o objeto primordial da Sociologia são os fatos sociais. Estes possuem três características: coerção, exteriorização dos fatos sociais ao indivíduo e a generalidade do fato social.

8) Cap. 2 p. 44 e 45 – Diversidade Cultural: etnia (unidade territorial, linguística e religiosa = sentimento de pertencimento)

A diversidade cultural refere-se aos diferentes costumes de uma sociedade, entre os quais podemos citar: linguagem, vestimenta, culinária, manifestações religiosas, tradições, entre outros aspectos. O Brasil, por conter um extenso território, apresenta diferenças climáticas, econômicas, sociais e culturais entre as suas regiões.

9) Caso concreto: Sociologia de A. Comte

a) Explique como Comte concebeu a ciência da sociedade.

Com a proposta de uma Física Social  e a visão da sociedade como um organismo

b) Descreva as fases e suas características principais por que podem passar as sociedades humanas, de acordo com a Lei dos três estados.

Teológico – Religião - tem como base as explicações transcendentais, sintetizando a figura de um Deus ou deuses;

Metafísico – Filosofia - contexto da razão filosófica em que se busca explicar a origem e o destino do universo; Substitui a divindade por forças abstratas;

Positivo – Ciência – contexto do aparecimento da ciência – a maturidade do espirito humano; concentra-se nas explicações cientificas.

10) Caso concreto: Darwinismo social

Tem origem na teoria de seleção natural de Charles Darwin, que explica a diversidade das espécies de seres vivos através do processo de evolução. Diante do sucesso de tal teoria, houve o surgimento de correntes das ciências sociais baseadas na tese da sobrevivência do mais adaptado. Neste contexto a teoria darwinista passou a ser utilizada para explicar as distinções sociais, produzidas pelo próprio homem, como fenômeno natural.

TIPO B

1) (Cap. 4 p. 97 e 99) – Concepção de solidariedade de E. Durkheim

São os laços que unem os indivíduos entre si, formando a coesão social. Só pode surgir da percepção geral de que cada um, com suas especialidades, contribuem de uma maneira diferente e importante para a sobrevivência do todo, ao mesmo tempo em que depende dos demais membros, especialistas em outras funções. Deste modo, foram estabelecidas em: Solidariedade Mecânica e Solidariedade Orgânica.

2) Globalização – Características: meio de comunicação e de transporte

Processo em que a vida social das sociedades sofre influencia cada vez maior de todos os países, incluindo aspectos políticos, econômicos, culturais, artísticos, moda, meios de comunicação, etc. A economia global só se tornou possível com o crescente desenvolvimento dos transportes de pessoas e mercadorias – o que nos permite hoje, em algumas horas, viajar de um lado ao outro do planeta com custos cada vez mais reduzidos. Sem menosprezar a verdadeira revolução do século XX, os progressos da eletrônica, da informática, e da cibernética que operam nos meios de Informação e comunicação à distância.

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