TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Metodos Quantitativos

Por:   •  9/11/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.100 Palavras (5 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 5

Ana Cristina Carvalho, Aluna 1400708, Turma 04

Tema: Análise sobre a violência doméstica exercida pelos homens contra as mulheres, na ilha do Faial

A violência familiar é “um fenómeno de natureza complexa que se manifesta a vários níveis, começando pela própria definição de violência, que varia segundo as épocas e os autores” (Casimiro, 2002:605).

Atendendo à minha proximidade profissional, uma vez que sou Chefe da PSP, a exercer serviço na Ilha do Faial – Açores e por infelizmente lidar várias vezes com este problema, no âmbito da minha actividade profissional, o meu projecto de investigação social irá incidir sobre um tema bastante explorado, complexo, mas que, ainda hoje continua a ser actual, como é o caso da violência doméstica exercida pelos homens em relação às mulheres, na Ilha do Faial.

Perante este tema, o método que irei utilizar será a investigação qualitativa, uma vez que este tipo de metodologia não se preocupa com a medição das coisas, pelo contrário, o interesse desta, é perceber determinado fenómeno, assim como desvendar também os seus significados. Este tipo de investigação vai-me permitir também escolher entre métodos e teoria variadas, pertinentes e adequadas à questão em causa. Esta investigação, irá ainda ser feita através de estratégias indutivas, uma vez que o método indutivo tem por base a compreensão da realidade, tornando-se fulcral para a minha investigação perceber o porquê daquele tipo de comportamento (agressões dos homens em relação às mulheres) (Carmo e Ferreira, 1998).Um outro ponto muito importante no estudo deste fenómeno, é o papel da teoria. Até porque “à teoria é conferido o papel de comando do conjunto do trabalho científico” (Pinto e Almeida, 1986).

Para que este projecto tenha “pernas para andar” como se diz na gíria, ele irá passar por várias fases muito importantes. Terei de romper com ideias pré concebidas que tenho acerca deste assunto, ou seja, tenho de ser imparcial. A ruptura é muito importante, porque rompe com o preconceito e com tudo aquilo que “soa a falso”, ou seja, “A ruptura é portanto o primeiro acto constitutivo do procedimento científico” (Quivy, R: Van Campenhoudt, L.2008). De seguida e de acordo com a classificação de Selttiz, Jahoda, Deutch e Cook (1967 in Carmo, 1998:47) irei proceder a um estudo exploratório, nomeadamente através da recolha de informação, pesquisa, análise documental e entrevistas (livre, não estruturada e semi-estruturada), que me permita conhecer esta realidade teórica e social, inerente à minha profissão, esperando desta forma alcançar as hipóteses que me permitam perceber esta realidade. Quanto a esta fase, terei de ter algum cuidado, uma vez que, no meu quotidiano profissional, existe excesso de informação, pelo que tenho de evitar a todo o custo qualquer influência que daí possa advir, ou seja, tenho de evitar o “nevoeiro informacional” porque até este, pode ser considerado como um obstáculo epistemológico. Serei objectiva e isenta, na formalização das questões. A gestão do tempo é também uma tarefa fundamental, porque uma vez que, existe excesso de informação, esta terá de ser “rastreada”, para não se perder tempo com informação falseada sobre a mesma realidade social.

TÓPICOS

SIM

NÃO

Tem algum problema do foro psíquico?

Está a trabalhar?

Tem dificuldades económicas?

Tem problemas com o consumo de álcool?

Tem problemas com o consumo de estupefacientes?

Alguma vez foi alvo de violência física, verbal, psicológico?

Tem dificuldade em manter o emprego?

Considera-se uma pessoa tolerante?

Considera-se uma pessoa explosiva?

Já agrediu a sua companheira mais do que uma vez?

Tem ciúmes excessivos da sua companheira?

Já utilizou algum tipo de arma contra a sua companheira?

Acha que é capaz de matar ou mandar matar a sua companheira?

Quanto à planificação e à formulação, é importante dizer qual é que vai ser o objecto de estudo, assim como vai ser feito, esse mesmo estudo (ou seja a forma como vai ser feito). Neste caso em concreto, o objecto de estudo, desta investigação, é um grupo de 75 agressores, do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 20 e os 55 anos e residentes na ilha do Faial. Tenho como objectivo deste processo, responder às seguintes questões: Quais as causas que levam à violência doméstica na Ilha do Faial, por parte dos homens em relação às mulheres? Será que é o alcoolismo? Será que é o consumo de estupefacientes? (entre outras). Como forma de me auxiliar no meu trabalho, vou elaborar uma grelha de observação provisória, como passo a apresentar de seguida. (Carmo e Ferreira, 1998).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (133.3 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com