TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Princípios de Contabilidade

Por:   •  26/4/2017  •  Resenha  •  640 Palavras (3 Páginas)  •  79 Visualizações

Página 1 de 3

Princípios da Contabilidade

São as normas que delimitam o uso da ciência contábil, possui finalidade de padronizar a forma dos registros contábeis, deixando assim mais claro a riqueza patrimonial para seus usuários.Estes princípios devem ser úteis, objetivos e praticáveis.

A contabilidade possui seis princípios:

  • Princípio da Entidade;
  •  Princípio da Continuidade;
  •  Princípio da Oportunidade;
  •  Princípio do Registro pelo Valor Original;
  •  Princípio da Competência;
  •  Princípio da Prudência.

Princípio da Entidade

Reconhece o Patrimônio como um objeto da contabilidade, sem confundir o patrimônio da entidade com o patrimônio de sócios e acionistas. E afirma a necessidade de diferenciar um patrimônio especifico do universo patrimonial.

Princípio da Continuidade

Faz uma previsão que a Entidade continuara em operação no futuro, assim mensura e apresenta o patrimônio levando em conta a sua continuidade.

Princípio da Oportunidade

Se refere a produção de informações integras e tempestivas decorrentes dos componentes patrimoniais. (por falta de integridade e tempestividade as informações podem se tornar irrelevantes, perdendo sua confiabilidade.)

 Princípio do Registro pelo Valor Original

Determina que todos os componentes do patrimônio da Entidade deve ser registrado pelo seu valor original,que se obtém devido as transações, e em moeda nacional.

Deve-se combinar algumas bases de mensuração:

  • Custo histórico

Ativos devem ser registrado pelos valores justos pagos quando adquiridos.

Passivos devem ser registrados pelos valores justos recebidos quando vendidos.

  • Variação do custo histórico

Os componentes patrimoniais podem sofrer alterações no seu valor decorrente de alguns fatores como:

A) Custo corrente

Ativos são reconhecidos por valores de caixa ou equivalentes de caixa, baseando-se no custo que teria para adquiri-los no respectivo período da demonstração contábil.

Passivos são reconhecidos pelos valores em caixa ou equivalentes de caixa, baseando-se no custo para sanar a obrigação da entidade no período da demonstração contábil.

B) Valor realizável

Ativos se mantém a partir de valores em caixa ou equivalentes de caixa, sendo calculados pelo valor que seria obtido se o qual fosse vendido.

Passivos se  mantém a partir de valores em caixa e equivalentes de caixa, ainda não descontados, calculados pelo valor que seria pago se as obrigações fossem quitadas tendo em vista as operações da entidade.

C) Valor presente

Ativos se mantém  pelo valor presente, sendo descontado do fluxo de entrada líquida do caixa ao qual espera-se que seja gerado pelo próprio item nas operações da entidade analisando seu estado atual.

Passivos se mantém  pelo valor presente, sendo descontado do fluxo de saída líquida do caixa ao qual espera-se que seja originado para liquidar o passivo nas operações da entidade analisando seu estado atual.

D) Valor justo

Seria o valor atual que se consegue trocar o ativo ou o passivo. Utilizando-se de uma transação justa e sem favorecimentos.

E) Atualização monetária

As variações  monetárias, por parte de valorização ou desvalorização da moeda nacional, devem ser reconhecidas em registros contábeis. Pois acarretam em um ajustamento no poder aquisitivo da entidade.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (85.7 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com