TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento para serbios sociais: ALGUNS CONSIDERAÇÕES INICIAIS

Tese: Planejamento para serbios sociais: ALGUNS CONSIDERAÇÕES INICIAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2014  •  Tese  •  1.094 Palavras (5 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 5

O Planejamento em Sérvios Social: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES INICIAIS

O termo planejamento, neste estudo, se refere ao processo permanente e metódico de abordagem racional e científica de problemas. Enquanto processo permanente , supõe ação continuada sobre um conjunto dinâmico de variáveis, em um determinado momento histórico. Enquanto processo metódico de abordagem racional e científica, supõe uma seqüência de atos decisórios, ordenados em fases definidas e baseados em conhecimentos científicos e técnicos.

Nessa perspectiva, o planejamento se refere , ao mesmo tempo, a definição das atividades necessárias para atender problemas determinados e a otimização de sua seqüência e inter-relacionamento, levando em conta os conta os condicionantes impostos a cada caso, recursos, prazos e outros- diz respeito, também , as providências necessárias a sua adoção, ao acompanhamento da execução, ao controle, a avaliação e a redefinição da ação.

Uma análise do processo de planejamento, leva-nos a identificar as diferentes dimensões que o caracterizam;

* sua dimensão racional;

* sua dimensão política;

* sua dimensão valorativa;

* sua dimensão técnico-administrativa.

Em seu aspecto racional , o planejamento é prática que norteia naturalmente as ações das pessoas, levando-as a planejar , mesmo sem se perceberem de que estão fazendo. Decorre do uso da inteligência num processo de racionalização da ação. Assim Friedmann aponta que “somos todos planejadores e talvez seja mais importante raciocinar como um planejador que produzir planos acabados”. Neste enfoque, o planejamento é o hábito de pensar e agir dentro de uma sistemática própria.

Enquanto processo racional, Whitaker distinguiu no planejamento as seguintes operações:

a) de reflexão - que diz respeito ao conhecimento de dados, à análise e estude -o de alternativas, a adaptação combinação de conceitos e técnicas de diversas disciplinas relacionadas com a explicação e quantificação de fatos sociais, e outros;

b) de decisão - que se refere à escolha de alternativas, à determinação de meios, a definição de prazos, etc;

c) de ação - relacionada a execução das decisões. É o foco central do planejamento. Realiza-se por etapas pré-estabelecidas na operação anterior, a partir de instituições e de pessoal especificados;

d) de revisão - operação crítica dos efeitos da ação planejada, com vistas ao embasamento de ações posteriores.

A dimensão política do planejamento decorre do fato de que ele é um processo contínuo de tomada de decisões, o que caracteriza ou envolve uma função política, seja da área governamental, seja da área privada.

Os momentos específicos de tomada de decisão ocorre por ocasião da definição de objetivos e metas, da escolha de prioridades e alternativas de intervenção, de modificação nos níveis e/ou na composição de recursos, de distribuição de responsabilidades, etc.

Lozano e Ferrer, afirmam não ser fácil estabelecer a inter-relação necessária entre o elemento técnico (ou de concepção) e o elemento político (ou de decisão) no processo de planejamento. Para que isso ocorra , sugerem:

* a definição clara das funções e a articulação funcional e operativa entre órgãos técnicos e centros decisórios;

* uma atitude favorável do poder decisório em relação as mudanças propostas;

* que o planejamento, como técnica, se faça respeitável por sua eficácia, oportunidade e apresentação.

Nessa dimensão do processo de planejamento, cabe ao técnico o equacionamento e a operacionalização das opções assumidas pelo centro decisório, configurando os seguintes momentos:

1) equacionamento - que corresponde ao conjunto de informações significativas para a tomada de decisões, encaminhada pelos técnicos de planejamento aos centros decisórios. Lozano e Ferer, referindo-se ao exercício dessa atividade, comentam: “A função essencial do planejamento , como instrumento técnico , é aumentar a capacidade e melhorar a qualidade do processo de adoção de decisões:

- oferecendo dados básicos da situação e necessidades, e elementos de juízo para as situações;

- oferecendo dados das tendências e projeções

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com