TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os efeitos da globalização no nosso mundo cotidiano

Artigo: Os efeitos da globalização no nosso mundo cotidiano. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  Artigo  •  841 Palavras (4 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 4

Globalização

Para Thomas Friedman a globalização teve duas era a 1ª aconteceu da primeira guerra mundial ao fim da guerra fria e a 2ª foi da Guerra fria aos nossos tempos. A 1ª era da globalização foi construída com as novas existências de meios de transportes, como por exemplo, as ferrovias, o navio á vapor e os automóveis facilitando até mesmo as negociações, pois poderiam chegar mais rápidos em lugares diversos e com o custo barato. Já atualmente ela é construída em torno da queda de custos e de telecomunicações, graças a satélites, fibras óticas, internet e microchips. Com essa tecnologia avançada a globalização traz grandes efeitos para o nosso mundo e cotidiano, tais como, integração entre países, diluição das fronteiras, aumento do comercio mundial, desenvolvimento e crescimento da economia e também causa efeito negativos como a desigualdade e desemprego. um dos fatores que contribui para a união dos povos sem dúvida é a internet, pois ela proporciona uma viagem pelo mundo sem sair do lugar, com ela conhecemos diversas culturas, fazemos amizades com pessoas de diversos países, conversamos em tempo real com pessoas distantes, trabalhamos, pesquisamos sobre assuntos de trabalho e área de interesse, fazemos compras sem sair de casa e sem contar que negócios são fechados através da mesma.

O mundo este cada vez mais interligado e sem fronteiras, a globalização envolve países ricos, pobres, pequenos ou grande e atinge á todos sem exceção e fazendo as pessoas mudarem o modo de pensar e enxergar a realidade. Pois as pessoas tem acesso em tempo real das informações e acontecimentos pelo mundo todo, antes a levava-se muitos dias para saber de algum acontecimento ou chegar em outro país já hoje é questão de segundos. Como a morte de Abraham Lincoln levou 13 dias para chegar a Europa, as viagens de avião duravam três, quatro vezes mais de total de horas que se leva hoje para chegar ao mesmo local. O mundo esta mais modernizado, isto é, deixou de existir a sociedade tradicional, que era baseada na agricultura e .vive em uma sociedade industrialista ( com pensamento no lucro), pois na agricultura o povo plantava para sua alimentação e hoje para a venda e sua sobrevivência nesse contexto atual.

No entanto com a industrialização veio também o a falta de emprego, para se conseguir uma produtividade maior em pouco espaço de tempo a mão de obra foi substituída por máquinas, trazendo competitividade entre as empresas onde visam querer muito mais lucros. E nos últimos séculos junto com a industrialização vem crescendo os números de empresas multinacionais, a globalização abriu caminho para que empresas nomeadas grandes também chegassem a outros países fazendo com que essa competitividade crescesse mais e mais. Pois o espaço pode ser o mesmo, mais o espaço de deslocamento dessas mudanças vem diminuindo cada vez mais e a aceleração do tempo vem aumentando.

Por fim ouvimos dizer muito sobre a globalização á partir do séc. XX, após a queda do Muro de Berlin, porém ela se deu início gradativamente em séculos anteriores, atualmente podemos ter uma visão ampla e moderna pelo fato do tempo ter acelerado, como integração entre países, a comunicação por satélites e por redes como a internet, que veio como um furacão e mudou a vida da sociedade e aumentando o crescimento de tecnologias, quem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com