TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os principais agentes da socialização

Artigo: Os principais agentes da socialização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  Artigo  •  610 Palavras (3 Páginas)  •  469 Visualizações

Página 1 de 3

Aula-tema 03: O indivíduo e a sociedade

Passo 1: Considere que Reinaldo Dias, ao discutir o processo de socialização, destaca que entre os principais agentes de socialização de uma sociedade estão à família e a escola. Faça esta leitura no livro-texto e avalie quais as principais características dos agentes.

Dentre os principais agentes de socialização destacam-se a família, a escola, os grupos de “status”, os meios de comunicação em massa e os grupos de referência.

De acordo com o autor a família é o principal agente de socialização. É nela que a criança, sofre influência cultural. Com base no convívio familiar, a criança passa a adotar características típicas dos pais, como jeito de se vestir, falar, assim como cultura e religião.

Por ser diversificado o ambiente familiar, pode ser mais ou menos autoritário, permissivo, dependendo da região ou cultura.

A escola também é fundamental para a socialização, pois diferente do ambiente familiar, a criança passa a ter contato com várias outras pessoas, com formação e base familiar diferentes. Aprende a conviver e respeitar as diferenças sociais e culturais de outras crianças.

Com todas as regras, sendo aplicadas igualmente para todos, elas passam a consolidar sua personalidade individual e social.

Os grupos de status ajudam sua formação social à medida que vão avançando a idade, formando seus gostos, gestos, modo de falar próprio assim por diante.

Os meios de comunicação de massa, como a televisão, são considerados novos agentes de socialização. Ela pode influenciar negativamente, com seus programas violentos, quanto positivamente, voltado para o lado das preocupações sociais e ambientais.

Os grupos de referências são usados como modelos de comportamento e atitudes por toda vida. Geralmente são astros do cinema, jogadores de futebol, etc., são pessoas que tiveram atitudes que causaram admiração para uns e nem tanto para outros, podendo ser exemplos positivos ou negativos.

PASSO 2 – Elabore um texto, de no máximo 30 linhas, que apresente uma discussão sobre os processos de socialização que acontecem na infância, enfatizando as conseqüências destes sob os indivíduos e também sob a sociedade em que este se insere. Ao longo de sua análise, apresente exemplos de sua própria vida e experiência cotidiana que possam ser pensados dentro deste contexto sociológico.

No nascimento a criança, carrega consigo toda a experiência apresentada a ela pelo ambiente familiar em que ela vive. Um ambiente sem carinho, e em contato com a violência, faz com que a criança desenvolva uma personalidade diferente de uma criança cercada em um ambiente saudável. Esta provavelmente se tornará mais calma que a outra.

A adolescência é onde se forma a maior parte da personalidade, sendo fundamental uma formação social bastante saudável e positiva. Um jovem em contato com a violência, drogas e a marginalidade correm um risco grande de se tornar parte da comunidade em que vive.

Minha infância, como a de muitos, foi difícil, meus pais se separaram quando eu tinha 09 anos e isto foi difícil para mim, sendo que momentos depois descobri que aquele a quem pensei

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com