TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os principais agentes da socialização da sociedade

Pesquisas Acadêmicas: Os principais agentes da socialização da sociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.503 Palavras (7 Páginas)  •  2.078 Visualizações

Página 1 de 7

• Passo 1: Considere que Reinaldo Dias, ao discutir o processo de socialização, destaca que entre os principais agentes de socialização de uma sociedade estão a família e a escola. Faça esta leitura no livro-texto e avalie quais as principais características dos agentes.

Temos como Principal agente a família que é a nossa base, a escola que seria nossa estrutura educacional e ao mesmo tempo base para o futuro, o grupo de status ou estatuto social que seria a posição de alguém na sociedade, os meios de comunicação em massa (Informações cotidianas) e por último os grupos de referência.

Sendo assim, o significado de cada item citado acima será:

Família: Base de tudo, até mesmo da educação, pois, é de casa que o indivíduo vai levar pra fora aquilo que ele presencia ao longo do dia-a-dia. É onde vamos ter uma cultura, religião exata. Adequação ao modo de se vestir, ou seja, criação de um estilo próprio. Quando se é criança, os pais vestem o filho, mas na adolescência os filhos começam a ter escolhas próprias, e fazer seu próprio estilo, mas de um modo que não saia do padrão familiar. Filho sempre vai ser o reflexo dos pais, independente de qualquer outra razão. Uma boa estrutura familiar ajuda na 1º entrada a escola. É visto também, o ambiente familiar, ou seja, alguns pais são mais autoritários outros já são mais calmos quanto a isso, em minha opinião, deve sim existir regras e autoritarismo de um modo, com que venha fazer uma influência muito grande em seu filho, para que, no futuro, ele seja mais firme quanto à seus objetivos. Muitos pais deixam o filho largado na rua, ele cresce mais na rua do que em sua própria casa, é onde vira alvo e/ou vítimas de drogas, bebidas, violência etc.

Escola: Uma base de apoio para o futuro, sem educação não vamos à lugar nenhum. É na escola que vamos aprender a ler e escrever, apenas é um apoio que se tem pelo que é visto no cotidiano em casa com a família. É onde vamos deixar fluir nossas mentes e deixar aberta para as oportunidades futuras (Emprego ou até mesmo ter seu próprio negócio). Não só a educação é vista nas escolas, é visto também o conhecimento dos filhos para com outras pessoas, etnias, culturas, religiões, políticas, regras, costumes, modos diferentes. Alguns não sofrem influência quanto à isso, já outros são influenciados pelos colegas de escola. Podendo assim, ser positivo ou negativo nas atitudes escolhidas.

Grupos de Status: Digamos que seriam fases da vida, passamos por vários momentos ao longo dos anos, e também mudamos com eles durante esse período, talvez o modo de vestir, gosto musical, aparência, escolhas, profissão, faculdade, idade. São muitos motivos que vão se alterando ao longo dos anos.

Meios de Comunicação de Massa: Seriam as informações contidas no cotidiano, através de jornais, tele jornais, televisão, rádios etc. Porém, temos o exemplo da televisão, a qual pode influenciar positivamente como negativamente também. Atualmente a rigorosidade não é firme como era antigamente, tinha a época do militarismo, onde havia regras, época da censura onde era levada muito á sério. Já o que vimos hoje na T.V? Passam novelas que algumas mostram fatos vivenciados no dia a dia os quais servem para alertar as pessoas como: Efeito das drogas; alcoolismo; violência contra mulher, homossexual, negro; culturas diferentes; etc. Muitas novelas, mostram tudo isso que para nós é passada positivamente pois, mostram a realidade. Já outros não são censurados como devem realmente e não ajudam em nada nas nossas vidas como, por exemplo, o Big Brother Brasil e A Fazenda, para que serve? Saber ou conhecer a vida do outro, tem cenas impróprias, vocabulários de baixo nível, assuntos absurdos e desnecessários os quais são retratados no BBB e na A Fazenda o qual muitos assistem sem ter avanço nenhum para si. O que vai me ajudar a saber da vida do outro? O que vai me ajudar saber o que ele fala, escuta ou faz naquela casa? São programas que deveriam ser banidos, pois influencia as pessoas negativamente!

Grupos de Referência: São gostos unicamente separados dos demais, digamos que cada pessoa se espelha em alguém certo? Pois então, Alguns têm admiradores Astros, como por exemplo: Neymar, Gisele Bündchen, Madonna. Porém, algumas pessoas admiram astros que para alguns transmite algo negativo, e outros transmitem algo positivo. Temos como exemplo a Banda de Rock Iron Maiden que de alguma forma influencia pessoas a gostarem. É considerada uma das melhores banda de Rock dos últimos tempos, mas se for parar um tempo só pra ler a traduções, algumas será tenebrosas e outras até mesmo macabras (Demônio). Nesse ponto, se for parar pra analisar é negativo, mas, alguns gostam. A banda Iron Maiden não é tão mal influenciável quanto a banda Ghost o qual é uma banda de Heavy Metal/Hard Rock sueca, com letras satânicas e sua influência é de rock psicodélico dos anos 60. As vestimentas do vocalista da banda são parecidas com a do Papa só que com as cruzes invertidas e símbolos demoníacos, o chapéu também com a cruz invertida e o rosto desenhado como se fosse uma caveira. O grupo também se vestem com roupões preto ou escuro com capuz, ou as vezes com vestimentas demoníacas também, essa banda sim é muito mais que negativa e satânica, é algo que poucos gostam, (público alvo) mas, que muitos abominam. Já um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com